Alimentação x estresse: de que forma o que ingerimos interfere no nosso humor
Conheça os alimentos que mais ajudam no combate ao estresse diário e que podem ser incluídos no cardápio com facilidade.
O estresse cotidiano pode ser potencializado pela má alimentação. Em contrapartida, quando há mudança de hábitos alimentares, a inclusão de exercícios e sono regulado, a qualidade de vida aumenta muito - reduzindo o mau humor.
Além de fazer as refeições em um lugar calmo e propício para isso, alguns produtos alimentícios devem ser evitados, pois podem surtir efeito não desejado, como: industrializados, processados, refrigerantes, bebidas alcoólicas, queijos amarelos, carboidratos refinados (como pães, bolos e massas com farinha branca), café, chás, refrigerantes e chocolates.
Confira os alimentos que indicamos que você inclua já no seu cardápio!
1 - Leguminosas
Itens como o feijão e ervilha são bons no combate ao estresse por apresentarem triptofano - aminoácido que ajuda na formação da serotonina (“o hormônio do bem-estar”).
2 - Cereais
Aveia e arroz integral também devem fazer parte do cardápio de quem quer se livrar do estresse. Como contém proteínas, vitamina do complexo B, aminoácidos e vitaminas essenciais, são bastante indicados para este fim.
3 - Banana
Assim como as leguminosas, a banana possui quantidades significativas de triptofano, que ajuda na sensação de bem-estar. A fruta também possui um tipo de proteína que é convertida em serotonina no organismo, além de vitaminas do complexo B e potássio.
4 - Sementes oleaginosas
Castanha-do-Pará, castanha-de-caju e amêndoas, são sementes que ajudam a combater o estresse por meio da ingestão regular. Além de serem fontes de triptofano, também possuem boas quantidades de vitaminas do complexo B e magnésio.
5 - Laticínios
Leite, leite em pó e queijos brancos também têm potencial para combater o estresse e mau humor. Suas propriedades são similares às dos demais alimentos citados: triptofano, proteínas, vitamina do complexo B, cálcio, aminoácidos e vitaminas essenciais.
6 - Ovos
Ainda que tenham sido considerados vilões no passado devido ao “colesterol ruim” (o que é uma inverdade), os ovos são alimentos completos, pois possuem altas taxas de proteínas, vitaminas e aminoácidos que estimulam a produção de serotonina e de quebra, ajudam na saciedade e perda de peso.
7 - Carnes magras
Carnes como frango e peru são benéficas por conterem triptofano, além de serem proteínas cheias de vitaminas e aminoácidos. Os peixes ainda contém ômega-3, um tipo de gordura boa com muitos benefícios, como: diminuição de inflamações, auxílio no combate à depressão, asma, doenças autoimunes e controle da glicemia.
8 - Frutas ricas em vitamina C
Frutas com quantidades abundantes de vitamina C são muito benéficas ao organismo, visto que ajudam no combate do estresse e redução do cansaço. Morango, laranja, acerola, goiaba e abacaxi são alguns exemplos.
9 - Alho
Esse tempero tem muitas utilidades e efeitos benéficos à saúde e um deles é o combate ao estresse. Isso porque possui vitaminas do complexo B, C e aminoácidos, além de outros nutrientes que limpam as toxinas que impulsionam o estresse.
10 - Chocolate 70%
O chocolate com 70% de cacau em sua formulação é muito mais benéfico do que o ao leite ou o branco. Seu potencial está no fato do doce ser antioxidante, nivelar a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea. Mesmo assim, a moderação é a chave. Consuma de preferência em pequenas quantidades, poucas vezes na semana.
Fontes: