mulher atlética

Como ser fit ainda em 2022? Confira nossas dicas e mude de vida já!

Se você está quase desistindo de cumprir suas metas ainda este ano, o texto a seguir é para você.

Depois de bastante tempo “trancados em casa” por conta da pandemia, uma boa parte da população quer se dedicar a colocar a saúde em dia ainda este ano. O primeiro passo é se atentar a manter seus hábitos saudáveis, mas sem exageros. Observe sua realidade e seja fiel às suas possibilidades, sem criar metas exorbitantes que não correspondam ao seu cenário atual. 

Com sua meta real em mente, siga para a etapa de planejamento - onde você vai traçar seus movimentos até atingir o seu objetivo. Aqui é quando você define quais treinos vai realizar, a frequência que irá treinar na semana e o horário - tudo isso alinhado a um bom educador físico e nutricionista, se possível.

pessoas fitness

 

E por fim, mas não menos importante - coloque seu planejamento em ação! Aqui é quando você efetivamente irá aos treinos e preparará seus alimentos. É interessante criar até um habit tracker para acompanhar seu progresso - indo aos treinos e se alimentando devidamente. 

Agora vamos lá: preparado para as dicas que separamos para você?

Dicas para ser fitness ainda em 2022

Um bom passo para criar uma mudança de hábito é que você saiba começar da maneira correta. Então, antes de iniciar, procure ser médico para fazer uma avaliação física e validar suas condições de saúde - essas informações serão muito importantes para sua nutricionista e educador físico. Depois que feito, siga as dicas abaixo:

1 - Descubra qual atividade física foi feita para você

mulher plantando bananeira

 

A principal dica para quem quer e precisa começar a se exercitar é buscar uma atividade que combine com seu estilo de vida e seus gostos pessoais - algo que dê prazer em ser feito diariamente.

Pare e reflita: dentro do seu dia a dia, o que poderia proporcionar prazer a você e envolver a atividade física? Busque exercícios com os quais se identifique para garantir que eles serão feitos a longo prazo, afinal, de nada adianta fazer promessas para si mesmo que não serão cumpridas. Chamar os amigos para treinar em conjunto também pode ser um excelente estímulo.

As caminhadas podem ser o primeiro passo, pois são exercícios altamente democráticos e de baixo investimento inicial - visto que é necessário apenas um par de tênis confortável. Caso sua condição de saúde permita, aumente um pouco a intensidade da caminhada, dessa forma, você potencializa sua queima calórica e acelera seus resultados.

Se você pensa em correr, tenha um plano bem estabelecido. Não Imagine que será um corredor profissional da noite para o dia. Comece com treinos mais leves e vá aumentando gradativamente a frequência e intensidade da corrida. Se for o caso, intercale a caminhada com pequenos tiros. Só não vale exagerar, é claro. Tudo vai depender da indicação do seu médico e suas condições de saúde. É importante ter muita atenção no começo para evitar lesões.

2 - Mantenha o ritmo

mantenha a rotina

 

Se você já começou a treinar, a dica aqui é: mantenha a rotina e o foco nos objetivos. Fazer progressões nas cargas e pequenas alterações periódicas nos treinos é fundamental para alcançar os resultados desejados e manter a motivação lá no alto.

Além disso, controle sua alimentação - pois de nada adianta investir horas e horas na academia se você come de forma desordenada. Controlar a dieta não significa cortar tudo que você gosta, mas sim dosar em porções menores e evitar o consumo excessivo de alguns tipos de alimentos - como os ultraprocessados cheios de açúcares.

Para melhores resultados, procure a ajuda de um nutricionista - esse profissional fará um cardápio individualizado adequado às suas necessidades, bem como, indicará o uso de suplementação alimentar, se preciso for.

3 - Tenha um propósito maior

ansiedade

 

Pense que toda vez em que você estiver se exercitando, você não está apenas cuidando da sua saúde física. O exercício libera vários hormônios relacionados ao bem-estar emocional,  sendo indicado como um paliativo no tratamento de doenças como depressão e ansiedade, por exemplo. Além disso, o treino regular também trabalha algumas virtudes de caráter, como a força de vontade e a disciplina.

4 - Crie uma estratégia personalizada

estratégia personalizada

 

Para manter-se motivado, divida seus objetivos em ações menores e estipule prazos para cumprimento dessas metas. Demande aos seus objetivos fitness, a mesma importância que dá às demais tarefas do dia a dia e, se necessário for, inclua-os em sua agenda para evitar que essas demandas não sejam cumpridas.

Porém, não se cobrar além do necessário é fundamental - dessa forma, você não se submete a uma sensação de estafa física e mental.

5 - Comece com o que você tem ao redor

mulher animada fitness

 

Muita gente espera pelo cenário ou o momento ideal para mudar vários aspectos da sua vida. Se você aguardar o momento perfeito, nunca começará nada. Mudar a rotina e criar novos hábitos não é uma tarefa simples, então, não se envergonhe de ir aos poucos. Respeite seu ritmo - comece a se exercitar com os utensílios que você tem em casa: vale o peso do próprio corpo, galões de água, uma dança gostosa, ou pular corda por exemplo. O que mais importa é sair da inércia!


Fontes:


Total Pass


Smart Fit

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