como ser mais produtivo

Como ser mais produtivo? Confira nossas dicas para melhorar o foco e a concentração no dia a dia

Criar uma rotina é essencial para otimizar o seu tempo e sua saúde mental

Você sente que sua rotina no trabalho costuma escapar do controle? Você acorda todo motivado e cheio de planos, mas, ao longo do dia essa motivação se esvai, você se distrai com outras tarefas de baixa prioridade ou pior: simplesmente procrastina. No dia seguinte, você se sente carregado de culpa e parece ter a obrigação de cumprir todas as demandas atrasadas - o que é o princípio do Burnout.

Ainda bem que é possível sim ser mais produtivo mantendo a qualidade de vida. Confira nossas dicas para por já em prática e viver melhor.

1 - Saiba a hora de parar

mulher fazendo pausas

 

Faça pausas regulares entre uma atividade e outra, ou mesmo quando já estiver há bastante tempo na mesma função. Fazer as coisas “todas de uma vez”, parece ser produtividade, mas, na verdade, só gera estresse.

Dê um tempo no trabalho, seja pra ouvir um podcast, fazer uma caminhada ou mesmo ler algo diferente. Isso vai permitir que seu cérebro descanse e produza de forma mais eficiente na volta.

2 - Organize seu tempo
organize seu tempo

Já falamos aqui no blog que essa é a chave de tudo. Utilizar ferramentas para organizar sua rotina, tendo em vista o tempo que vai investir em cada tarefa, é uma ótima forma de começar. Pode ser o Google Agenda, o Trello ou mesmo uma planilha. Vale tudo para colocar a vida em ordem. Mas atenção: respeite também seu tempo off! Se não estiver trabalhando, não confira seus e-mails, não veja os aplicativos mensageiros nem responda ligações sobre trabalho. Procure manter sua rotina para dormir e acordar sempre no mesmo horário, assim como as refeições.

3 - Tenha um escritório adequado

escritório adequado

 

Independente de onde você trabalhe: de casa ou do escritório - tenha um setup adequado para tal; que seja ergonômico e estimule a eficiência. Leve em consideração:

  • Um esquema agradável de cores. Prefira os tons neutros, e complemente com os vibrantes para acrescentar detalhes.
  • Tenha uma iluminação adequada. Luz quente pode te deixar mais sonolento, e a branca não te permite descansar. O ideal é buscar um meio-termo ou abusar da iluminação natural, caso trabalhe durante o dia.
  • Plantas, citações ou ditados inspiradores, bonequinhos ou fotos, são super válidos para deixar o ambiente mais acolhedor. 

4 - Dedique tempo a outras áreas da sua vida

esportes

 

A produtividade não pode estar associada a apenas uma área da sua vida. Ela deve ser íntegra: busque ser produtivo no seu trabalho, com sua família, ou no seu esporte. Uma faceta vai inspirar e motivar o desenvolvimento da outra.

5 - Autoconhecimento é primordial

autoconhecimento

 

Quando nos conhecemos melhor, entendemos quais são nossos medos, limitações e qualidades. Dessa forma, fica mais fácil identificar o que pode estar pesando para não conseguirmos nos desenvolver da maneira que gostaríamos. Em contrapartida, também é possível identificar quais atividades se encaixam mais conosco para aplicar no dia a dia – com isso, a criatividade flui e a atenção fica a mil.

6 - Cuide da sua saúde

cuide da sua saúde

 

Manter uma rotina adequada de treinos, alimentação e de sono, vai te ajudar a se sentir mais disposto e produtivo. Limite os acessos às redes sociais e à televisão próximo à hora de dormir e invista em uma leitura. Suspenda o consumo de suplementos e bebidas estimulantes no período da tarde/noite; cultive os relacionamentos pessoais e ouça seu corpo e mente! Se você precisa se afastar do trabalho por causa de sua saúde mental, faça-o.




Fontes:


SmartFit


Blog STZ

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.