tomates

Por que seu corpo precisa de licopeno?

Tomate, mamão, goiaba e melancia: todos eles possuem licopeno; uma substância com propriedades muito benéficas ao seu organismo.

Você já ouviu falar em licopeno? Essa substância é uma das mais eficientes que existem quando o assunto é poder antioxidante. 

O que é licopeno?

alimentos com licopeno

 

Licopeno é uma substância que faz parte do grupo dos carotenóides e concede a cor vermelho-alaranjada presente em alimentos com mamão, tomate, melancia, goiaba e pimentão vermelho. 

Devido ao seu poder antioxidante, o licopeno é um excelente aliado no combate a doenças como o câncer, visto que inibe a ação oxidante dos radicais livres. Esse processo de oxidação é perigoso, pois ocasiona o desgaste celular de forma acelerada, levando ao envelhecimento precoce. Por isso, antioxidantes potentes como o licopeno são importantes para a saúde.

Quais os benefícios do licopeno para a saúde?

O licopeno possui vários benefícios, mas, dentre eles, podemos listar:

1 - Ajuda na prevenção do câncer

fitas coloridas do câncer

 

Algumas pesquisas indicam que o consumo regular de licopeno pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer, especialmente o de mama, pulmão, ovário, rins, bexiga, pâncreas e próstata. Isso ocorre, pois o licopeno é capaz de evitar que o dano no DNA das células sofra mutações devido a presença dos radicais livres - sendo estas mutações as responsáveis pela manifestação e proliferação do câncer.

2 - Cria uma barreira de proteção contra substâncias tóxicas

agrotóxicos

 

Raríssimas as ocasiões em que comemos algum alimento livre de agrotóxicos, não é? Esses pesticidas podem causar reações adversas ao corpo, ainda que sejam usados para proteger plantações de pragas. O licopeno pode ajudar com que os herbicidas causem menos males aos humanos.

3 - Protege o organismo dos efeitos dos raios UV

mulher olhando para o sol

 

Um estudo com dois grupos de pessoas - um que consumiu licopeno e o outro não - comprovou que as pessoas que ingeriram a substância tiveram menos danos quando expostas ao sol ao longo de 12 semanas. Essa ação do licopeno pode ser potencializada quando seu consumo está associado a vitaminas E, C e betacarotenos.

4 - Diminui a chance de desenvolver doenças cardíacas

coração com esfignomanômetro

 

Devido à sua ação antioxidante, o licopeno impede a oxidação do LDL (o colesterol ruim), prevenindo assim a formação das placas de aterosclerose e o desenvolvimento de doenças do coração.

Somado a isso, o licopeno aumenta o índice de HDL (colesterol bom) - que está associado a boa saúde do coração. O licopeno também pode ajudar a regular a pressão arterial, pois algumas pesquisas indicam que ele diminui a vasoconstrição.

5 - Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

envelhecimento precoce da pele

 

Como possui atividade antioxidante e regula a quantidade de radicais livres circulantes no corpo, a ingestão de licopeno ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

6 - Atua na prevenção de doenças oculares

olho masculino

 

Foi relatado em estudos que o consumo do licopeno ajuda na prevenção do desenvolvimento de doenças oculares como a catarata.

7 - Previne o Alzheimer

idoso com Alzheimer

 

Também graças às suas propriedades antioxidantes, o licopeno pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do Alzheimer, evitando convulsões e perda de memória.

8 - Previne a osteoporose

ossos partidos ao meio

 

O licopeno também diminui a morte de células ósseas, ajudando na prevenção da osteoporose.

Alimentos ricos em licopeno

A tabela abaixo lista alimentos ricos em licopeno que podem facilmente serem incluídos no seu dia a dia.

Alimentos ricos em licopeno

 

Ainda assim, existem alguns suplementos alimentares e vitaminas que possuem licopeno em sua formulação. É o caso do Mult Simple - suplemento alimentar de vitaminas e minerais com Ômega 3 e licopeno em cápsulas.

Com apenas uma cápsula por dia, ele ajudar na manutenção da imunidade, a prevenir carências nutricionais e o envelhecimento.


Fontes:


Tua Saúde


Taeq - Conquiste sua vida

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.