ginástica laboral

Ginástica laboral na volta ao trabalho presencial: a importância da atividade física no trabalho

A fim de evitar doenças e a baixa produtividade no trabalho, várias empresas estão adotando a ginástica laboral como prática recomendada  na volta ao presencial.

Frequentemente, as Doenças ou Distúrbios Osteomusculares relacionadas ao Trabalho (D.O.R.T. ’s) são causas de incapacidade laboral temporária ou permanente, prejudicando o trabalhador, o empresário e até mesmo o país. Aqueles que têm sua carreira ceifada no auge de sua produtividade e vêem sua vida desestabilizada pela doença, sofrem muito com a sensação de incapacidade. O Empresário tem seu quadro funcional alterado pela perda de um trabalhador em cujo treinamento fez investimentos, além de sofrer o ônus de ações judiciais.

Dessa forma, toda intervenção e melhoria ergonômica para obter o melhor cenário no posto de trabalho é bem-vinda. A análise dos riscos posturais e da predisposição ao desenvolvimento e agravamento de lesões no ambiente de trabalho é substancial para que se possa analisar se as condições laborais relacionam-se ou não à sua ocorrência, e a partir daí tomar atitudes preventivas.

Segundo o INSS, as D.O.R.T. ’s são a segunda causa mais frequente responsável pelo afastamento do colaborador, e, normalmente, estão relacionadas a longos períodos de ausência e interrupção ao labor.

O aumento da jornada de trabalho e dos movimentos repetitivos pode levar o funcionário a fadiga. Devido ao descanso reduzido inapropriado, a pessoa não se recupera em sua totalidade, o que pode ocasionar problemas graves como as doenças citadas aqui. 

O que é ginástica laboral?

ginástica

 

Como o próprio nome já diz, é todo tipo de atividade física realizada dentro do ambiente de trabalho. A ginástica laboral é caracterizada como uma série de exercícios de curta duração que contemplam técnicas de alongamento e respiração. Sua duração se estende entre 10 e 15 minutos, e os exercícios tem a intenção de prover melhor percepção corporal,  reeducação postural e compensação muscular.

A ginástica laboral é uma atividade de baixa intensidade, para que possa ser aplicada a todos os trabalhadores independente de seu quadro de saúde atual. Ela é especialmente indicada para:

  • Melhorar o sistema cardíaco, respiratório e esquelético;
  • Reduzir a sensação de fadiga e esgotamento ao fim do dia;
  • Combater doenças ocupacionais (como LER/DORT, estresse, depressão e ansiedade);
  • Aumentar a atenção e a concentração;
  • Melhorar a consciência corporal (melhora do condicionamento físico, flexibilidade, coordenação e resistência);
  • Minimizar a monotonia, sensação de tédio e infelicidade;
  • Descontrair e melhorar a disposição.

A condução das práticas pode ser orientada por profissionais da área da saúde como educadores físicos e fisioterapeutas. Naturalmente, os especialistas vão adaptar os exercícios a cada tipo de público e ambiente tendo em vista as atividades que o colaborador desenvolve. Os exercícios são de fácil execução e baixa complexidade, baseados em alongamentos e feitos com rapidez para evitar que se tornem maçantes.

Qual a importância da ginástica laboral?

má postura

 

Para ilustrar a importância da ginástica laboral, vamos imaginar o seguinte cenário: o funcionário cuja jornada de 8 horas se resume a sentar-se em frente ao computador.  Subitamente, ele começa a sentir dores nas costas e mexer-se de um lado ao outro.

Ele pode até tentar se concentrar para entregar sua tarefa, porém a dor insistente desconcentra e irrita, fazendo com que ele perca a linha de raciocínio e fique frustrado. O expediente é finalizado e ele vai para casa fatigado.

No momento em que está se preparando para dormir, a dor ainda continua lá. No dia seguinte com sua volta ao escritório, o cenário ainda não mudou muito. Cansado e com dor, o processo recomeça. Agora imagine este cenário em escalas maiores - qual você imagina que seria o resultado?

Muito possivelmente você deve estar imaginando que este colaborador vai buscar o tratamento adequado para o alívio de seus sintomas. Isso pode culminar em um afastamento de sua função. Imagine então se uma equipe inteira começar a sentir esses desconfortos, dores e incômodos - já que estão todos expostos às mesmas condições de trabalho: o prejuízo seria enorme!

Essas circunstâncias poderiam ser desastrosas e muito prejudiciais à empresa, e, por mais que a história que apresentamos aqui seja hipotética, ela acontece com bastante frequência ao redor no mundo.

