Ausência de desejo sexual: causas e tratamento
Primeiro a vontade “some”, depois vem a culpa. “Por que eu não tenho vontade de transar?”
Se você já se identificou com o título, saiba que não está sozinha. Nós vamos te ajudar a entender o porquê isso acontece e de quais formas você pode tratar.
O que é a disfunção sexual?
A disfunção sexual acontece quando há pouca ou nenhuma vontade de transar e sua causa traz sofrimento à mulher. O fator importante aqui é se isso causa sofrimento. Caso não haja incômodo com a situação, não existe problema a ser resolvido. A disfunção pode aparecer de várias formas, incluindo:
- Diminuição do desejo sexual;
- Alteração da excitação;
- Ausência de fantasias sexuais;
- Dificuldade de atingir o orgasmo ou dor durante o ato sexual.
Existem muitos hormônios e neurotransmissores envolvidos no bem-estar psicológico que estão diretamente ligados à libido feminina. Isto sem mencionar os fatores externos: vida profissional, amorosa, patologias e afins. Todas essas questões podem interferir de forma direta na disposição para o sexo.
Obviamente, para algumas mulheres, uns fatores podem ter um peso mais significativo que outros, sendo importante aqui pontuar também a cultura, religião e a educação - especialmente na infância e adolescência.
O que pode causar a disfunção sexual feminina?
Existem vários fatores que podem interferir na qualidade de vida sexual feminina. Essas causas podem ser fisiológicas (hormonais, patológicas, dependências químicas etc.) ou psicológicas (depressão, religião, educação, perfil e afins).
Causas orgânicas
Fatores físicos ligados à diminuição da libido:
- Desequilíbrio hormonal,
- Diabetes,
- Problemas cardíacos,
- Doenças neurológicas,
- Alcoolismo,
- Algumas medicações,
- A fase do ciclo menstrual ou o uso de drogas.
Na mulher mais madura, a menopausa pode ser um fator determinante na libido ocasionando perda de desejo sexual - visto que se trata do fim do período fértil. Os ovários fabricam menos hormônios, incluindo a testosterona, que, apesar de abundantemente presente no homem, também é responsável pelo desejo feminino.
Causas psicológicas
Existem porém, além das causas orgânicas, fatores psicológicos que podem interferir na saúde sexual:
1 - Falta de aceitação do próprio corpo/imagem:
Muitas mulheres se sentem inseguras com a aparência por não estarem dentro dos padrões intangíveis de beleza estipulados pela mídia. Assim, a preocupação com o julgamento do parceiro acaba pesando muito - e o desejo vai embora.
2 - Perfil:
Algumas mulheres são mais tímidas e reservadas, o que dificulta muitos relacionamentos - e não só de cunho sexual. A falta de confiança em si mesma também acaba sendo um fator limitante.
3 - Conflitos conjugais:
Se o casamento está em crise, é “normal” que o desejo diminua. Se não há sintonia com o parceiro, que dirá vontade de namorar.
4 - Rotina no sexo:
Relações padronizadas por dia, posições ou cômodos da casa também deixam o ato menos interessante com o passar do tempo - o que obviamente pode fazer com que o interesse diminua.
5 - Religião:
A educação religiosa também pode interferir na libido. Algumas religiões são mais rígidas com relação às práticas sexuais.
6 - Educação familiar:
A maneira como o sexo foi intrudozido e explicado à mulher também pode interferir no seu relacionamentos ao longo da vida adulta.
7 - Falta de conhecimento próprio:
Quem não conhece a si mesma, não sabe do que gosta. Mulheres que não se masturbam e não exploram o próprio corpo, tendem a sentir menos prazer na cama, o que acaba culminando na perda do interesse.
8 - Estresse:
Rotinas muito intensas são inimigas da libido. Mulheres que chegam muito cansadas e estressadas em casa, tendem a sentir menos desejo.
9 - Sono desregulado:
Fazer a higiene do sono de forma correta deixa a mulher mais disposta para qualquer atividade - incluindo as práticas sexuais. Se você tem dificuldade para dormir, existem alguns suplementos naturais que podem ajudá-la.
Tratamentos para disfunção sexual feminina
Diferente dos homens, as mulheres às vezes demoram bastante para buscar uma solução para o problema, porque em muitas ocasiões, elas nem sequer identificam a necessidade de fazê-lo.
O primeiro passo é descobrir o que ocasiona a falta de desejo. Se a causa for física, será necessário um acompanhamento médico; porém, se a questão for emocional, o mais indicado é buscar ajuda psicológica.
Existem medicações para aumentar a libido feminina?
Existem alguns reguladores hormonais que podem ajudar a aumentar a disponibilidade de serotonina no corpo. Essa regulação do neurotransmissor, encarregado de promover bem-estar, causa um aumento de dopamina, substância essencial para instigar o interesse em transar.
De qualquer forma, indicamos que você procure um profissional para ajudá-la a identificar as possíveis causas antes de tomar qualquer remédio.
Fontes: