pele no inverno

Mandamentos da pele com acne no Outono/Inverno

Descubra como tratar devidamente a pele acneica dos dias em que a temperatura é mais amena

Quem sofre com pele acneica normalmente tem muitas dúvidas no inverno: o frio piora a acne? Eu posso usar hidratantes? Continuo ou suspendo o protetor solar? Segundo estudos, a resposta é negativa para todos os questionamentos anteriores. 

mulher se aquecendo

 

De acordo com dermatologistas, o frio não tem nenhum tipo de relação com surgimento de acne, mas como a pele oleosa também pode sofrer com ressecamento, nos períodos do ano em que a temperatura é mais amena, é necessário ter bastante atenção - já que a baixa produção do suor causa a concentração de sebo nos poros, corroborando para seu entupimento e agravando o quadro.

Para quem sofre com acne, o inverno acaba sendo uma estação que castiga a pele, pois o vento gelado pode deixá-la ainda mais sensível.

A acne aumenta no frio? 

mulher com acne

 

A incidência da acne não aumenta no inverno. O que pode acontecer nesta época do ano é o agravamento ou tendência de piora nas pessoas que já sofrem com a doença ou possuem uma carga genética associada. É primordial dobrar os cuidados com a pele a fim de evitar maiores intercorrências. Os hidratantes por exemplo devem ser escolhidos a dedo. 

O que é acne?

o que é acne

 

Acne é o nome de uma dermatose, comumente conhecida pela incidência dos cravos e espinhas na face, costas ou no peito. É uma doença de pele que afeta o folículo pilossebáceo, composto por uma glândula sebácea e um canal no qual se forma o pelo. A patologia surge quando este folículo é obstruído ao mesmo tempo em que a glândula sebácea produz oleosidade demasiada.

A acne é uma doença que precisa ser tratada independentemente da idade ou sexo da pessoa. Espremê-las, cutucá-las ou apertá-las deve ser evitado, bem como a utilização de produtos caseiros ou de procedência duvidosa. Não existem soluções milagrosas, elas podem apenas piorar o quadro, causar outras doenças ou manchas irreversíveis. Conforme a intensidade e o grau da acne, o único tratamento viável pode ser feito via oral, segundo prescrição do dermatologista.

Quando tratada a tempo, a acne não se torna uma cicatriz. No caso de adolescentes, o quadro deve ser tratado com bastante atenção, já que neste período da vida somos mais suscetíveis a críticas externas que podem prejudicar também nossa saúde mental.

Quais os cuidados com a pele acneica? 

Separamos cinco cuidados essenciais para a pele que sofre com acne. Pratique-os especialmente no inverno:

1 - Limpeza da pele

limpeza de pele

 

Lave seu rosto pelo menos três vezes ao dia com um sabonete de PH neutro - próximo ao da pele. Loções de limpeza devem ter seu uso suspenso pois normalmente são oleosas. As melhores são as aquosas que não contém nenhum tipo de óleo em sua formulação. Uma alternativa excelente é utilizar adstringente para diminuir a oleosidade, bem como produtos antiacneicos, que auxiliam a minimizar a produção do sebo e controlar a flora bacteriana da pele.

2 - Hidrate a sua pele

hidratação da pele

 

Peles oleosas e com acne também necessitam de hidratação, pois a produção demasiada de sebo não impede a perda de água. Durante o inverno, a queda na produção de suor pode acarretar ressecamento, além das baixas temperaturas e do uso de água quente no banho. Os hidratantes devem ter formulação não-comedogênica e serem do tipo oil-free. A consistência pode variar entre gel, gel-creme ou compostos de água e derivados do silicone. É importante buscar por formulações que sejam hipoalergênicas e sem perfume, pois esses aditivos podem piorar o quadro da acne.

3 - Proteja sua pele

mulher usa ndo protetor

 

Assim como qualquer outro tipo de pele, a acneica também deve ser constantemente protegida do sol. Além de evitar doenças como câncer e o envelhecimento precoce, a proteção evita a hiperpigmentação pós-inflamatória no local das lesões. O filtro solar deve ter no mínimo fator de proteção 15 (FPS15) e também ser do tipo sem óleo.

4 - Trate sua pele

trate sua pele

 

Dependendo das condições da acne, existem tratamentos específicos que devem ser prescritos e acompanhados pelo médico dermatologista. Isso inclui a utilização de isotretinoína, ou realização de peeling facial - sendo o inverno a estação do ano mais adequada para isso.

5 - Esqueça os mitos

mulher se expondo ao sol no inverno

 

As mentiras mais populares relacionadas a acne referem-se à alimentação e à exposição solar. Não existem pesquisas que demonstrem a relação entre alimentação e comportamento da pele acneica, portanto, restringir a ingestão de açúcar e gordura, por exemplo, não faz parte do tratamento. Com relação à exposição solar, apesar de haver o disfarce da acne quando a pele fica levemente bronzeada ou avermelhada, nos dias que se seguem, o quadro piora, devido ao aumento da produção de sebo e da espessura dérmica -  o que contribui para a obstrução dos poros. 


Se você precisa de uma forcinha para melhorar a hidratação e a tenacidade da sua pele, experimente o Beauty Simple - uma suplementação que reúne os ativos mais famosos do mundo na tratamento da derme: ácido hialurônico, silício e biotina em cápsulas.




Fontes:


GZH Geral


Dra. Juliana Toma

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.