Por fim, é importante lembrar que todas as empresas têm uma responsabilidade com os funcionários que se dedicaram bastante a seus postos. A saúde ocupacional é um importante aspecto da gestão do Novo Milênio.

Quais são os tipos de ginástica laboral?

Quais os tipos de ginástica laboral?

 

Durante o desempenho de sua função, é possível que o trabalhador fique exposto a vários riscos ergonômicos no ambiente em que está inserido. Ao incentivar a prática da ginástica laboral, a empresa passa a incentivar que o colaborador cuide da melhora do seu bem-estar. Conheça aqui as variações de ginástica laboral e seus benefícios:

Ginástica preventiva

A ginástica preventiva é a soma de duas frentes: exercícios aeróbicos e anaeróbicos. O objetivo principal da prática é aprimorar a resistência cardiovascular e respiratória com treinos que otimizem a capacidade de transporte de oxigênio e energia a todo o organismo.

A ginástica preventiva tem como objetivo principal o combate às causas dos problemas correlatos à atividade laboral, e visa aumentar a consciência corporal a fim de melhorar o condicionamento físico, flexibilidade, coordenação e resistência.

Além disso, ela também incentiva a queima calórica. Isso auxilia a evitar a obesidade e ajuda na manutenção do peso e autoestima dos colaboradores.

Ginástica corretiva

O objetivo principal aqui é otimizar a ergonomia do trabalho, de modo a anular os efeitos negativos de determinadas funções. No caso de trabalhadores que lidam com muito carregamento de peso, por exemplo, o músculo do bíceps recebe uma carga muito maior de trabalho do que o seu antagonista - o tríceps.

Com o passar do tempo, o operário pode desenvolver muita dor muscular e também problemas nas articulações. Nesse caso, a ginástica corretiva teria como função fortalecer o tríceps para equilibrar os efeitos da flexão do braço sobre a articulação do cotovelo.

Paralelo a isso, outra ação importante é o alongamento muscular. Os funcionários passam a maior parte de sua rotina sentados e inativos, o que pode culminar no encurtamento da musculatura dos membros inferiores. Neste sentido, a ginástica corretiva cumpre esse papel.

Por fim, mas não menos importante, a prática corretiva auxilia também no fortalecimento dos grupos musculares especialmente exigidos nas tarefas laborais, na minimização das dores e problemas articulares e na prevenção de doenças ocupacionais.

Ginástica Preparatória

Como o próprio nome diz, a ginástica preparatória tem a intenção de preparar os trabalhadores para a jornada de trabalho que virá a seguir.

O objetivo principal é alongar os grupos musculares que serão mais utilizados para as tarefas diárias, aumentando a circulação sanguínea, disposição e capacidade de concentração.

Ginástica Preparatória 

A ginástica preparatória pode ser entendida como uma prática de ativação, visto que tende a aquecer os músculos do corpo e aumentar os BPM’s a fim de estimular a produção de energia. Ela utiliza exercícios de resistência, flexibilidade e coordenação.

Ginástica compensatória 

Essa ginástica funciona como uma pausa na monotonia operacional, exigindo que o colaborador deixe o seu posto para colocar o corpo em atividade. 

Como seu nome já diz, ela visa compensar os esforços repetitivos das tarefas, reparar a musculatura, corrigir posturas inadequadas e proporcionar aumento na disposição para o resto do dia. Suas práticas incluem alongamentos posturais e técnicas de respiração.

Ginástica de relaxamento

Ao contrário da ginástica preparatória, a ginástica de relaxamento é realizada no término de cada jornada de trabalho. Sua principal função é oxigenar os músculos envolvidos nas tarefas diárias a fim de evitar o acúmulo de ácido lático e dores.

Ela tende a diminuir o ritmo de trabalho, os níveis de estresse e o esgotamento ao final da jornada -  aumentando a sensação de bem-estar e disposição. Seus treinos incluem exercícios leves como meditação, respiração e massagem.

Quem pode praticar a ginástica laboral?

ginástica laboral para idosos

 

A ginástica laboral tende a ser bastante democrática a fim de atender as necessidades de todos os funcionários de uma organização, independente de sua função, gênero ou idade.  Ela é indicada especialmente para pessoas que:

  • executam tarefas que demandam esforço intenso físico e mental;
  • fazem esforços repetitivos;
  • atuam em atividades com pouca movimentação;
  • trabalham com manipulação ao carregamento de peso;
  • exercem atividades com pouca ergonomia que favorecem posturas incorretas.

