mulheres se abraçando

Como a falta de bem-estar mental afeta nosso físico?

Não existem mais meios de duvidar que o psíquico afeta o físico. Pensamentos, sensações e sentimentos negativos afetam seu bem-estar e podem desencadear doenças ou distúrbios no organismo. 

Mas vamos começar com o básico: o que é saúde mental? De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde mental é definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças ou enfermidades.

A qualidade de vida na sociedade atual ganhou novas conotações com estudos da medicina sobre vida saudável e saúde. Dessa forma, analisar o corpo, a mente e traçar um paralelo com as condições em que aquela pessoa vive, são primordiais para definirmos um diagnóstico. 

Como é a relação entre saúde mental e física?

mulher estressada

 

A maneira como lidamos com os problemas do dia a dia interfere na nossa saúde e funcionamento do corpo. O estresse, por exemplo, pode afetar o sistema digestivo. 

Pessoas que sofrem com ansiedade, têm maior probabilidade de desenvolver doenças como gastrite, refluxo, entre outras.

E também é importante mencionar que a falta de saúde mental afeta a composição da microbiota intestinal, que por sua vez é importantíssima para a manutenção da saúde por completo. Em resumo, podemos dizer que a saúde mental afeta os sistemas:

Qual a importância de cuidar da saúde mental?

casal feliz

 

Na lista dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), a saúde e o bem-estar são o terceiro item. Entre os movimentos a serem feitos para alcançá-lo, está a promoção da saúde mental. 

Em doentes crônicos, essa meta é ainda mais importante. Existem estudos que identificaram que mulheres que sofreram de câncer e se curaram, quando expostas a novos estímulos estressores, têm mais chances de uma recidiva.

Segundo a OMS, os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço das incapacidades no continente americano.

Quais os benefícios de manter uma postura positiva?

postura positiva

 

Segundo estudos publicados pela Stress Management Association (ISMA-BR), uma organização para pesquisa e prevenção do estresse, a felicidade ajuda a fortalecer a imunidade no organismo.

E o que é ainda melhor é que as experiências felizes têm o dobro do impacto na saúde do que as tristes. Dessa forma, a maneira como lidamos com as coisas que acontecem no dia a dia pode ser um salva-vidas do sistema imune. 

É evidente que quem é mais otimista e tranquilo tolera e lida muito melhor com altos níveis de estresse, sendo também um melhor paciente na recuperação de doenças como cânceres e tendo também menos chances de recidiva.

Tratamento profissional

tratamento psicológico

 

Os profissionais responsáveis pela saúde mental são os psicólogos e psiquiatras. Eles podem ajudar desde a fase infantil até a vida adulta, especialmente em contextos em que impera a desestabilidade - como o cenário que o Covid causou. É válido observar mudanças comportamentais para podermos diagnosticar precocemente doenças como:

Nessas ocasiões, o apoio familiar às crianças e aos adolescentes, o acolhimento e atenção profissional como diagnóstico, prevenção e tratamento dos transtornos mentais são fatores essenciais que contribuem para o bem-estar e recuperação da saúde mental desses indivíduos.

Medidas que podem ajudar

amigos

 

Existem algumas ações que podem ajudar de forma profilática para proteger as condições mentais e evitar o desenvolvimento de doenças. 

  • Reforço de relações positivas de amigos e família;
  • Promoção do diálogo e da escuta ativa, sem julgamentos;
  • Envolvimento em atividades prazerosas;
  • Estabelecer e seguir uma rotina;
  • Alimentação balanceada;
  • Higiene do sono em dia;
  • Melhora na administração das emoções e resiliência;
  • Prática regular de exercícios físicos.

Atenção aos sinais

mulher sem apetite

 

São alterações que parecem simples, mas interferem no dia a dia de forma que não conseguimos mais realizar nossas tarefas diárias com precisão e qualidade:

  • Perda de apetite ou compulsão alimentar;
  • Insônia;
  • Despertar precoce;
  • Tristeza;
  • Desânimo;
  • Tensão da musculatura;
  • Dores sem motivos aparentes;
  • Etc..

Agravamento de doenças em função da negligência aos sinais

depressão

 

A negação sobre a gravidade dos sintomas pode fazer com que a situação vire uma bola de neve. Pessoas ansiosas ou que “precisam” conviver com a depressão nem sempre entendem a magnitude ou o risco de não se fazer o tratamento conforme instruído pelo médico; o que pode aumentar a dificuldade da cura e prolongar muito mais esse período.


Por isso, comece hoje mesmo a cuidar melhor de você, praticando atividades que dêem prazer e ingerindo comidas de verdade; ou até mesmo suplementando, caso seja necessário.


Seu corpo responde a forma como é tratado; e, é necessário estar sempre atento aos sinais.


Fontes:


Vittude


Aqua Vitae


Psicologia Viva

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.