O uso de maisena no rosto: o amido de milho funciona para combater espinhas e clarear a pele?
Produtos caseiros para tratar a pele podem ser muito interessantes, desde que tenham eficácia comprovada.
Algumas receitas caseiras fazem bastante sucesso online - como é o caso do uso de amido de milho (popular maisena) no rosto. Mas será que essa aplicação é segura e traz mesmo benefícios para a cútis?
Para que serve a maisena no rosto?
Muito recomendada por blogueiras de moda e beleza como uma alternativa barata para o combate da oleosidade na pele, a maisena tem ganhado bastante popularidade na Internet. De forma muito frequente, o amido acaba sendo misturado com outros produtos naturais, como o mel ou água, por exemplo. No entanto, essa prática não é recomendada por especialistas.
Maisena no rosto faz mal?
O uso de amido de milho no rosto não é um tratamento aconselhado por profissionais, visto que não há estudos que comprovem sua eficácia no combate à oleosidade ou quaisquer outros benefícios. Sendo assim, existem alternativas mais seguras e eficazes para estes fins.
Dúvidas gerais sobre o uso de maisena no rosto:
Maisena serve para clarear a pele do rosto e retirar manchas?
Não. A comunidade médica reitera que não há eficácia comprovada do uso do produto para este fim.
Maisena causa irritação na pele?
De forma imediata, geralmente não. Porém, seu uso prolongado pode acarretar infecções fúngicas, visto que o amido de milho pode servir como um alimento para os fungos que habitam na pele.
Maisena trata a oleosidade da pele?
Novamente, não. Embora haja diversas receitas que apontam que a maisena, quando misturada com água e aplicada na pele e cabelos, tende a favorecer a diminuição da oleosidade, não existe estudo comprovando tal eficácia. Melhor investir num acompanhamento profissional para evitar possíveis problemas futuros à saúde.
Maisena serve para combater espinhas?
O endosperma - resultado da extração das proteínas e das fibras dos grãos de milho, feito com o centro amiláceo - é o melhor alimento para fungos que habitam na pele. Isso pode causar infecções fúngicas importantes e agravar o quadro das acnes.
Maisena pode ser usada em tratamentos estéticos?
Não. Como dissemos, o uso frequente e prolongado pode causar infecções e irritações. Fora que não há, na comunidade médica, nenhum documento que comprove sua eficácia. É melhor e mais seguro procurar um dermatologista e fazer acompanhamento do seu caso.
Assim como a depilação, o tratamento acneico ou preventivo demanda bastantes cuidados. Existem algumas vitaminas naturais que podem melhorar o aspecto da pele - especialmente quando falamos sobre hidratação e prevenção ao envelhecimento.
Consulte seu médico de confiança para que ele te oriente sobre o melhor protocolo a ser seguido. Às vezes na intenção de economizar e seguir receitas baratas, podemos nos arriscar e acabar pagando muito mais caro depois - inclusive com a própria saúde.
Fontes: