Câncer de mama em homens
O câncer de mama é uma doença extremamente comum - porém, muito associada às mulheres. Mas, o que poucos sabem, é que ela pode também ocorrer entre o público masculino.
Ok, o câncer de mama masculino pode até ser uma doença incomum, mas não quer dizer que ele não exista. Os casos da patologia representam de 0,5 a 1% de todos os casos de câncer de mama, enquanto nas mulheres, o câncer mamário é o que mais mata o mundo.
Como a doença é quase uma raridade, vale ficar atento aos sinais e ter conhecimento dos tipos de tratamentos que existem.
Quais são os fatores de risco para o câncer de mama masculino?
Assim como nas mulheres, o risco de câncer de mama aumenta com a idade. Os homens tendem a ter o diagnóstico com 5 a 10 anos a mais do que as mulheres. Mas não é apenas esse o único motivo pelo qual a doença se manifesta.
Fatores hereditários e histórico familiar
A mulherada já sabe: ter um parente em primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama aumenta o risco. Com os homens, não poderia ser diferente. Para os meninos, o gene diretamente ligado ao câncer mamário é o BRCA2, mas outros genes e síndromes genéticas também podem ter correlação com o aparecimento dos tumores: Síndrome de Cowden, Síndrome de Lynch, Síndrome de Li-Fraumeni, BRCA 1 e PALB2.
Ainda assim, a mutação do gene BRCA2 representa uma baixa incidência da doença - apenas 8% dos homens com mutações têm desenvolvimento da doença - enquanto que as portadoras de mutações no BRCA2 possuem um risco de desenvolvimento de câncer de mama de até 70% durante a vida.
Alteração da proporção estrógeno e andrógeno
Excesso de estrogênio pode ser por terapias hormonais, disfunção hepática, obesidade, uso de maconha, doenças da tireóide ou Síndrome de Klinefelter.
Alterações nos testículos
Criptorquidia, orquite e traumas testiculares. A razão aventada para esse aumento de risco de câncer de mama relacionada a essas condições é uma proporção alterada de testosterona e estrógeno.
Quais os sintomas do câncer de mama masculino?
Os sintomas são muito similares aos das mulheres: aparecimento de nódulos, secreções pelo mamilo, irritações cutâneas (vermelhidão, coceira, manchas), retração do mamilo e linfonodos aumentados na região das axilas.
Por conta da raridade do aparecimento da doença em homens, não há indicação de mamografia nestes casos.
Como é feito o tratamento nos casos de câncer de mama masculino?
É bem similar ao feminino, sendo normalmente uma combinação de tratamentos: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia conforme o estadiamento.
Como os homens não são as vítimas mais comuns da patologia, os estudos femininos sobre o tema são amplamente utilizados como balizadores na identificação e tratamento dos tumores nos homens.
O câncer de mama masculino serve de alerta para que o homem nunca descuide de sua saúde - fazendo sempre acompanhamento médico com visitas regulares aos seus profissionais de confiança, bem como praticar exercícios frequentemente e ter uma alimentação balanceada.
Lembrem-se: maus hábitos interferem na sua qualidade de vida e também no aparecimento de doenças como o câncer!
Fontes: