Cuidados com a pele pré e pós depilação + receita de cera caseira

Cuidados com a pele pré e pós depilação + receita de cera caseira

A depilação é um procedimento que sensibiliza a pele. Em função disso, ela demanda alguns cuidados essenciais antes e depois de feita, a fim de prevenir e tratar problemas dermatológicos.

Embora a depilação seja uma prática de muitas mulheres (e homens também!), é quando o verão aparece que ela é mais lembrada. Deixar a pele lisinha e sem manchas à mostra é o desejo de muitas mulheres, mas, para isso, alguns cuidados pré e pós-depilatórios são muito necessários.

Atenção grávidas e mulheres pretas

Mulheres de pele escura e as gestantes precisam ter cuidado dobrado - pois estas têm maior capacidade de pigmentação; o que pode acarretar em manchas indesejadas. 


O mesmo vale para mulheres com alteração hormonal. Algumas possuem níveis de hormônios masculinos um pouco mais elevados, o que contribui para pêlos mais grossos e enrolados. O fio encaracolado às vezes não rompe a pele; bem como nos casos de hormônios alterados.

Como se preparar para a depilação: cuidados pré-depilatórios

  • Suspenda qualquer uso de produtos a base de ácido glicólico ou retinóico, pois estes deixam a pele muito sensível e fina - o que pode causar queimaduras;
  • 3 dias antes de depilar faça uma esfoliação para retirar as células mortas e levantar os pelinhos que não romperam a pele. Faça de preferência com bucha vegetal;
  • Evite exposição ao sol e suspenda o uso de cremes e óleos de bronzeamento;
  • Dê preferência para a depilação na parte da noite - assim você não expõe sua pele ao sol e a “ajuda” a recuperar-se melhor;
  • Tomar um banho morno antes de depilar ajuda na abertura dos poros - o que facilita a saída dos pelinhos;
  • Limpe sua pele - caso esteja usando cremes ou óleos hidratantes, remova-os;
  • Deixe os pêlos em tamanho médio - isso facilita a remoção;
  • Verifique se o produto a ser utilizado na sua depilação é de boa qualidade, hipoalergênico e não oferece riscos à sua saúde (é bom fazer um teste antes em um pedacinho da sua pele);
  • Em casos de depilação por tração (ceras depilatórias), tenha cuidado com verrugas, varizes, feridas abertas, inflamações e irritações;
  • Se for fazer a depilação em algum salão, verifique se o funcionário está devidamente paramentado com máscara e luvas.

Cuidados pós-depilatórios

  • Assim como no pré, no período pós-depilação é bom suspender o uso de cremes ou óleos hidratantes. Como os poros ainda estão abertos, isso pode causar irritação;
  • Se a área depilada for a axila, evite o uso de desodorantes com álcool;
  • A indicação de exposição ao sol é de 48h após o procedimento, mas, se for inevitável, certifique-se de usar um protetor solar adequado;
  • Não use roupas apertadas ou de tecido muito grosso (jeans, por exemplo). Quanto mais leve for o tecido, mais rápido os poros irão se fechar e evita-se que a pele fique irritada, manchada ou que crie fungos;
  • Para evitar a foliculite e o encravamento, use esfoliantes assim que os pelos começarem a crescer (O uso de gel com azuleno é uma ótima opção preventiva);
  • Para reverter o aparecimento de manchas, é indicado o uso de cremes clareadores, à base de hidroquinona ou ácido kógico. Em casos mais graves pode ser recomendado o peeling, para a renovação da pele e eliminação dos sinais.

Se sua pele for muito sensível, indicamos que procure um dermatologista para auxiliá-lo neste processo e indicar a melhor alternativa na remoção dos pelos. Existem produtos que podem auxiliar no tratamento dos efeitos negativos que sua pele costuma sofrer com a depilação.

Receitas de cera caseiras para você testar em casa:

1. Cera com açúcar e limão

(A receita é sugestão da esteticista Flávia Sampaio)

Ingredientes:

  • 4 xícaras de açúcar refinado branco
  • 1 xícara de suco de limão puro
  • 1 xícara de água

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa panela e ligue ao fogo médio. Durante cerca de 20 minutos, fique mexendo a mistura na panela até que ela fique com a aparência de um caramelo. “Para saber se a cera está no ponto certo, coloque 1 colher de água num prato de sobremesa e depois coloque meia colher da cera neste prato… Observe se as laterais começam a subir e verifique, com o dedo indicador e polegar em forma de pinça, se a cera do prato está repuxando. Caso ela ainda não esteja repuxando, volte ao fogo baixo por mais alguns minutos até que a cera fique no ponto certo”, explica Flávia.

Ainda de acordo com a esteticista, a cera caseira pode ser utilizada em todas as partes do corpo, tais como axilas, virilha e pernas.

Porém, vale destacar que é necessário tomar muito cuidado com a temperatura da cera para não se queimar. Além disso, caso a cera seja usada no rosto (para remover pelos do buço), é essencial lavar o local várias vezes após a depilação, pois o limão pode causar queimaduras se houver exposição ao Sol.

2. Cera com mel

Outra possibilidade é utilizar mel para fazer a cera caseira. Ela é indicada para as regiões mais sensíveis da pele, como buço, axilas e virilha.

Ingredientes:

  • 1/2 kg de açúcar
  • 1 colher (sobremesa) de mel
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher (sopa) de água

Modo de preparo:

Coloque o açúcar, aos poucos, em uma panela no fogo, mexendo sempre. Em seguida, acrescente o mel, sempre mexendo, até criar uma calda espessa. Quando a calda estiver no ponto, acrescente a metade de um limão (suco) e continue mexendo até levantar fervura. Acrescente a outra metade do limão e, depois, a água. Retire a panela do fogo e deixe esfriar por cinco minutos. Coloque a cera em um pote de vidro.

Cuidados com a depilação caseira

Independente da receita escolhida, é fundamental ter alguns cuidados na depilação caseira também. 

A princípio, vale realizar um teste de toque para entender se a cera oferece ou não algum risco à sua saúde - como alergias e irritações da pele. É mais seguro esperar até 24 horas para ter essa certeza; em caso negativo, faça o procedimento de forma segura.

Tenha cautela também com a temperatura da cera na hora do contato com a pele - evite que esteja quente demais, do contrário, pode render uma “boa queimadura”.

Evite reutilizar a cera; descarte a quantia utilizada logo após o procedimento. Caso sobre cera sem utilização, pode guardar em um potinho vedado para aquecê-la posteriormente.

Não se exponha ao sol após o procedimento; e evite a aplicação de desodorantes e hidratantes no mesmo dia. Evite roupas apertadas e de tecidos “pesados” ou grossos, que impeçam a pele de “respirar”.

Vale destacar que é interessante usar esporadicamente as ceras a base de açúcar - elas podem agredir um pouco a pele. Em caso de dúvidas, recomendamos que consulte um profissional qualificado.


Fontes:

Instituto Embelleze

Dicas de Mulher

Pele, unhas e cabelo: esse trio que a gente ama cuidar podem ser muito beneficiados pelo uso do colágeno.

O colágeno tem sido um dos protagonistas em procedimentos estéticos e tratamentos para pele, unhas e cabelo ao redor do mundo. Mas você sabe o que ele é e como atua no seu corpo? Saiba mais aqui.






Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.