criança comendo

A alimentação saudável começa na infância

Alimentação saudável é constituída por equilíbrio, variação e moderação. Uma alimentação adequada é essencial para o bem-estar físico e mental do indivíduo.

É importante balancear a alimentação tanto em qualidade quanto em quantidade. Uma alimentação saudável compreende uma dieta equilibrada, ou seja, que explore a versatilidade dos alimentos e seja condizente com as necessidades de cada indivíduo. A alimentação balanceada é imprescindível para o bem-estar físico e mental.

Importância da  alimentação balanceada

crianças comendo

 

Se alimentar de forma errada, priorizando produtos com alto teor calórico, cheios de açúcares e com baixo valor nutricional, é um dos fatores que contribuem para diversos problemas de saúde. Assim como o sedentarismo, a alimentação inadequada corrobora para a obesidade, aumento da pressão arterial e o aparecimento de várias doenças graves, como as do coração, por exemplo.

Comer de forma saudável, é essencial para manter a homeostase corporal, ou  seja, fazer com que o corpo inteiro trabalhe em equilíbrio. Os alimentos possuem propriedades diferentes, assim, quanto maior a diversidade ingerida - em porções adequadas - maiores as garantias de bem-estar físico e psicológico.

Definição de alimentos e nutrientes

alimentos e nutrientes

 

  • “Alimentos” são matérias sólidas ou líquidas, que, após a ingestão, deterioram-se dentro do nosso corpo, contribuindo em diversos processos - como na obtenção de energia.
  • “Nutrientes” são componentes presentes nos alimentos. Eles são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo. Os nutrientes podem ser subdivididos entre macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são as substâncias que nosso organismo necessita em quantidades maiores - como as proteínas, carboidratos e gorduras boas. Em contrapartida, os micronutrientes, apesar de essenciais, não são exigidos pelo corpo em grandes quantidades. Eles compreendem as vitaminas e os sais minerais.

Caso você esteja se questionando sobre as fibras, saiba que elas não são consideradas nutrientes, embora exerçam papel fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo - ainda que não sejam absorvidas pelo organismo.

A importância da hidratação para o corpo

criança bebendo água

 

O corpo humano é composto por várias substâncias, especialmente pela água. Dentre as diversas funções do líquido, podemos destacar:

  • Ajuda na regulação da temperatura;
  • Atua como solvente universal;
  • Auxilia no transporte de diferentes componentes pelo organismo;
  • Tem papel essencial na digestão dos alimentos, absorção de nutrientes e eliminação de resíduos;
  • É essencial para o bom funcionamento de órgãos como os rins, por exemplo.

Dessa forma, podemos concluir que, além de uma alimentação balanceada, a ingestão adequada de água é fundamental para contribuir no bom funcionamento do organismo.

A água está presente em vários alimentos, como verduras, frutas, carnes, leite, sucos e afins. Ainda assim, o consumo de água em seu formato original (pura), é muito importante para garantir a hidratação do corpo.

A quantidade ideal a ser ingerida por dia varia de acordo com necessidades individuais, além do estilo de vida e condições climáticas da região em que a pessoa habita. Falando em números, o valor recomendado pode variar entre 1,5l e 3l de água por dia. Vale reiterar que crianças e idosos devem ter atenção especial com relação a ingestão do líquido, visto que são grupos mais suscetíveis à desidratação.

Alimentação saudável na infância

criança comendo

 

Alimentar-se bem em todas as faixas etárias auxilia na qualidade de vida e bem-estar. Entretanto, uma alimentação saudável é super importante para que as crianças tenham crescimento e desenvolvimento adequados.

Os pequenos também merecem atenção especial, pois tendem a reproduzir comportamentos adquiridos na infância ao longo da vida, por isso, é importante que estejam suscetíveis a bons exemplos. Dessa forma, tanto o momento de preparação dos alimentos quanto das refeições, podem ser chances de grande aprendizado.

Um dos grandes desafios desse período pode aparecer na merenda escolar. Muitos pais acabam cedendo às crianças que optam por se alimentar daquilo que a escola oferece. Normalmente, as escolas que provêm alimentação, possuem supervisão de especialistas durante o processo de fabricação dos alimentos, o que induz a alimentação saudável. Porém, existem educandários que terceirizam esse serviço, por meio de cantinas que vendem produtos industrializados e não indicados para consumo recorrente.

Portanto, se você é pai ou mãe, evite enviar alimentos industrializados na merenda do seu filho - ainda que seja mais prático o preparo. 

A merenda escolar também precisa ser saudável e variada. Confira algumas dicas  que separamos para te ajudar em seu processo de decisão:

  • É importante que seja oferecida uma fonte de carboidratos, como pães, bolachas ou cereais. Se oferecidos pães e bolachas, dê preferência aos integrais;
  • Os pães podem ser recheados com queijos magros, tomates, hortaliças, entre outros. Evite processados, como mortadelas e patês industrializados;
  • Podem ser incluídos também laticínios, como iogurtes;
  • Envie sempre uma fruta. Esta pode ser substituída também por um suco, de preferência, natural.

É muito importante monitorar a alimentação das crianças, pois nesta fase pode ocorrer desnutrição ou exageros. Caso a criança não disponha de muito apetite, se alimente de uma quantidade restrita de comida ou tenha escolhas pouco saudáveis, o cuidado precisa ser redobrado; afinal, o risco de desnutrição é tão real quanto o de obesidade.

Para facilitar o processo de acompanhamento do peso dos pequenos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), desenvolveu uma curva de crescimento - adequada ao sexo das crianças.

Dicas para uma alimentação saudável

dicas para alimentação saudável

 

A seguir, listamos várias dicas que podem contribuir para melhorar a alimentação e qualidade de vida do seu filho (e sua também!):

  • Realize pelo menos cinco refeições diárias, sendo café da manhã, almoço e jantar as principais; com dois lanches entre os intervalos;
  • Não pule o café da manhã - essa é uma das principais refeições do dia. Vários estudos demonstram a correlação entre a ausência de café da manhã e a falta de concentração nas atividades escolares diárias. O consumo do café da manhã também pode auxiliar na manutenção do peso corporal e contribuir para evitar o ganho exacerbado.
  • Tenha bastante atenção no preparo dos alimentos - higienize todos os componentes da receita, pois muitas doenças podem ser transmitidas por meio de alimentos contaminados;
  • Tenha consciência do tempo de cozimento adequado para cada alimento. Alimentos cozidos em demasia podem perder seus nutrientes;
  • Evite o uso de sal. Substitua-o por ervas aromáticas;
  • Evite o uso de gorduras. Caso necessário, dê preferência às de origem vegetal;
  • Evite alimentos ultraprocessados ricos em açúcares;
  • Ingira pelo menos três porções de legumes e verduras por dia, e três ou mais porções de frutas;
  • Prefira grãos integrais;
  • Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves;
  • Mastigue bem os alimentos e apareci suas refeições.

Somado a isso, dê o exemplo da atividade física aos seus filhos. Fazer com que as crianças se exercitem e participem de exercícios outdoor, fortalecem os laços familiares e contribui positivamente para a condição de saúde dos seus filhos.

Se você é adulto e não possui bons hábitos alimentares ou está sob dietas restritivas, considere o uso de suplementações naturais. O Mult Simple possui formulação completa, com mais de 30 vitaminas e minerais. Com apenas 1 cápsula por dia, você combate carências nutricionais, ganha mais qualidade de vida e saúde, ajuda seu corpo no combate aos radicais livres e aumenta sua disposição. 



Fontes:


Fundação Abrinq


Escola Kids

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.