fontes de vitamina d para vegetarianos

6 boas fontes de vitamina D para vegetarianos

Saiba como e onde adquirir boas quantidades de uma das vitaminas mais suplementadas no mundo

A vitamina D é uma vitamina super importante para a regulação de cálcio e fósforo no corpo. Além de ajudar a fortalecer os ossos e os dentes, auxilia também na manutenção do sistema imune e prevenção de várias doenças, como diabetes e hipertensão.

Na forma de vitamina D3 (conhecida também como calciferol), a vitamina D é produzida no nosso corpo por meio da exposição ao sol, ou obtida através do consumo de alguns alimentos de origem animal, como peixes e leite. Já na forma da vitamina D2, ou ergocalciferol, essa vitamina está presente em suplementos, alimentos fortificados e alguns vegetais e fungos.

O que a falta de vitamina D pode causar?

falta de vitamina D

 

A deficiência de vitamina D pode causar alterações nos ossos, como a osteomalacia ou a osteoporose nos adultos, e raquitismo nas crianças - uma doença que afeta o desenvolvimento dos ossos, deixando-os frágeis, moles e com deformações. Além disso, acredita-se que a deficiência dessa vitamina também pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, pressão alta, gripes e resfriados.

Fontes de vitamina D

Luz solar

mulher tomando sol

 

A exposição solar é uma das mais conhecidas, porém, vários fatores podem reduzir a geração de vitamina D em seu corpo; e o excesso de exposição ao sol não é recomendado, pois pode aumentar o risco de câncer de pele.

Cogumelos

cogumelos

 

Os fungos (cogumelos) podem ser uma boa fonte de vitamina D, pois necessitam dos raios UV do sol para sintetizar essa vitamina. No entanto, para que possam fornecer a vitamina D ao serem consumidos, é indicado que sejam colhidos ao sol e, por isso, uma boa opção é escolher os cogumelos de origem orgânica.

Ovo

ovos

 

O ovo é o segundo alimento mais rico em nutrientes do mundo - perde apenas para o leite materno. A gema do ovo possui uma alta concentração de vitamina D, sendo um alimento interessante tanto para quem está em dieta com restrição de calorias, quanto para os vegetarianos.

Queijo

queijos

 

O queijo também é um alimento que concentra boas quantidades de vitamina D, especialmente o Cheddar, Fontina e Monterey.

Iogurte

iogurte

 

Também derivado do leite, pode ser uma boa opção para os vegetarianos que necessitam de um pouco mais de vitamina D em sua alimentação.

Leite de soja fortificado

leite de soja

 

O valor nutricional do leite de soja pode variar, e, ainda que o teor de proteína seja semelhante ao do leite de vaca, outros nutrientes podem ser inferiores. Por isso, a ‘fortificação’ de vitaminas e minerais é uma prática comum entre os fabricantes do leite de soja. Além de ser rico em vitamina D, também é uma boa opção para os intolerantes ou alérgicos a lactose.

Dica bônus: suplementação

Existem vários tipos de formulações que listam a vitamina D em sua composição. Com apenas 1 cápsula por dia, o Imuni Simple fornece as vitaminas e minerais necessários para suprir suas necessidades e possíveis carências alimentares. 

Com 50mcg de Vitamina D, o imuni Simple provê 1000% da sua necessidade diária na suplementação dessa vitamina.

Fontes:


Tua Saúde


Vitamin6

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.