
Como cuidar dos cabelos no frio
Você sabe mesmo como cuidar das suas madeixas no inverno? Se ainda tem dúvidas, este texto é para você.
Nessa época do ano, seus cabelos merecem uma atenção especial. As baixas temperaturas podem deixar os fios mais secos, opacos, com muito frizz e pontas duplas - além de tornar o couro cabeludo mais seco e propenso a caspas. Por isso, confira aqui os erros que você pode estar cometendo no tratamento dos seus cabelos mesmo sem saber.
Se você é do time que lava o cabelo com água quente no inverno e aumenta a quantidade de creme só para conter o frizz, saiba que ao apostar nesses hábitos, você pode estar contribuindo para a agressão de suas madeixas.
Nessa época do ano, o frio pode deixar seus cabelos com mais frizz, mais opacidade e até com caspa; tudo isso devido ao estímulo da produção de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
A caspa pode ficar mais ativa durante o inverno devido ao calor da água do banho. Em alguns casos, pode ser necessário realizar tratamento dermatológico específico.
Para as mulheres que possuem fios cacheados e crespos, é comum perceber seus cabelos mais secos nessa época do ano por conta do formato do fio - que não coopera para que a oleosidade chegue até as pontas.
Confira aqui os 5 erros mais comuns na hora de tratar os cabelos no inverno:
1 - Aumentar o intervalo entre lavagens
Quem nunca ficou dias a fio sem lavar o cabelo no inverno? Esse é um erro muito comum; e parece simples, porém, a lavagem dos fios demanda cuidados específicos. É sabido que os cabelos no inverno ficam menos oleosos - ao contrário do que acontece quando as temperaturas estão altas; mas, aumentar o intervalo entre as lavagens, pode contribuir para que o couro cabeludo acumule resíduos. O ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não; e, se forem cacheados ou crespos, é possível dar um espaço de 2 a 3 dias entre as lavagens.
Se houver necessidade de lavar o cabelo diariamente, tome o cuidado de usar um shampoo adequado e hidratar os fios apenas em seu comprimento, deixando as raízes livres do produto.
2 - Lavar o cabelo com água quente
Um erro bastante comum no inverno é lavar o cabelo com água quente. O indicado é que seja usada água morna ou fria, tendo em vista que a alta temperatura pode contribuir para o aumento da oleosidade no couro cabeludo, além de deixar os fios mais quebradiços e fracos.
Água fria ajuda na manutenção da cutícula capilar, que é a parte mais externa do fio do cabelo. Quando ela se mantém fechada, garante maior hidratação e brilho. A água quente abre a cutícula capilar e, por isso, não é indicada a utilização de água quente. Recomendamos que a lavagem comece com água morna e seja finalizada com água fria.
3 - Toalha enrolada no cabelo por muito tempo
Retirar o excesso de água após a lavagem é fundamental, porém, deixar a toalha muito tempo amarrada ao couro cabeludo pode abafá-lo, o que contribui para o enfraquecimento e queda dos fios.
Recomendamos que a toalha fique no cabelo por no máximo 10 minutos após a lavagem.
4 - Uso demasiado do creme
Existem mulheres que utilizam mais creme do que deveriam na intenção de controlar o frizz. Esse hábito é um erro: na aplicação de uma quantidade exacerbada de creme, você pode ”pesar” o couro cabeludo com muito produto; e isso pode se transformar em caspa, que desidrata o cabelo.
O tratamento correto para o frizz é caprichar nas hidratações, já que os fios arrepiados sinalizam cabelos que precisam de água e nutrientes. Máscaras de hidratação ou umectação com óleos capilares podem auxiliar a controlar o problema.
5 - Não aplicar protetor térmico antes de utilizar o secador
Existem mulheres que, mesmo no verão, não conseguem sair de casa sem o cabelo seco. No inverno, o uso do secador pode aumentar para algumas pessoas, e, um erro muito comum, é deixar de aplicar um protetor térmico antes de utilizá-lo nos fios, a fim de protegê-los dos efeitos do calor.
Sem nenhum tipo de proteção, os fios podem desidratar, ficando ressecados, quebradiços, com frizz e pontas duplas. O protetor térmico pode ser encontrado na versão de creme, óleo ou leave-in.
Existem algumas vitaminas que podem contribuir para a saúde dos cabelos. O Beauty Simple possui os ativos mais famosos do mercado quando o assunto é cuidado com a pele, cabelos e unhas. Feito com ácido hialurônico, silício e biotina - com apenas 1 cápsula por dia, o Beauty Simple pode contribuir para melhorar a hidratação e acelerar o crescimento e fortalecimento dos fios, já que promove a síntese de colágeno.
Fontes: