Mulher observando rugas na testa

6 Dicas para retardar o envelhecimento e viver melhor

O envelhecimento é um processo natural e inevitável, no entanto, existem alguns fatores que podem ajudar você a “atrasar” as ruguinhas e manter a qualidade de vida

Hoje em dia são muitas as opções e promessas de compostos e procedimentos estéticos que ajudam a retardar o envelhecimento, porém, boa parte dessas soluções são superficiais e não tratam seu corpo na totalidade.

O que é o envelhecimento?

O processo de envelhecimento como um todo está relacionado ao fato de que as células somáticas do corpo morrem e não conseguem ser “substituídas” por novas - como ocorre na infância/adolescência.

Em nível celular, o envelhecimento está diretamente conectado à perda de tecido fibroso, lentidão na renovação celular e redução da rede vascular e glandular.

Dependendo da genética do indivíduo e dos hábitos que ele tem, é possível perder até 50% das funções fisiológicas normais da pele até a meia-idade. Além de ser o maior órgão do corpo humano, a pele reflete nitidamente os efeitos da passagem do tempo - então é muito importante criar e manter bons hábitos: evitar o consumo de álcool, tabaco e exposição à poluição podem ajudar bastante a “atrasar” o relógio biológico.

Tipos de envelhecimento

Existem dois tipos de envelhecimento: um ligado à passagem do tempo e outro à fatores externos (ambientais).

Envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico

É o tipo resultante da passagem do tempo. Fatores genéticos influenciam bastante aqui, tanto como alterações hormonais e reações metabólicas (estresse oxidativo). É este tipo de envelhecimento o responsável pelo aparecimento das rugas e linhas de expressão, diminuição da espessura da pele e ressecamento.

Envelhecimento extrínseco da pele

Decorrente da exposição solar sem proteção devida e a outros fatores ambientais como poluição, estilo de vida e estresse. Tabaco e álcool também contribuem para o envelhecimento precoce. 

É possível retardar ou tratar os efeitos do envelhecimento?

Muita gente não dá a atenção devida ao protetor solar, mas ele é o principal agente de proteção da pele quando o assunto é exposição solar diária. Os raios UV são os principais causadores de alterações na cútis, corroborando a produção de radicais livres de oxigênio e a alterações morfológicas. Assim, podemos considerar a proteção solar super importante na prevenção do envelhecimento cutâneo. 

Cremes antienvelhecimento conseguem melhorar o aspecto da pele e atenuar linhas e rugas, mas ainda assim, os tratamentos mais procurados são os lasers, luz intensa pulsada, terapia fotodinâmica, preenchimentos à base de ácido hialurônico, toxina botulínica, peeling químico, radiofrequência e procedimentos de dermoabrasão - devido ao seu resultado mais imediatista.

Sinais que meu corpo está envelhecendo precocemente

Imagens da mesma mulher envelhecendo

 

Existem alguns sinais que denunciam que sua pele está envelhecendo precocemente. Confira os 3 principais:

Afinamento do rosto e olheiras mais evidentes

Com o passar do tempo a pele acaba ficando mais fina, visto que a perda de colágeno é evidente e culmina com alterações hormonais.

Pele mais ressecada

Com a idade, também perdemos ácido hialurônico. Essa proteína é a responsável por manter a pele hidratada e sua ausência acarreta ressecamento e falta de viço.

Mudança no formato dos olhos

A mudança no formato ocular é devida a absorção de gordura profunda da face e absorção óssea na região das bochechas.

Dicas para retardar o envelhecimento e melhorar a qualidade de vida

Ok, já entendemos que é inevitável envelhecer, mas, podemos atrasar um pouquinho o processo com algumas dicas fáceis de reproduzir. Já falamos aqui sobre algumas, mas vale o repasse:

Uso de filtro solar

Como dissemos, a exposição solar é um dos principais fatores do envelhecimento: queimaduras, inchaço, descamação… à longo prazo, a irradiação solar excessiva pode causar até câncer de pele.

Creme antirrugas

As rugas sinalizam a morte celular e o envelhecimento cutâneo. Os cremes anti-idade ajudam a manter a pele mais hidratada, estimulando a produção de colágeno.

Suplementos 

Existem vários suplementos no mercado que prometem resultados bacanas para a pele, mas, é muito importante verificar a procedência antes de ingeri-lo. Busque informações com sua dermatologista, questione-a sobre a necessidade do uso e formulação.

O Beauty Simple é feito à base dos principais agentes usados mundialmente em tratamentos estéticos: colágeno hidrolisado, ácido hialurônico, vitamina C, selênio e zinco. Essa combinação ajuda a evitar e regenerar as rugas e linhas de expressão, bem como melhorar a firmeza da pele por meio da síntese de colágeno. O Beauty tem chancela da ANVISA - sendo totalmente seguro para consumo.

Removedor de maquiagem

Nunca, eu disse NUNCA, durma de maquiagem! A gente sabe que às vezes bate uma preguiça de tirar a make do rosto, mas essa é uma prática super perigosa para a saúde da sua pele, pois os poros obstruídos impedem a cútis de respirar.

Sabonete neutro adequado à sua pele

Mantenha sempre sua pele limpa, isso vai deixá-la livre de bactérias. Verifique com seu dermatologista o sabonete ideal para você. 

Bons hábitos

Essa é clássica: todo mundo sabe que comer bem e se exercitar trazem ótimos resultados para a saúde em geral. Mas, além de manter uma dieta rica em alimentos saudáveis, é importante evitar também o consumo de carboidratos refinados (eles contribuem para o envelhecimento da pele quando consumidos em excesso), álcool, tabaco, poluição e estresse.





Fontes:

SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia

Drogaria Liviero

Comunicare Aparelhos Auditivos

Neutrogena

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.