5 Dicas eficientes para controlar o peso durante a gravidez
Um dos receios mais comuns de mulheres é ganhar muito peso durante a gravidez e depois não conseguir recuperar a forma física. Para evitar o problema, separamos algumas dicas para você curtir a gravidez e aproveitar essa fase sem neuras
Para começar, esqueça essa ideia de que é preciso comer por dois: aumentar até 12kg é super normal, porém, ganhar muito mais peso pode ser prejudicial à sua saúde e do bebê.
Exercícios físicos também são permitidos - desde que respeitem a fase gestacional e o perfil da gestante.
Simples adaptações na rotina de treinos podem ajudar bastante a mulher neste período; e até a musculação é permitida - desde que preserve o corpo de grandes impactos.
A influência da alimentação na gravidez
Além de auxiliar no controle do peso, uma alimentação balanceada é super importante para garantir o aporte necessário de vitaminas e minerais que o bebê e a mamãe precisam.
Como em qualquer fase da vida - equilíbrio é tudo! Pode sim dar umas escapadas e comer aquele docinho que você mais ama, mas sem perder o controle.
Priorize alimentos integrais ricos em fibras, gorduras boas e proteínas - seu bebê agradece.
Existe uma média de ganho de peso durante a gravidez?
Os especialistas indicam que um ganho de peso entre 9 e 12kg é considerado saudável e normal - além de ser mais facilmente eliminado no pós-parto; com o auxílio de alimentação balanceada e exercícios regulares.
Para evitar o ganho de peso excessivo alguns alimentos devem ser evitados, como aqueles ricos em açúcar, gordura e carboidratos simples (farinha branca, doces, sobremesas, leite integral, biscoitos recheados, carnes vermelhas e processadas, como linguiça, bacon, salsicha e salame).
Também é importante evitar o consumo de frituras, fast food, refrigerantes e comida pronta congelada - como pizzas e lasanhas, pois são ricas em gorduras e aditivos químicos. Além disso, restrinja o consumo de cubos caldos de carne e de legumes, sopas em pó ou temperos prontos, pois são ricos em sal, que causa retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
As fases da gravidez influenciam no ganho de peso?
Com certeza. À medida que o feto vai crescendo, é natural que o peso corporal aumente. O acompanhamento médico deve ser constante neste período, tanto para avaliar a saúde da mãe, quanto do bebê.
De forma geral, as grávidas que têm baixo peso devem ganhar 2,3 kg no primeiro trimestre e 0,5 kg por semana no segundo e terceiro trimestres. As gestantes de peso adequado, com IMC entre 18,5 e 24,9, devem ganhar 1,6 kg no primeiro trimestre e 0,4 kg por semana nos segundo e terceiro trimestres.
Já as grávidas com sobrepeso devem ganhar até 0,9 kg no primeiro trimestre. As gestantes obesas não necessitam ganhar peso no primeiro trimestre. Já no segundo e terceiro trimestres, as gestantes com sobrepeso e obesas devem ganhar até 0,3 kg por semana e 0,2 kg por semana, respectivamente.
5 Dicas para manter o controle do peso na gravidez
Vamos para a parte prática meninas? Confira 10 dicas para auxiliar você, gestante, a ter uma gravidez com peso controlado.
1 - Procure comer a cada 3 horas
Claro que a avaliação de um profissional caso a caso é imprescindível, mas de forma geral - é importante não ter grandes janelas entre uma refeição e outra, a fim de evitar desconfortos gástricos e até hipoglicemia.
2 - Evite dietas muito restritivas
Se privar de alimentos pensando apenas na ingestão calórica é muito perigoso para a saúde da mãe e do bebê. Ambos precisam estar bem nutridos nessa fase. Opte por alimentos in natura e evite o consumo de ultraprocessados.
3 - Cuide da sua alimentação
Durante a gestação, a mulher precisa fazer várias refeições pequenas ao dia. Priorize alimentos ricos em fibras, que ajudam a evitar e tratar a prisão de ventre - além de aumentar o consumo de água. Consumir carnes e vísceras também ajuda a prevenir a anemia.
Lembrando que, além das alterações no peso, a gestante também pode sofrer alterações na saúde do cabelo, unhas e pele. Se for o seu caso, saiba que existem suplementos que podem combater o problema sem trazer riscos à saúde da mamãe ou o bebê.
4 - Amamente, se puder
Além de trazer muitas vantagens ao bebê, a amamentação é valiosa para a mamãe. A prática faz o corpo produzir ocitocina, o hormônio responsável pelas contrações uterinas e que faz o útero voltar ao tamanho normal. Fora isso, amamentar também contribui para que a mamãe perca peso pós-parto.
Isso acontece porque produzir leite materno demanda energia, ou seja, gasto calórico.
5 - Não abandone a academia
Não pare os exercícios. Como dissemos, guardadas as devidas proporções de perfil de gestante e impactos dos treinos, é necessário manter o corpo em constante movimento. Além de auxiliar no emagrecimento, os treinos também contribuem para a diminuição do inchaço, fortalecimento muscular e circulação sanguínea.
Fontes: