Não tenho tempo pra mim: como resolver esse grande mistério dos dias atuais?
Já passou da hora de reconhecer a importância de fazer uma pausa e pensar mais em si mesmo.
A correria diária muitas vezes gera ansiedade e estresse. Reconhecer o momento certo de fazer uma pausa e reavaliar que rumo estamos dando às nossas vidas pode evitar muitos problemas correlatos à saúde física e mental - incluindo evitar que alguns relacionamentos importantes venham ao fracasso.
Desacelerar é um ato de autocuidado que pode prevenir uma depressão, isolamento ou mesmo a morte. É fundamental para que o acúmulo de obrigações não cause qualquer tipo de transtorno de ordem física ou emocional.
A importância de reconhecer que é preciso dar um tempo
Uma das causas que leva muitas pessoas ao burnout é o fato delas nunca pararem para pensar em si mesmas - e quais são suas reais necessidades. Assumir que você precisa de um tempo não é sinal de fraqueza - é coragem e sabedoria; pois pode amenizar ou evitar que patologias entrem em cena.
Profissionais de várias áreas, mães, donas de casa, empresários e estudantes têm vidas muito corridas e vivem constantemente sob muito estresse. Especialmente nesses casos, a reflexão e autoanálise entram como medida-chave para encarar a realidade de que chegou hora de parar.
Tirar um tempo para si ajuda a descansar e recuperar as energias para as próximas tarefas - além de evitar vários tipos de transtornos e doenças.
Como organizar meu tempo?
Existem medidas que podem ser tomadas em diferentes esferas da vida para evitar a sobrecarga emocional e o estresse gerado pela rotina diária.
1 - Estabeleça suas prioridades
Gerenciar o tempo não é uma tarefa fácil - ainda mais para quem assumiu bastantes responsabilidades no dia a dia. Por isso, o primeiro passo é determinar o que de fato é imprescindível ser feito - de forma geral.
2 - Prioridades profissionais
Quase ninguém vive sem trabalho, ok. Mas na hora de validar o que será feito, priorize as tarefas mais urgentes logo pela manhã - afinal, as primeiras horas do dia são normalmente as mais produtivas.
Caso consiga se organizar com um dia de antecedência para isso, melhor ainda.
3 - Prioridades familiares
Dê mais atenção a seu cônjuge e filhos, caso os tenha. Nada é mais importante do que se divertir com as crianças e curtir um tempo com o maridão ou esposa. Evite levar trabalho para casa e, caso o faça, não permita que a situação se torne recorrente. Muitos casamentos fracassam em função da má gestão do tempo.
O fato aqui é: se faça presente de verdade - não adianta nada estar fisicamente no mesmo ambiente que todos e ficar o tempo inteiro no celular ou notebook. As mensagens podem esperar. Estando presente você vai perceber que o tempo é muito melhor aproveitado e poucas horas podem ter uma intensidade para guardar na lembrança.
4 - Prioridades pessoais
Sua vida não pode ser apenas trabalho, esposo e filhos - é preciso também pensar em você. Como anda seu autocuidado? Especialmente neste período de home office, muitas mulheres e mães sentiram sua autoestima prejudicada por concentrarem tempo demais no trabalho.
Dê atenção à sua saúde: tente se exercitar com regularidade e comer bem. Esses hábitos ajudam a manter a imunidade em dia e evitar doenças. Fora isso, vá ao shopping com uma amiga, leia um livro ou cozinhe para si. Entenda o que te dá prazer e faça!
5 - Tarefas que podem ser delegadas
Existem tarefas que tomam um tempinho, mas não precisam ser realizadas por você. Buscar as crianças na escola ou fazer as unhas, são coisas que podem muito bem depender de terceiros enquanto você descansa. Contratar uma funcionária ou ajudante não é um luxo - é um investimento necessário, especialmente para as mulheres que têm várias outras tarefas diárias.
Dicas de organização
Além dessas dicas, existem outras funções para colocar em prática já! Anota aí, mulher:
1 - Tenha sua agenda
Colocar tudo no papel, computador ou num app de celular dá uma visão macro de como será o dia. Dessa forma fica “menos difícil” estipular prioridades e horários para cada afazer.
2 - Permita que as crianças participem
Dependendo da idade dos seus filhos, é possível já delegar algumas tarefas. Além de aliviar sua agenda, cria um senso de responsabilidade e participação. Arrumar a cama, lavar a louça ou tirar as roupas do varal podem ficar sob responsabilidade deles.
3 - Tenha suas contas em dia
Cadastre as contas que puder no débito automático para evitar ter que sair às pressas para pagar algo ou mesmo ter que pagar grandes montantes de juros depois. Ter tudo anotado também ajuda a não esquecer nenhum boleto.
4 - Você não é a Mulher-maravilha
Seja modesta consigo mesma. Não dá pra fazer a agenda de um ano em um dia. Coloque em sua pauta poucas tarefas - mas assegure de que estas serão bem-feitas.
5 - Se dê algumas recompensas
Claro que você merece! Imagina trabalhar tanto, cuidar da casa, dos filhos, marido, cachorro e ainda não fazer nada que te agrade? Chame as amigas e vá ao shopping, tome um sorvete ou faça uma caminhada ao ar livre. Tá permitido pôr em prática algo que te dê prazer.
A importância de organizar seu tempo
Todo mundo sabe que criar e manter uma nova rotina não é fácil, mas começar já é um passo. Só não se esqueça de que você é humana - e não um robô.
Exigir tanto de si mesma só vai te fazer sentir frustrada e ansiosa. Se você não cuidar de si, ninguém fará isso por você; e aí sabe o que vai acontecer? Você estará tão debilitada que não poderá cuidar dos outros ao seu redor. Parar para prestar atenção em si mesma não é um ato de egoísmo - é altruísmo. Você garante o seu bem-estar para poder pensar na qualidade de vida dos demais.
É aquela velha história: para conseguir amar alguém, precisamos antes aprender a amar a nós mesmas.
Sendo assim, cuide bem de sua saúde (pare já de adiar aquele médico “por falta de tempo”), alimentação, mente e corpo. Se exercite, priorize bons alimentos; passe tempo de qualidade com sua família e amigos, mude de emprego (sim, você pode!) e o mais importante: não se preocupe com o que os outros vão pensar. os burburinhos vão surgir você fazendo ou não o que considera “certo”.
Cuidar de si para cuidar dos demais
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Fontes: