Benefícios da meditação para a ansiedade

Benefícios da meditação para a ansiedade

Assim como a depressão, a ansiedade vem sendo considerada o mal do século. Segundo a OMS, cerca de 9,3% da população pode sofrer com o mal em sua rotina

De dois anos pra cá a meditação tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Excelente para aliviar o estresse, tensão e ansiedade, a meditação nos convida a fazer uma pausa diária para nos concentrarmos no momento presente - deixando de lado as preocupações com o passado e futuro.

Ao contrário do que muita gente pensa, meditar não é apenas “ficar parada na posição de lótus sem pensar em nada”. Meditar é estar presente no hoje, no agora; aproveitando tudo o que está acontecendo ao seu redor.

A meditação é uma prática individual - e você precisa descobrir a forma que melhor funciona pra você.

Benefícios da meditação

É possível encontrar vários benefícios associados a meditação, mas, podemos listar aqui os principais:

1 - Auxilia na concentração

Meditar é uma prática que ajuda - e muito - no desenvolvimento da concentração e foco, pois ela nos estimula a prestar mais atenção na respiração, partes do nosso próprio corpo e coisas ao nosso redor. 

Com o passar dos dias, é possível aplicar essas skills em nosso dia a dia, diminuindo a procrastinação e otimizando o uso do nosso tempo.

2 - Redução do estresse

O estresse é resultado de ações que não conseguimos controlar ou pensar melhor sobre. Quando estamos sob pressão e nos falta tempo para refletir sobre algumas situações do cotidiano, ficamos estressados. 

A prática da meditação acaba servindo como uma válvula de escape, pois nos dá abertura para pensar melhor e ter mais lucidez sobre os problemas. Ela proporciona a calma e relaxamento necessários para tomadas de decisões mais seguras e, de quebra, ainda ajuda a controlar a alta da pressão sanguínea - fator muito comumente associado ao estresse.

3 - Controla a ansiedade

Os sintomas da ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, mas todos concordam que é algo que pode vir a atrapalhar e muito o dia a dia. No entanto, todo mundo já experimentou uma sensação do tipo alguma vez na vida.

Ela pode ocorrer por conta de um evento importante ou mesmo pela preocupação excessiva a todo instante. O papel da meditação é fundamental no alívio da ansiedade, visto que ela te induz a se concentrar no momento presente, sem se preocupar com o que está por vir. 

4 - Reduz sintomas do ataque de pânico

A meditação é uma boa pedida para ajudar com a Síndrome do Pânico, já que possui exercícios de controle da respiração e do corpo, de forma geral.

De acordo com a pesquisa publicada pelo American Journal of Psychiatry, a meditação pode diminuir os sintomas referentes aos ataques quando praticada regularmente, assim como a ansiedade.

A pesquisa foi realizada com um grupo de 22 pessoas que foram diagnosticados com transtorno de ansiedade ou ataques de pânico. Eles meditaram regularmente durante 3 meses e desse grupo, 20 pessoas sentiram a diminuição dos sintomas.

5 - Combate a insônia

Naturalmente, com o alívio dos sintomas da ansiedade ou pânico, a tendência é que o sono fique mais regulado e com melhor qualidade.

Boa parte da população sofre ou já sofreu com insônia - visto que em muitas situações ela está associada a uma mente inquieta, que impede o relaxamento e descanso adequado.

Como começar a meditar?

Algumas pessoas ainda possuem resistência a meditação - seja por não conhecerem muito bem ou mesmo por acreditarem em mitos que envolvam o assunto.

Se você está curioso e empolgado para se arriscar a começar, confira as dicas que separamos para vocês:

  • Encontre um local calmo, sem muito barulho e que te permita não ser interrompido;
  • Sente-se ou deite-se em uma posição confortável, com a postura alinhada;
  • Feche seus olhos e concentre-se na sua respiração.

É normal ter certa dificuldade no começo: parece que tudo atrapalha na concentração ou que é difícil esvaziar a mente - mas tudo bem. Você sentirá os benefícios da meditação ao praticar regularmente, por isso, escolha o melhor horário e local para praticar durante 20 minutos diariamente.

1 comentário

Excelente

Ir. Anizia Horodenski

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.