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O que é a Niacina e o que ela faz pelo seu corpo

Também conhecida como vitamina B3, a niacina participa de diferentes funções no corpo para garantir a homeostase do organismo.

Melhora da circulação sanguínea, alívio da enxaqueca, controle do colesterol e melhora do quadro de diabetes -  a vitamina B3 participa e protagoniza várias atividades no organismo. 

Ela pode ser encontrada em muitos alimentos, como carnes, frango, peixes, ovos e vegetais, marcando presença também em produtos como farinha de trigo e de milho.

É possível encontrar a niacina em suplementos alimentares, como o Mult Simple - multivitamínico completo da Simple - que combate carências nutricionais, promove o bem-estar geral, auxilia na manutenção da saúde, combate os radicais livres e aumenta a disposição.

Benefícios da Niacina 

benefícios da niacina

 

O consumo adequado e regular de niacina é indispensável para corroborar com o funcionamento adequado dos seguintes processos:

  •  baixa dos níveis de colesterol;
  •  produção de energia celular;
  •  manutenção da saúde celular e proteção do DNA;
  •  manutenção da saúde do sistema nervoso;
  •  manutenção da saúde da pele, boca e olhos;
  •  prevenção de doenças como o câncer de boca e garganta;
  •  melhora no controle da diabetes;
  •  alívio no sintomas da artrite;
  •  prevenção de doenças como Alzheimer, catarata e arteriosclerose.

O que causa a falta de niacina?

A deficiência de niacina pode provocar o aparecimento de pelagra, uma doença grave que manifesta sintomas na pele - como manchas escuras e provoca diarreia intensa e demência. Como a vitamina B3 é normalmente obtida através da alimentação, quadros como desnutrição, alcoolismo, anorexia, câncer e doenças genéticas podem prejudicar a absorção de niacina pelo organismo.

Qual é a quantidade recomendada de ingestão de niacina?

Idade Quantidade de Niacina
0 a 6 meses 2 mg
7 a 12 meses 4 mg
1 a 3 anos 6 mg
4 a 8 anos 8 mg
9 a 13 anos 12 mg
Homens a partir de 14 anos 16 mg
Mulheres a partir de 14 anos 18 mg
Mulheres grávidas 18 mg
Mulheres que amamentam 17 mg

 

A quantidade recomendada pode variar de acordo com a idade do indivíduo, segundo a tabela abaixo:
Suplementos de niacina, ou que contenham a vitamina em sua formulação, podem ser associados à alimentação a fim de melhorar o controle do colesterol alto, segundo prescrição médica. Importante destacar que o consumo inadequado ou exacerbado de vitamina B3 pode trazer efeitos indesejados como formigamento, dor de cabeça, coceira e vermelhidão na pele.


Fontes:



Tua Saúde


Vitat

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