A relevância do autoexame na prevenção contra o câncer de mama
A prevenção está literalmente em suas mãos, mas, você sabe como fazer o autoexame corretamente?
Outubro chegou e as campanhas de prevenção ao câncer de mama começam a pipocar na intenção de conscientizar as mulheres sobre o câncer que mais mata o público feminino no mundo.
O autoexame existe justamente para identificar o câncer em seu estágio inicial e garantir que o tratamento seja mais ameno e confortável para a paciente, além de ter mais chances de cura.
Como a mamografia pode ser um pouco demorada pelo SUS (devido ao seu volume de buscas ou mesmo pela ausência do equipamento em todos os estados), a solução é apostar no autoexame, visto que este é uma técnica segura e eficiente.
O que é o autoexame de mamas?
É um exame simples que você mesma pode fazer na intenção de identificar possíveis nódulos nos peitos. Mulheres com mais de 20 anos já podem aprender e começar a praticar com recorrência, especialmente as que levam um estilo de vida mais sedentário e que possuem histórico de câncer na família.
A maioria dos casos de câncer de mama são descobertos através do auto-exame. Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são melhores. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.
A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.
Como fazer o autoexame?
Fonte: Coração&Vida
Em frente ao espelho
De pé, pressione as mamas com as pontas dos dedos em frente ao espelho, primeiro com um dos braços voltado para baixo, sempre observando os seios. Logo após, repita os toques agora com uma das mãos na cintura. E por fim, com uma das mãos atrás da cabeça, qualquer anormalidade como rugosidade, saliências ou depressões na região das mamas, deve ser notada durante o auto-exame. Após isso, pressione os mamilos apertando-o levemente, note se há algum fluxo de líquido ou se ele está voltado para dentro, essa pode ser uma característica de que haja o tumor.
No banho
Com os seis ensaboados, apalpe-os com três dedos de uma das mãos juntos, a mão esquerda deve conferir a mama direita e a mão direita, a mama esquerda. Procure fazer movimentos circulares por todo o seio, em especial na parte superior dele. Apalpe também as axilas e o pescoço procurando algum tipo de secreção, caroço, saliências ou outra alteração consistente.
Deitada
Deite e apoie o braço direito sobre a sua cabeça e utilize a mão esquerda para apalpar a mama direita. Siga apalpando a mama em movimentos circulares levemente. Procure apalpar também as axilas e repita esse processo para apalpar a mama esquerda, apoiando o braço esquerdo e usando a mão direita para efetuar os movimentos.
No período de menstruação, podem ocorrer algumas mudanças e variações no corpo, principalmente na região dos seios, por isso, não se precipite no seu diagnóstico.
O que fazer se um nódulo for encontrado?
Primeiro de tudo: mantenha a calma. Nem todos os nódulos são malignos - muitas mulheres possuem nódulos nos seios; e, apesar de comum e muito frequente - ainda assim vale fazer um acompanhamento para entender se estão aumentando de tamanho ou em quantidade.
Ok, ainda que você encontre de fato um tumor nos seios, saiba que nem todos são malignos. Existem tumores que são formados por células muito similares às células “normais” que possuímos e que não aumentam de forma desordenada nem invadem outros tecidos/órgãos do corpo.
O principal é: encontre um médico de confiança para que acompanhe seu quadro e te ajude a identificar a melhor solução pra você. Com saúde não se brinca - melhor se antecipar na visita ao especialista e garantir um tratamento humanizado e confortável, do que pensar na economia e deixar a saúde de lado. Esperar, pode fazer ser “tarde demais”.
Como evitar o aparecimento de cânceres?
Além de fazer o acompanhamento constante, praticar exercícios e caprichar na alimentação podem ajudar - e muito - a ter uma vida mais saudável e longe de doenças, inclusive o câncer.
Um corpo sedentário e acima do peso é um alvo fácil de doenças, tendo em vista as possíveis mutações celulares e proliferação de organelas com DNA “corrompido”. Essa divisão celular acelerada é um dos princípios do surgimento do tumor.
Por isso, mantenha-se ativa pelo menos 3 vezes na semana e evite o consumo de ultraprocessados cheios de açúcares. Dê preferência a alimentos integrais, saladas, verduras, grãos e carnes magras.
Fontes: