Como as mudanças de hábitos alimentares e a prática de atividade física influenciam positivamente na qualidade de vida e no combate a doenças como o câncer

Como as mudanças de hábitos alimentares e a prática de atividade física influenciam positivamente na qualidade de vida e no combate a doenças como o câncer

Bons hábitos alimentares  + atividade física = maior qualidade de vida e saúde

Dia 07 de Abril é o Dia Mundial da Saúde e não poderíamos deixar de falar sobre a importância de cuidá-la e mantê-la por meio de hábitos saudáveis, exercícios, alimentação balanceada e uma boa qualidade no sono.

Cada vez mais sabemos o quanto é importante manter uma rotina saudável, né?

Pois bem, dia após dia descobrimos que não basta comer adequadamente e manter uma dieta rica em fibras se temos uma vida sedentária e nosso maior exercício é clicar as teclas de um  teclado ou pular de uma poltrona à outra para ver TV.

Comprovadamente, sabemos que atividades físicas contribuem (e muito!) para a melhoria na qualidade de vida, fortalecendo o nosso sistema imunológico. E quando falamos de atividades físicas, necessariamente não precisamos abusar nas corridas ou levantamento de peso. Dança, natação, ciclismo, patinação e caminhadas são exercícios excelentes que podemos realizar de forma prazerosa e outdoor, aproveitando, inclusive, para tomar um solzinho sem exagero - estimulando a produção de vitamina D que fortalece o sistema imunológico.

Atividades físicas e benefícios: 

Quando realizamos atividades físicas, cooperamos para que tenhamos corpo e mente mais saudáveis, pois é um momento em que podemos sair do estresse diário e da ansiedade, bem como afastar-nos do corre-corre e investir em nós mesmos; ou seja, é um tempo que temos para nós.

A atividade física e a ingestão de água aliada a uma alimentação balanceada é tão saudável que auxilia na prevenção e no combate a várias doenças, como diabetes, obesidade, depressão e câncer. 

A obesidade e sobrepeso faz com que o organismo permaneça em um estado inflamatório crônico, favorecendo a proliferação celular, o surgimento de mutações e, consequentemente, do câncer.

Atividades físicas ajudam a regular os nossos níveis hormonais, fortalecem a musculatura, auxiliam no funcionamento de nosso intestino, na manutenção adequada do peso corporal e ainda por cima ganhamos maior resistência para driblar o nosso cotidiano e proteger-nos de várias doenças, como o câncer. 

Como, quanto tempo e qual atividade física praticar?

Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, mas já há evidências de que mesmo quando realizada por menos tempo a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde. Assim, se movimente naquelas modalidades de atividade física que você gostar. A duração (tempo) torna-se mais um elemento, não o principal.

Comece gradativamente e quando perceber já estará colhendo os benefícios.

Viu como é importante incluir na sua rotina diária um pouco de atividade física? 

Veja o que você gosta de praticar de atividade física e bora se movimentar, mas lembre-se de sempre ouvir um especialista, ok?

Alimentação balanceada também ajuda a prevenir doenças

Uma dieta balanceada rica em fibras, proteínas e gorduras boas, auxilia bastante na prevenção de doenças variadas, desde cardiovasculares a males como o câncer.

Uma dieta desequilibrada, rica em junk food, industrializados, açúcares e farináceos pode corroborar para o aparecimento de cânceres, obesidade, diabetes, hipertensão, AVC’s e outras tão graves quanto as citadas.

Alimentar-se bem é uma medida preventiva simples e barata - se comparada ao tempo e dinheiro que você pode ter que despender ao tratar posteriormente uma doença. Previna-se! Comer bem é muito gostoso! Procure um nutricionista e peça uma dieta personalizada, baseada no seu estilo de vida e paladar. 

Caso haja a necessidade de incluir um multivitamínico, o da Simple possui a formulação mais completa do mercado e autorizada pela ANVISA.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.