cálcio

Cálcio: quando é importante suplementar?

Presente em várias reações químicas, o cálcio é um mineral essencial para manter o bom funcionamento do organismo

importância do cálcio

 

O cálcio está presente em várias reações químicas em nosso corpo. Além de fazer parte da estrutura dos dentes e ossos, também é de extrema importância para enviar impulsos nervosos, liberar hormônios e contribuir para a contração muscular.

Embora o cálcio possa ser ingerido por meio da alimentação, sua suplementação se faz necessária em muitos casos, especialmente naqueles em que as pessoas não tenham consumo suficiente do mineral - como crianças e idosos que precisam de maiores quantidades.

Na dieta, o cálcio pode ser encontrado em alimentos como leite e seus derivados, amêndoa ou manjericão.

Porém, apesar de muito importante para o corpo, o excesso de cálcio se mostra tão danoso quanto a falta - e pode trazer uma série de problemas graves como pedras nos rins, trombose e infarto. Sendo assim, a suplementação desse mineral deve ser orientada pelo médico ou nutricionista.

Quais são os perigos da suplementação excessiva de cálcio?

raio-x

 

A suplementação demasiada de cálcio e vitamina D aumenta o risco de:

  • Pedras nos rins; calcificação dos vasos sanguíneos;
  • Trombose; entupimento dos vasos;
  • Aumento da pressão arterial, AVC e infarto.

O excesso do mineral no organismo pode ocorrer devido a suplementação excessiva ou desnecessária, tendo em vista que o cálcio pode ser obtido por meio de uma alimentação balanceada. Aqui vale a busca do auxílio de um nutricionista ou profissional capacitado da área.

Quando a suplementação de cálcio se faz necessária?

suplementação de cálcio

 

As mulheres que fazem terapia de reposição hormonal precisam se precaver do risco de osteopenia e osteoporose. Nestes casos, por exemplo, a suplementação com cálcio e vitamina D são recomendadas. 

Em contrapartida, às mulheres que não fazem reposição hormonal, indica-se apenas o uso de suplementação com vitamina D3 - que é a forma inativa dessa vitamina. Ela será ativada pelo sistema renal apenas nas quantidades necessárias para o nosso organismo. A vitamina tem o papel de aumentar a absorção de cálcio no intestino e auxiliar a fortalecer os ossos.

Qual é a ingestão diária recomendada de cálcio e vitamina D?

mulher tomando leite

 

Mulheres a partir dos 50 anos devem ingerir pelo menos 1200 mg de cálcio por dia e 10 mcg de vitamina D. Uma dieta balanceada fornece essas quantidades necessárias, além de ser recomendado o banho de sol diário de pelo menos 15 minutos para otimizar a produção de vitamina D.

Sendo assim, a suplementação de cálcio e vitamina D após a menopausa deve ser previamente avaliada pelo médico, tendo em vista as condições de saúde da paciente, seus hábitos alimentares, estilo de vida e uso de terapia de reposição hormonal.


 



Fontes:


Tua Saúde



Viva Bem

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.