O que fazer quando a balança não sai do lugar?
Mesmo comendo e treinando certinho o ponteiro da balança não se mexe? Entenda mais sobre o efeito platô e o que podemos fazer para driblá-lo.
Infelizmente o caminho para perder peso não é retilíneo e rítmico. Algumas semanas são boas, outras nem tanto. Mesmo treinando e se alimentando certinho, existem momentos em que o peso parece não mudar e pior: aparenta querer voltar. Mas calma, nós vamos explicar o que é esse efeito platô e o porque ele acontece.
Efeito platô: o que é?
É quando o peso literalmente estaciona, mesmo que a dieta e os treinos sejam devidamente seguidos. Esse efeito pode durar alguns dias ou mesmo semanas, e está tudo bem.
Quando você começa uma dieta - especialmente as mais restritivas - seu corpo entende que está ficando sem energia e começa a liberar um monte de hormônios. Um deles é o glucagon, responsável por retirar a glicose estocada dentro do fígado e dos músculos para ser utilizada como energia. Quando esta glicose é usada, muita água que também está estocada é eliminada junto e a perda de peso acontece.
Conforme seu corpo vai se habituando com a rotina, ele vai necessitando cada vez mais de energia, e começa a consumir a gordura localizada estocada e a massa muscular como fontes.
Consumir a gordura é uma boa, mas a massa magra - essa sim é um problema. A massa magra demanda muito mais calorias do que a gordura no momento de execução do exercício, portanto, perder massa magra significa perder um ótimo aliado na luta contra a balança.
Quando o nosso corpo passa a consumir massa muscular, a taxa metabólica basal cai, e fica mais difícil queimar mais calorias, diferente do começo da dieta, quando você estava pesando mais e tinha mais músculos também.
Será que estou em platô?
Existem alguns motivos que podem induzir ao estado platô e fazer com que a balança não saia do lugar.
1 - Você não está sendo consistente
Se você se exercita de vez em quando, e não come de forma saudável todos os dias, pare de tentar se enganar achando que o que está fazendo é suficiente. A menos que você tenha genes incríveis, é necessário dedicar um pouco do seu tempo e esforço para cumprir seus objetivos. Na prática, isso significa pelo menos três treinos semanais e cardápio balanceado.
2 - Vocês está desenvolvendo músculos
Lembre-se sempre: peso e gordura são coisas diferentes. Se você está se exercitando de forma regular, existem grandes chances do aumento de peso estar relacionado ao ganho de massa magra. É possível então, ter medidas corporais menores, mas pesar o mesmo ou até mais do que o marco inicial.
3 - Você não varia sua rotina de treinos
Nosso corpo é uma máquina inteligente e pode se habituar a sua rotina de treinos fazendo com que os resultados fiquem estagnados. Faça mudanças constantes, se possível, com o auxílio de um personal ou educador físico. Dessa forma, você não se lesiona e potencializa seus ganhos.
4 - Você faz detox apenas com sucos
Dietas líquidas não são ideais para perder peso. Pare de praticar as dietas da moda que levam seu corpo ao extremo e invista no equilíbrio.
5 - Você nunca toma café da manhã
Sua avó tinha razão: essa é a refeição mais importante do dia. Não tomar café da manhã é quase uma garantia de que você vai recuperar as calorias perdidas mais tarde, nas outras refeições, ou pior: que não consumirá as quantidades de calorias que precisa para se exercitar e praticar outras atividades do dia.
Isso pode deixar seu metabolismo mais lento, fazendo com que você ganhe peso ao invés de perder.
7 - Não foque apenas no aeróbico
Além de corroborar com a flacidez, a prática de aeróbicos não desenvolve músculos e, como já dissemos aqui, eles são os responsáveis pela queima calórica. Portanto, equilibre os exercícios como caminhada, HIIT ou corrida com treinos de musculação.
8 - Você se preocupa demais com a balança
Peso é mais que um número. Se o músculo pesa mais que a gordura, é natural que com o passar do tempo e os treinos frequentes você acabe ganhando uns quilos na balança e perdendo medidas, já que a massa tem volume menor. Pesar todos os dias só vai aumentar seus níveis de ansiedade, então, sai dessa mulher!
9 - Você ainda bebe refrigerante diet/light
Estudos indicam que quem bebe refri diet ou light acaba ficando extremamente retido em função dos aditivos químicos adicionados à formulação (e ao sódio também); fazendo com que o peso não se altere na balança. Opte por sucos, chás ou água.
10 - Você cortou totalmente os carboidratos da dieta
Miga, sua loka! Quando você corta todos os carboidratos, pode até perder peso inicialmente, mas vai perder toda sua energia também. E sem energia, como é que treina e desenvolve músculos? Consuma carboidratos do bem, que existem nas fontes integrais: massas integrais, pães, arroz e afins. Manter uma alimentação balanceada é garantir o melhor rendimento nos treinos. Caso seja necessário, entre com suplementação para bater suas necessidades diárias de vitaminas e minerais.
Agora que você já entende um pouco mais sobre o efeito platô, bora começar a colocar em prática as dicas que passamos aqui?
Fontes: