hortelã

Benefícios científicos do chá e extrato de hortelã

Aquela história da sua avó sobre o “poder que as ervas têm”, pode não ser só história. Confira os benefícios da hortelã - erva comumente encontrada no Brasil e muito usada na culinária nativa.

Desde pequenos, somos instruídos a utilizar as ervas como remédios pelas pessoas mais experientes. Dizem que a camomila ajuda com a regulação do sono, a hortelã é boa para dor de barriga e o boldo para digestão. Mas será que as ervas, especialmente a hortelã, carregam mesmo benefícios tão potentes? Confira nesse texto a resposta para essa pergunta.

Além de muito poderosa, a introdução da hortelã em sua alimentação diária pode ser uma boa e saborosa ideia.

Excelente aliada de distúrbios do digestivo

A sua avó tinha razão em dizer que é possível tratar pequenos desconfortos intestinais com hortelã. Gases, náuseas, inchaço abdominal e indigestão podem ser facilmente eliminados com a utilização da erva.

Várias pesquisas envolvendo pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável (SII) - e que fizeram a utilização regular do óleo de hortelã - constataram que houve uma melhora de até 40% dos sintomas após as primeiras 4 semanas de uso.

Naturalmente, quando se trata de um quadro mais grave, a melhor indicação é buscar um profissional capacitado em medicina para auxiliá-la.

Alívio de cefaleias tensionais e enxaquecas

dor de cabeça

 

Normalmente, as pesquisas envolvendo plantas medicinais, fazem a utilização do óleo  extraído da erva - tendo em vista que ele possui maior concentração dos ativos. Em várias pesquisas, o óleo de hortelã- pimenta, mostrou-se eficaz no combate da enxaqueca e dores de cabeça tensionais. Em alguns casos, o composto demonstrou-se tão eficiente quanto a administração de 1000 mg de acetaminofeno (paracetamol).

A hortelã tem um efeito de relaxante muscular e analgésico, e aumenta o fluxo sanguíneo quanto aplicada no local, por isso, pode diminuir alguns tipos de dores de cabeça.

Ameniza as cólicas menstruais

deitada com dor

 

Assim como dito anteriormente, a hortelã possui ação relaxante muscular, e devido a isso, pode ser utilizada para combater cólicas menstruais.

Uma pesquisa com 127 mulheres, demonstrou que o uso da cápsula do extrato de hortelã foi tão eficaz quanto um anti-inflamatório na redução da intensidade quanto na duração da dor da cólica menstrual.

Ainda não existem estudos acerca da eficiência do chá de hortelã, tendo em vista, que os óleos utilizados possuem maior concentração de ativos.

Benefícios do uso regular de hortelã

Ainda que careça de estudos científicos, a hortelã é comumente utilizada para:

  • deixar o hálito mais fresco e diminuir o mau hálito;
  • aliviar nariz entupido;
  • energizar o corpo;
  • auxiliar na perda de peso;
  • combater infecções bacterianas;
  • ajudar na regulação do sono;
  • ajudar no combate alergias;
  • melhorar o foco e a concentração;
  • combater resfriado e gripes;
  • amenizar a febre;
  • reduzir o estresse;
  • controlar os níveis de colesterol.

Como fazer chá de hortelã da maneira correta

chá de hortelã

 

Por ser muito democrática e barata, a hortelã pode ser facilmente encontrada em mercados ou quitandas. Seu chá, desde que preparado da forma correta e utilizado com certa regularidade, pode contribuir especialmente com a regulação do sono.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de folhas frescas de hortelã
  • 500 ml de água

Modo de preparo

  • Aqueça a água até iniciar o ponto de fervura
  • Adicione as folhas de hortelã e tampe
  • Aguarde aproximadamente 10 minutos e já estará pronto
  • Basta coar e consumir

O chá de hortelã pode ser feito junto a outras ervas e condimentos como gengibre, canela, limão, alcaçuz, entre outras.

Cuidados com o consumo de hortelã

Ainda que bastante seguro de ser consumido, vale o alerta de que exageros não são bem-vindos. Em caso de dúvidas, a melhor saída é sempre buscar a ajuda de um profissional.

Gestantes, lactantes, pacientes com obstrução de ductos biliares, crianças menores de 2 anos e pessoas com anemia, precisam de maior atenção antes de iniciar o consumo recorrente de hortelã.

O Sharp Brain da Simple, é composto por substâncias naturais aliadas da memória, concentração e foco. É o único do Brasil com Neumentix®, um extrato aquoso de hortelã rico em mais de 50 tipos de polifenóis que funcionam como antioxidantes - retardando e diminuindo a decomposição neuronal.


Fonte: Jornal de Brasília

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.