Dieta para diabéticos: o que comer e o que evitar
O Brasil tem 12 milhões de diabéticos, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Por ser uma doença crônica, exige tratamentos e cuidados - inclusive com a alimentação.
A dieta para diabéticos tem a finalidade de reduzir o consumo de carboidratos simples - que se tornam açúcares, como por exemplo: açúcar refinado, mel, farinha branca, massas brancas, gorduras, manteiga e proteínas como carnes, ovos e queijos; que, ao serem ingeridas de forma excessiva, podem estimular a hiperglicemia, causando desequilíbrio da diabetes.
Dieta para diabéticos
Apesar de existir aquela ideia de que a alimentação dos diabéticos deve ser bem limitada - não é bem assim. Na verdade, é o contrário! É importante que a dieta seja bastante variada, com a inclusão de alimentos naturais, que permitam a estabilização do nível glicêmico.
Pontos importantes na dieta do diabético:
Capriche no café da manhã
Essa é a principal refeição do dia, especialmente para portadores de diabetes. Essa refeição auxilia a evitar o ganho de peso, pois auxilia a regular a sensação de saciedade ao longo do dia.
Evite o sal
O consumo deve ser o menor possível, já que o sódio faz o coração bombear mais sangue e aumentar a pressão sanguínea.
Foco na banana!
A fruta é rica em fibras e minerais - como potássio e magnésio. Porém, é melhor receber a indicação de um especialista para entender qual a quantidade ideal de consumo ao longo da semana.
Faça refeições fracionadas
Faça refeições fracionadas ao longo do dia para manter o açúcar no sangue estável e evitar o consumo de grandes quantidades de comida.
Adeus, frituras
Elas não fazem bem a nenhuma dieta na verdade. Por isso, deixe-as de lado e dê preferência a alimentos mais saudáveis, como assados e grelhados.
Atenção com os produtos diet!
Eles não estão 100% liberados, viu? Esses produtos também possuem carboidratos, que elevam o açúcar no sangue.
Frutas com bagaço são as melhores
Frutas são indispensáveis na dieta de diabéticos - especialmente as que têm bagaço, pois são ricas em fibras e proporcionam mais saciedade. Devem ser consumidas com moderação - de preferência, in natura. Dê atenção às menos calóricas e evite sucos.
Leite, só desnatado
Faça essa substituição - o desnatado tem menos gordura e calorias. O mesmo vale para os derivados.
Carne vermelha
Ela é muito importante na dieta devido a quantidade de proteínas e vitamina B12, mas, prefira os cortes mais magros, que têm menor quantidade de gordura saturada - como lagarto, patinho e alcatra. Entre as carnes brancas, dê preferência ao peixe - especialmente salmão e sardinha, grandes fontes de ômega 3.
Alimentos que não podem faltar na dieta dos diabéticos
Confira o que está liberado para quem sofre de diabetes.
Legumes e verduras
Quanto mais, melhor né?! Invista na maior variedade possível desses vegetais. Um prato bem colorido é sinônimo de riqueza desses nutrientes.
Grãos integrais
Quinoa, linhaça e chia são já conhecidos aliados da saúde. Eles colaboram para o controle de taxas glicêmicas e suas fibras provêem maior saciedade - que auxilia na manutenção do peso.
Batata doce
Esse tipo de batata é muito comum entre os praticantes de atividades físicas, visto que é um tubérculo de baixo índice glicêmico; ou seja, seus carboidratos são absorvidos lentamente pelo organismo, o que ajuda no controle da doença.
Leguminosas
Feijão, lentilha e grão de bico também são muito bem-vindos na dieta. Eles ajudam a evitar o desequilíbrio da glicose no sangue, além de serem fontes de fibra solúvel, antioxidantes, vitaminas e proteínas.
Canela
Termogênica, é super bem-vinda na dieta de quem precisa perder peso. Ela ajuda na resistência à insulina e é importante no combate ao colesterol ruim.
Gorduras saudáveis
Importantes fontes de energia para o corpo, as gorduras atuam na síntese de hormônios. No entanto, escolha as versões saudáveis fontes de ômega 3 e ácidos graxos. Dê preferência a alimentos como abacate, nozes, amêndoas, castanhas, óleo de coco e azeite de oliva. Como estes são alimentos calóricos, sua ingestão deve ser moderada.
Maçã
Sua casca é cheia de pectina, fibra importante para o controle da glicemia e a redução do mau colesterol.
Aveia
Rica em beta-glucana (fibra solúvel), a aveia ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina e evitar picos de açúcar no sangue.
O Slim Simple é uma vitamina natural à base de psyllium, quitosana e cromo que pode ajudar diabéticos a regularem o peso e manterem estáveis os níveis de açúcar no sangue. Como ele é uma fonte de fibras, aumenta a sensação de saciedade por mais tempo, ajudando na manutenção ou diminuição do peso corporal.
Fontes: