mulher frente ao computador

Concentração: o que é, como melhorar a sua e quais transtornos podem atrapalhá-la

A concentração é uma função cerebral absolutamente fundamental para os seres humanos. Todos precisam desse artifício, não importa se for em um ambiente de trabalho ou de estudos.

Alunos sabem muito bem disso, a sensação de precisar estudar para uma prova desesperadamente e mesmo assim não conseguir depositar a atenção necessária no material.

A realidade atual também não contribui, assim que a pandemia mudou a dinâmica de tais ambientes e impôs o trabalho a distância. Como se concentrar na "EAD" ou home office quando está a apenas abas de distância de redes sociais ou outros meios de entretenimento? É com certeza uma tarefa difícil.

Antes de entrarmos nas especificidades do assunto e soluções, vamos primeiro detalhar o conceito da concentração. Geralmente é um termo amplo, pessoas usam como referência para diversos tópicos, ou seja, o que exatamente é concentração? 

homem concentrado

 

Podemos oferecer uma definição após explicar a função cognitiva da atenção. A atenção é distinguida em duas partes, a passiva e a ativa. A que realmente importa para esse assunto é a ativa, que para muitos requer um esforço significativo e é conhecida como concentração na linguagem coloquial. Para atingir uma atenção ativa você precisa se dedicar ao material, é um ato puramente direcionado e voluntário. O problema é que ao mesmo tempo que a pessoa se empenha para entender a matéria escolar ou o trabalho, ela precisa inibir distrações e pensamentos que sem dúvidas entrariam no caminho. Hoje em dia, o que não falta são essas distrações, notificações de Whatsapp, vídeos no Youtube, Netflix e etc são desafios que nunca tivemos que combater.

Como melhorar a concentração?

mulher trabalhando

 

O objetivo principal das dicas abaixo é a tranquilidade, a sua mente em paz e portanto preparada para ser 100% dedicada a uma atividade. Quando tentamos focar em algo, empecilhos podem vir do ambiente em geral ou até do nosso próprio cérebro. Por isso, é importante entender o passo a passo e como você desenvolver um espaço apropriado para a sua concentração.

A prioridade primordial do processo é se organizar internamente, tomar providências que deixarão a sua mente sempre preparada. Primeiramente, ter uma rotina é um grande aliado na luta contra a desatenção, uma rotina cotidiana gera estabilidade e serenidade em saber que o seu dia já está planejado.

Outras boas adições seriam atividades físicas, contato regular com amigos - todos precisam de distrações - e exposição ao sol, já que a luz solar afeta a melatonina e o sono não pode ser um obstáculo para a sua concentração. Para complementar a lista, apresentamos pequenas coisas que você pode fazer como montar uma lista de tarefas, concentrar-se em uma atividade por vez e prática da meditação.

Agora, para tornar o seu ambiente externo mais agradável e equilibrado, o esforço precisa ser um pouco maior.

  • Sempre sozinho e avise pessoas perto de você para não existirem interrupções;
  • Se a situação anterior não for o seu caso e não tiver a possibilidade de ficar a sós, use fones de ouvido;
  • Desligar a TV;
  • O seu celular sempre longe, a distração de notificações ou o simples fato de existirem milhares de jeitos de se entreter com o aparelho vão ser um problema;
  • Sempre sentar na primeira fileira se estiver em um ambiente de estudos;
  • Ouvir músicas. O único aspecto da lista que pode ser um problema para algumas pessoas, experimente, se não for para você, realmente é melhor continuar com o silêncio.

Quais transtornos podem atrapalhar sua concentração?

mulher deitada em livros

 

Nós discutimos definições, possíveis problemas no seu ambiente e métodos para melhorar a sua concentração. Agora, o que fazer quando nada disso funciona? Quando você tenta de tudo e mesmo assim existe uma barreira mental que te proíbe de conquistar os seus objetivos. A triste realidade é que existem diversos transtornos psicológicos que podem estar afetando negativamente o seu bem-estar mental, e eles não são brincadeira. 

Primeiramente vamos falar sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH. O mais comum dos transtornos psiquiátricos, especialmente entre crianças, TDAH pode ser um grande empecilho na sua concentração. Quando se estende a vida adulta, essa condição pode gerar agitação constante, dificuldade em controlar comportamentos impulsivos e prestar atenção em qualquer tipo de atividade. É como se não importasse o quão importante a sua tarefa seja, sempre vai existir algo mais interessante mentalmente para te desviar.

Entretanto, TDAH não é a única condição comum que pode impactar a sua habilidade em se concentrar. A depressão, cada vez mais espalhada na sociedade, é imprescindível neste tópico. A saúde mental de um indivíduo é essencial, por isso é triste dizer que apenas no último ano, o número de pessoas que sofrem com a condição aumentaram em 25%. Tais indivíduos apresentam tristeza, insônia, fadiga, alterações de apetite e uma perda de interesse em atividades que gostavam. Todos aspectos que contribuem para a perda de concentração.

A ansiedade também pode ser uma grande pedra no seu sapato quando o assunto é concentração. Claro, níveis de ansiedade variam e um pouco pode até impulsionar alguém a trabalhar duro por resultados, porém, em altos níveis pode ser um problema. Isto porque a ansiedade pode levar a um estado mental caótico. Muitas coisas na cabeça ao mesmo tempo, falta de sono e outros sintomas são todos terríveis para a sua concentração.

Palavra final

Em conclusão, a concentração é um dos ativos mais valiosos que alguém pode possuir. No mercado de trabalho e ambientes de estudos, todos buscam resultados, e sem a sua atenção total, o desafio se torna mais difícil. Por isso, siga as dicas apresentadas no texto, sempre experimente novos métodos e soluções. Todavia, não se esqueça de checar com um profissional da saúde antes de concluir que possui um transtorno psicológico. Como já destacado, é um assunto extremamente sério, então antes de se medicar, não hesite em avaliar todas as suas opções. 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.