Benefícios da ginástica laboral

benefícios da ginástica laboral

 

A ginástica laboral contempla uma extensa lista de benefícios, mas, como principais, podemos elencar a prevenção de problemas osteomusculares como dores nas costas,  lombar, pulsos e braços.

Paralelo a isso, temos o fortalecimento da musculatura exigida para que o trabalhador mantenha uma postura adequada. Por fim, mas não menos importante, a ginástica laboral minimiza os picos de estresse e favorece a integração entre as pessoas do time.

Para sermos mais específicos, vamos discorrer sobre cada um desses fatores:

1 -  Minimiza  o afastamento médico dos colaboradores

A ginástica laboral permite que os trabalhadores saiam do sedentarismo. Assim eles melhoram a capacidade cardiorrespiratória e resistência muscular, o que culmina em menos afastamento por doenças como hipertensão e crises diabéticas.

2 -  Modifica o ambiente de trabalho

A ginástica laboral melhora o ambiente de trabalho, deixando-o mais alegre e leve,  aumentando os níveis de satisfação dos trabalhadores com a empresa e modificando o clima organizacional -  a fim de prover maior interação entre os membros da equipe. 

3 - Aumenta a qualidade de vida no ambiente de trabalho

Toda prática esportiva libera hormônios, e talvez a endorfina ainda seja o mais popular entre eles. Conhecida como “o neurotransmissor do bem-estar”, ela minimiza os níveis de estresse e induz a prática de pensamentos positivos, culminando em mais qualidade de vida no trabalho.

4 -  Atende a norma regulamentadora nº 17 (NR-17)

Esta NR, conhecida também como Norma da Ergonomia, tem como objetivo principal tornar o ambiente de trabalho apto ao trabalhador em todas as circunstâncias. Como os exercícios praticados durante a ginástica laboral são funcionais, a tendência é que eles induzam a musculatura dos trabalhadores a operar de forma correta, melhorando a postura e sua capacidade. 

5 -  Otimiza a rotina dos colaboradores

Um estilo de vida sedentário pode trazer vários problemas de saúde. Com o passar dos anos, o corpo tem sua resistência diminuída de forma que até as tarefas mais simples como pegar um arquivo, por exemplo, podem se tornar muito cansativas.

6 - Diminui a sensação de fadiga ao final do expediente 

mulher cansada trabalho

 

Muitas pessoas associam a prática de exercícios físicos ao cansaço, e tendem a evitar os treinos por esse motivo. Acontece que isso ocorre apenas no começo; após o corpo se acostumar com a recorrência das atividades, o efeito é inverso: você armazenará cada vez mais energia e o esgotamento se tornará menos frequente na sua rotina.

7 -  Diminui os riscos dos acidentes de trabalho

A ginástica laboral também opera sobre o sistema neuromotor. Dessa forma, os exercícios tendem a diminuir acidentes causados por desequilíbrio, esforço repetitivo e concentração de cargas em um único grupo muscular ao lado do corpo.

8 -  Ajuda a melhorar a memória concentração foco e disposição

Essas características são indispensáveis, independente do ambiente e da função em que você opere. Tendo em vista que quando estamos alegres e dispostos nos concentramos mais, a endorfina liberada durante a prática de atividades físicas pode auxiliar neste sentido,  gerando uma analgesia bem relaxante.

9 -  Aumenta o desempenho e a produtividade

produtividade

 

Todos os benefícios listados aqui culminam para que você tenha uma equipe mais motivada e produtiva. Além disso, o exercício é o principal combatente do estresse, fundamental obstáculo da produtividade.

10 -  Melhora a imagem da empresa frente aos colaboradores e a sociedade

A preocupação da empresa para com seus colaboradores ao oferecer ginástica laboral tem um efeito positivo na mente de todos os funcionários. Vivemos em uma época em que os valores politicamente corretos têm muito valor; sendo assim, uma empresa que valoriza a saúde das pessoas pode ter uma margem competitiva maior no mercado.

11 -  Diminui o absenteísmo e as taxas de turnover

Com a ausência de um colaborador, é natural que a produtividade daquele setor caia e as tarefas se estendam por períodos demasiados. Colaboradores praticantes de ginástica laboral tendem a se afastar menos por motivos de saúde, o que consequentemente reduz o absenteísmo. Por outro lado, investir no bem-estar corporativo mostra a sua estima pelos funcionários, que vão pensar duas vezes em trocar de emprego.


Fontes:



BeeCorp


Corpo em ação

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.