HIT e HIIT: qual a diferença entre os treinos na atividade física?
Saiba como praticar ambas as atividades e queimar gordura sem trazer riscos à saúde
No nosso último texto, você aprendeu um pouco sobre o HIIT (High Intensity Interval Training), mas, já sabe a diferença e os benefícios que o HIT (High Intensity Training) pode trazer?
Diferenças entre o HIT e HIIT
Ainda que ambos os treinos sejam de alta intensidade e ajudem bastante na queima acelerada de gordura, o HIT e o HIIT tem suas peculiaridades.
Os treinos de HIT e HIIT são uma combinação de atividades cardiovasculares e neuromusculares com o objetivo de emagrecimento com segurança e eficiência.
A pessoa passa a gastar mais calorias usando a sua própria gordura como combustível durante o treino e também ao longo do dia. Esse é um método de atividade que consiste em intervalos ativos ou passivos. O que faz a pessoa emagrecer é a resposta do seu organismo ao estímulo do treino.
HIT
Traz como proposta um treino voltado para a intensidade - como os de musculação, por exemplo. É um treino de intensidade elevada que prioriza a qualidade, e não o número de repetições em si. A intenção é fazer o praticante chegar ao estímulo adequado, próximo à exaustão.
O treino de alta intensidade não é um conjunto de regras rígidas, mas sim uma prática que visa a disciplina baseada em dois pilares: sobrecarga e progressão.
HIIT
No HIIT o importante é não aumentar o tempo da atividade. O ideal é manter o tempo enxuto com o máximo possível de repetições naquele período. Um dos pontos favoráveis que garantiu a adesão em massa a esta prática é que a recomendação é que os treinos não excedam 30 minutos; ou seja - é um exercício rápido, que atende até as rotinas mais corridas, e ainda assim muito eficiente. O método Tabata, inventado pelo professor japonês Izumi Tabata, ainda é bastante popular e resume de forma clara o HIIT: exercícios com foco na capacidade cardiorrespiratória e perda de gordura dentro de uma proposta integralmente aeróbica.
O HIIT é praticado desde 1990 por atletas, treinadores, preparadores físicos e adeptos em geral. Porém, para atingir os resultados esperados, é necessário que o treino seja seguido conforme o protocolo, de maneira sistemática. Daí a importância de ter um profissional qualificado no acompanhamento.
Benefícios do HIT e do HIIT
Taxa de metabolismo basal aumentada
Metabolismo basal é a quantidade de energia que seu corpo utiliza para se manter ativo em repouso, mantendo as funções básicas do corpo em atividade: batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura corpórea etc.. Quando você aumenta seu consumo calórico básico, maior a tendência de perder gordura e ganhar massa magra.
Emagrecimento e alta queima calórica
Quanto mais massa magra você tem, melhor seu desempenho atlético e por tabela, mais calorias você queima. Os músculos demandam mais energia para funcionar.
Melhor rendimento cardiorrespiratório e muscular
O HIIT, como acontece com os exercícios aeróbicos, aumenta a capacidade cardiorrespiratória. O HIT, por sua vez, garante aumento da massa magra e da resistência muscular.
Quero emagrecer: aposto no HIT ou no HIIT?
Ambos são excelentes opções para auxiliar na queima de gordura. O HIT mantém o corpo acelerado praticamente o tempo todo com menos intervalo. Já o treino intervalado tem maior variação de batimento cardíaco na sessão de treino. O treino intervalado promove maior queima de gordura visceral, a maior responsável pelo aumento de fatores de risco quando acumulada em excesso. O ideal é variar os treinos.
Porém, é importante frisarmos que nem todos estão aptos a praticar o HIIT - algumas pessoas têm condições mais sensíveis de saúde que podem acarretar problemas sérios durante a prática; visto que ela exige bastante do corpo. O ideal é passar por uma avaliação prévia com especialista.
Como o HIT e o HIIT exigem bastante do organismo, é importante caprichar também na parte nutricional e se atentar à dieta - que deve fornecer energia, vitaminas e minerais suficientes, bem como a hidratação, que precisa estar em dia. Caso você precise de uma dose extra de disposição, pode investir em suplementos alimentares.
Fontes: