Como definir metas e alcançar objetivos
Quem nunca fez o exercício de se imaginar daqui 10 ou 20 anos, ou mesmo pensar sobre o que fará em 6 meses? Aprenda a otimizar seu tempo (de verdade e sem se tornar “escravo de si mesmo”) e a tirar seus sonhos do papel.
Para que todo sonho se realize, é necessário ter metas. Independente da magnitude e complexidade do seu desejo, pense que todos os dias você - ainda que de forma automática - traça metas para executar uma tarefa; seja no trabalho ou na vida pessoal (como ir ao mercado para comprar os ingredientes de um bolo, por exemplo).
O simples fato de ter cumprido uma demanda sinaliza o alcance da meta. A questão é que, especialmente para metas mais robustas, é necessário fazer um bom planejamento, se não fica difícil cumprir seus objetivos.
Antes de falarmos sobre as dicas práticas de como concretizar suas conquistas, vamos definir o conceito de meta.
O que é uma meta?
Metas são quantificações específicas de algo que queremos alcançar. No geral, elas fazem parte de um objetivo, mas são mais precisas e podem estar relacionadas a qualquer coisa.
Em qualquer âmbito da sua vida, as metas servem como balizadores para que você consiga alcançar determinado objetivo.
Qual a diferença entre meta e objetivo?
Essa dúvida é muito comum e, muitas vezes, ambas as coisas são tratadas como uma só. Há alguns fatores que ligam metas a objetivos, mas é importante entendermos a diferença.
Objetivo é um propósito mais amplo, como por exemplo, um objetivo profissional. “Onde você quer chegar profissionalmente em 5 anos?”. Porém, para realizar esse “sonho”, você precisa de pequenas metas - dar pequenos passos nessa direção.
Supondo que você identifique a necessidade de fazer um curso como uma das tarefas que podem contribuir para a realização do seu objetivo. O ato de fazer o curso em si pode ser considerado uma meta. Não necessariamente vai te fazer “chegar lá”, mas já vai te tirar da situação onde estava, num rumo mais próximo à concretização.
Sendo assim, fica evidente que a meta é muito mais palpável e direta do que o objetivo - sendo um dos elementos que compõem essa trilha de pequenas conquistas.
Por que é importante definir metas?
As metas são facilitadores que te ajudam a traçar o caminho até o objetivo com maior precisão. Pensando que você tenha interesse num intercâmbio de R$20 mil, é natural estimar quanto tempo você levaria para se organizar financeiramente para isso e de quais formas poderia levantar o dinheiro. Essas “formas” são as metas que o ajudarão a entrar de vez no avião.
Entenda alguns pontos cruciais para começar a definir suas metas:
1 - Manter o foco
Mantenha-se firme em seu propósito. Se a intenção é fazer o intercâmbio, organize-se para isso sem distrações. Será que você precisa mesmo gastar com uma pipoqueira elétrica ou comprar mais uma bolsa agora?
2 - Desenvolva um trabalho estratégico
Metas são pequenas conquistas dentro de um plano maior. Elas precisam fazer parte de um plano estratégico para otimizarem seu tempo e trazerem resultados reais. Entenda se suas metas são realmente exequíveis e estão sendo feitas na ordem cronológica correta.
3 - Desenvolva-se gradualmente
As metas são formas de tornar possíveis objetivos de maior porte. Elas são como “checkpoints” (pontos de conquista) que direcionam ao sucesso. Dessa maneira, você consegue impor a si mesmo um desenvolvimento gradual, de acordo com seu tempo, porém, com resultados positivos. Isso vai te ajudar a continuar motivado e no caminho correto!
Como definir metas?
Mas como você pode definir metas certas para alcançar seu objetivo? Confira algumas de nossas dicas e comece já sua trilha de sucesso!
1 - Escolha metas que são importantes para você
Se você não se identifica com as tarefas que está se propondo a fazer, a tendência é que desanime e pare logo no início. É importante seguir um processo baseado em ações práticas e racionais para concluir o que foi estabelecido.
Por isso, pare já de traçar metas intangíveis e que não se relacionem diretamente com você. Respeite seus gostos e limitações. Evite metas que “estão na moda”.
2 - Siga a metodologia SMART
O método SMART serve como um orientador para deixar as metas mais tangíveis e fáceis de serem alcançadas. Apenas busque metas que:
- Sejam específicas: nada de ideias vagas e abstratas. Você sabe onde quer chegar, então foque em objetivos claros;
- Sejam mensuráveis: você precisa ter um KPI para controle das metas - assim fica mais simples entender se você está progredindo ou não;
- Sejam alcançáveis: foque em metas reais! Nada de ficar se imaginando na lua ou ganhando na mega sena. Seja realista;
- Sejam relevantes: qual a importância que essa meta tem para sua vida ou dos demais?;
- Sejam temporais: em quanto tempo conseguirei alcançar essa meta?
3 - Comece a priorizar
É impossível fazer tudo o que você deseja ao mesmo tempo. Então pare de insistir no que é menos relevante para você neste momento. Nem todas as metas têm a mesma importância dentro do processo - vale identificar quais demandam mais atenção; ainda mais pelo tempo estabelecido.
4 - Trace micrometas
Se suas metas ainda são muito robustas, que tal começar a quebrá-las em tarefas menores? Isso pode te ajudar a conquistar seu objetivo mais rapidamente.
5 - Observe o exemplo de outros
Você pode aprender com os erros e acertos dos demais. Seja qual for o exemplo, de um empreendedor famoso ou de um parente seu, observe como os obstáculos dessas pessoas podem servir de lição para você.
6 - Avalie as metas que já alcançou
Não olhe apenas para o futuro. Vez ou outra, faça uma retrospectiva de tudo o que você já alcançou e qual a importância do seu progresso até agora. Isso vai servir para que você continue inspirado e motivado a continuar, como também, para identificar pontos a melhorar daí em diante.
7 - Não tenha medo de sonhar alto
Grandes feitos só são conquistados por quem se atreve a trabalhar bastante e de forma correta para realizá-los. Como diria Walt Disney: “Eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor”.
8 - Estabeleça um cronograma de ações
Saber definir as metas é tão importante quanto calcular o tempo que você investirá em cada uma. Faça um cronograma estimando quantos dias ou meses você irá desprender para conquistar aquele objetivo e acompanhe seu progresso.
9 - Saiba descansar, sem desistir
Sem obsessão, hein? Mantenha-se no foco, mas saiba a hora de dar uma pausa. Cuidar da saúde física e mental é muito importante para te ajudar a ter sucesso.
10 - Mantenha suas metas simples
Nada de complicar - a intenção aqui é o oposto. Simplifique ao máximo suas metas para que não fique impossível cumpri-las. Se o objetivo é perder peso, por exemplo, e você identificou que pode melhorar a dieta, nada de querer virar o “master chef” do dia para a noite - isso pode acabar se tornando uma obrigação chata depois da fase de euforia.
Fontes:
Rock Content - Como definir metas: aprenda 14 passos para concretizar seus objetivos!
Rock Content - Passo a passo de como definir metas alcançáveis ainda hoje