super close de mulher mostrando as unhas

Biotina: o que é e qual sua importância para a saúde das unhas e cabelos

Aliada à beleza, a biotina é popularmente conhecida como um nutricosmético capaz de desacelerar o envelhecimento cutâneo. Saiba mais sobre ela, aqui.

Muita gente se pergunta o que é a biotina e para que serve. O que podemos afirmar é que ela é uma vitamina que cumpre - e muito bem - os requisitos acima. Junto a ela, também existem outros componentes que servem muito bem à estética, como as vitaminas A, C, D e E, que também apresentam benefícios para as atividades bioquímicas e funcionais do corpo.

Esses nutrientes, conhecidos como nutricosméticos, auxiliam na produção de colágeno, uma proteína mundialmente relacionada à beleza. Mas é importante ressaltar que ela não é a única que reflete melhorias na pele quando absorvida pelo corpo. 

O que é a biotina?

alimentos com biotina

 

Também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, a biotina é um nutriente que atua na formação e manutenção da pele, unhas e cabelos, o que a torna necessária para nosso corpo.

Presente em vários alimentos como frutas, leite, gema de ovo, carne vermelha e nozes, a biotina também pode ser consumida via suplementação alimentar. Além disso, ela também é produzida na microbiota intestinal, e, por ser hidrossolúvel, é facilmente absorvida por nós e excretada - daí a importância da reposição frequente.

Para que serve a biotina?

As vitaminas do complexo B cumprem várias funções no nosso corpo. A biotina em particular tem uma extensa lista de benefícios relacionada à beleza e saúde da pele, cabelos e unhas, além de ser um importante nutriente para a gestação e redução da glicose no sangue. Também pode participação na perda ou manutenção do peso. 

1 - Pele

mulher com creme no rosto

 

Além da produção de queratina e o estímulo de colágeno, a biotina é necessária para a homeostase (capacidade de manter o meio interno em equilíbrio) do zinco na pele. O mineral atua na formação do colágeno e tem propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele. Algumas pesquisas também indicam que a deficiência de zinco também acarreta problemas na cútis.

2 - Unhas e cabelos

mulher mostrando unhas e cabelos

 

A queratina, que é sintetizada por meio da ação da biotina, também faz parte das unhas e dos cabelos. Isso porque a biotina é importante para o desenvolvimento do folículo piloso e contribui para cabelos mais saudáveis; sendo uma excelente aliada no combate à doenças como dermatite seborreica ou alopecia. 

A deficiência de biotina pode causar a despigmentação dos fios, além de unhas quebradiças.

3 - Para perda de peso

mulher com fita métrica na cintura

 

Não existem estudos concisos sobre a interferência que a biotina causa na manutenção ou perda de peso corporal. No entanto, de forma indireta acaba por auxiliar no processo digestivo e na transformação de nutrientes para o corpo.

  • Gestação mais saudável: a falta de biotina pode prejudicar o desenvolvimento do feto. A deficiência de vitamina deve ser diagnosticada pelo médico no pré-natal - assim como a indicação de qualquer suplemento na gravidez.
  • Equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue: os estudos ainda são pouco conclusivos, mas sugerem que suplementos à base de biotina podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

Onde encontrar biotina?

  • A maneira mais prática de encontrar Biotina é atraves do Beauty Simple, você pode conhecer mais do produto aqui:

Ou por meio da alimentação, existem vários alimentos que têm biotina em sua composição. Os principais são:

  • carnes (especialmente o fígado de boi cozido);
  • peixes (salmão e atum);
  • ovos inteiros e cozidos;
  • sementes de girassol;
  • batata doce cozida;
  • amêndoas, nozes e amendoim;
  • espinafre cozido;
  • brócolis fresco;
  • leite;
  • iogurte;
  • aveia;
  • banana;
  • maçã.

O modo de preparo de cada alimento pode interferir na biodisponibilidade de biotina e sua absorção pelo corpo.  A clara do ovo, por exemplo, quando ingerida crua, inibe a absorção da vitamina no trato gastrointestinal. Por isso, a importância de ingerir o ovo cozido.

Quando não é possível ingerir a biotina por meio de fontes naturais, é indicado fazer uso de suplementos ou polivitamínicos, que contenham a dosagem diária recomendada, sempre com orientação médica. 

Deficiência de biotina: causas e sintomas

A deficiência de biotina não é algo relativamente comum, mas pode ser originada por doenças como disbiose, alcoolismo ou quadros de má absorção - como nos casos dos bariátricos.

Os sintomas da falta de biotina podem ser variados, mas envolvem, desde problemas na pele a sintomas neurológicos. Os principais são:

  • Alopécia;
  • Despigmentação dos cabelos;
  • Conjuntivite;
  • Dermatite;
  • Depressão;
  • Letargia;
  • Alucinação;
  • Dormência e
  • Formigamento nos pés e mãos.


Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa vitamina que contribui bastante para a manutenção da saúde dos cabelos, pele e unhas, invista em uma alimentação balanceada e em suplementação que contemple a vitamina, caso necessário.

 

3 comentários

Meu cabelo está caindo muito muito mesmo devo tomar Biotina

Adriana

Bom dia meu cabelo está ralo a Mais de três anos.nao cai nem cresce será falta de biotina?

Andre

Gastei muito de biotina qual o valor.

Márcia

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