frutas com laço rosa

Alimentos que ajudam no tratamento do Câncer de Mama

Conheça os alimentos que podem ajudar os pacientes de câncer de mama a passar pelo tratamento de forma mais amena.

Já falamos por aqui que o câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no mundo.Quanto antes ele for diagnosticado, melhores as chances de cura; daí a importância do autoexame recorrente e do acompanhamento das consultas com o médico ginecologista.

Claro que, a partir do momento que é identificado um nódulo, existem outros tratamentos aliados para o combate à doença, mas, a alimentação também tem papel fundamental para auxiliar a paciente e deixá-la o mais confortável possível. Conheça algumas opções:

1 - Kefir

Kefir

 

O kefir feito à base de água ou leite é uma excelente fonte de probióticos (bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo). Durante o tratamento com quimioterapia, as bactérias do bem do nosso intestino são afetadas, o que dificulta a absorção dos nutrientes ingeridos pela alimentação e impacta diretamente na imunidade. Se a paciente tem uma drástica queda do sistema imune, ela não pode continuar o tratamento - por isso a importância de repor continuamente a flora intestinal. Consuma o kefir antes de dormir ou após acordar; neste caso, espere 15 minutos para comer algo após.

2 - Brócolis cozido no vapor

brócolis

 

O consumo de brócolis cozido no vapor estimula a apoptose (mecanismo que mata células infectadas e que é desativado pelas células cancerígenas) -  principalmente nos casos de câncer de mama. Recomenda-se o consumo de até 100g pelo menos 3 vezes na semana, mas nunca cru ou demasiadamente cozido.

3 - Broto de alfafa

alfafa

 

Brotos são ricos em vitaminas do complexo B e enzimas digestivas. Normalmente as pessoas que estão passando pelo tratamento não gostam de ingerir carnes, pois sentem um gosto metálico na boca. Os brotos aumentam a sensação de saciedade, provocada pela digestão de proteínas, além de corroborar para eliminar a sensação de cansaço e falta de disposição.

4 - Azeite de oliva

azeite de oliva

 

O azeite de oliva extra virgem é o único com propriedades anti-inflamatórias “de verdade”. Quando associadas a alimentos saudáveis, auxiliam bastante no cumprimento do cardápio nutricional terapêutico. O azeite é uma boa fonte de calorias para quem está perdendo peso.

5 - Alho

alho

 

Consumir 1 dente de alho amassado por dia é a recomendação dos nutricionistas para pacientes em tratamento de câncer. A alicina, substância presente no alho, é eficaz na inibição do crescimento de células tumorais.

6 - Cebola roxa

cebola roxa

 

Aliada do sistema excretor, auxilia os rins a filtrar as toxinas e o sangue - dando mais oxigenação e disposição ao paciente. Além de ser rica em quercetina, um antioxidante que não atrapalha a quimioterapia e auxilia as células de câncer a não se desenvolverem novamente. Recomendação 1/4 de xícara de cebola roxa por dia.

7 - Cúrcuma (açafrão da terra) com gengibre

Cúrcuma

 

A cúrcuma só é absorvida pelo corpo humano quando combinada com pimenta do reino ou gengibre. No caso de pacientes com náusea decorrente do tratamento, a pimenta não é indicada, mas o gengibre sim. Pode ser feito um shot gelado (no enjoo tudo que é gelado melhora a percepção do que alimentos e bebidas quentes).


Se você é paciente de câncer em tratamento, consulte seu nutricionista para que siga um cardápio específico. A boa alimentação e a ingestão das vitaminas corretas, podem trazer um conforto a mais durante este período.


Fontes:


Bonde


Soma

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.