mulher preocupada

Conheça os principais sinais que podem indicar câncer

Existem alguns indícios que podem te ajudar a descobrir o câncer de forma precoce e aumentar as chances de cura.

De forma geral, o câncer provoca alguns sintomas genéricos como perda de peso sem motivo aparente e cansaço frequente junto a uma dor que não passa. No entanto, para chegarmos a um diagnóstico assertivo, é necessário fazer uma série de exames clínicos para descartar outras hipóteses.

Normalmente o câncer é diagnosticado quando o portador apresenta sintomas bem específicos, que podem surgir de forma rápida e inesperada ou como consequência de outra patologia não tratada - como é o caso de uma úlcera de estômago que evolui para o câncer, por exemplo.

Na presença de qualquer sinal que possa indicar câncer, recomendamos que você visite um profissional - preferencialmente um oncologista - para fazer os exames necessários.

Conheça os principais sinais que podem indicar câncer:

1 - Emagrecimento repentino sem dieta associada

Mulher com calça larga

 

“Do nada” a pessoa começa a perder peso - o que pode equivaler até 10% do seu peso corporal em até 1 mês. Isso claro, sem dieta ou treinos associados. Esse tipo de sintoma é mais comum no caso de câncer de pâncreas, estômago ou esôfago, mas também pode estar presente em outros tipos de cânceres.

2 - Cansaço frequente, até em pequenas tarefas

mulher cansada

 

É bastante comum o aparecimento de anemia ou sangue nas fezes de pessoas que estão desenvolvendo um câncer - o que leva à diminuição de glóbulos vermelhos e oxigênio no sangue. Isso causa muita fadiga mesmo nas pequenas tarefas, como subir um lance de degraus ou arrumar a cama, por exemplo.

3 - Dor que nunca passa

mulher com dor

 

A dor localizada em uma região é comum a vários tipos de cânceres, como por exemplo o de cérebro, pulmão, ovários e ossos. Na maior parte dos casos, essa dor não é aliviada nem com descanso nem com analgésicos comuns.

4 - Febre que vai e volta

mulher com febre

 

A febre intermitente pode ser um sinal de câncer como leucemia ou linfoma - que surgem devido ao enfraquecimento do sistema imune. Geralmente a febre aparece por uns dias e some sem o uso de medicação, voltando, momentos depois de forma instável e sem estar ligada a outros sintomas.

5 - Alterações nas fezes

mulher sentada no vaso sanitário

 

Variações na cor e textura das fezes podem indicar câncer. Diarréias por mais de 6 semanas ou fezes muito duras e escuras devem ser sinais de alerta. Náuseas, barriga inchada e vômitos também.

6 - Dor ao urinar ou urina escurecida

mulher com dor ao urinar

 

Sintoma mais comum no câncer de bexiga ou próstata, a dor ao urinar, urina escurecida (devido a presença de sangue) e micção frequente devem ser observadas. Como esses sintomas também estão associados à infecção urinária, vale uma visita ao médico para descartar a hipótese de câncer.

7 - Demora na cicatrização

mulher com cicatriz na barriga

 

O aparecimento de pequenos machucados na boca, pele ou vagina por exemplo e a demora no processo de cicatrização, podem indicar a presença do câncer. Isso acontece porque o sistema imune está mais enfraquecido e a diminuição das plaquetas desacelera o processo de cicatrização - que pode se estender por mais de um mês.

8 - Sangramentos

tosse com sangue

 

Hemorragias associadas à tosse, fezes, urina ou mamilos também podem indicar o câncer em um estágio inicial ou mais avançado - dependendo da região afetada. Sangramento vaginal que não é o da menstruação, corrimento escuro, vontade constante em urinar e cólica menstrual podem indicar câncer de útero.

9 - Manchas na pele

mulher com manchas nas costas

 

O tumor pode provocar aparições de lesões ou manchas na pele - amareladas, escuras, roxas, com bolinhas ou vermelhas; além de deixar a área com aspecto áspero.

Preste bastante atenção às verrugas, que podem mudar de cor, tamanho ou formato; manchas pré-existentes e sardas - estas também podem indicar câncer de pele ou outros cânceres.

10 - Caroços ou ínguas inchadas

mulher com íngua no pescoço

 

O aparecimento de nódulos (especialmente nas mamas ou testículos) pode indicar câncer. Além disso, é comum o inchaço das ínguas que existem na barriga, axilas, virilhas e pescoço. 

O câncer de mama também pode apresentar vários outros sinais ou sintomas, como por exemplo:

  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
  • Nódulo único endurecido.
  • Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
  • Dor na mama ou mamilo.
  • Inversão do mamilo.
  • Eritema (vermelhidão) na pele.
  • Edema (inchaço) da pele.
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
  • Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
  • Linfonodos aumentados

11 - Engasgar com frequência

mulher tossindo

 

Alguns portadores de câncer podem ter dificuldades para engolir ou deglutir - especialmente aqueles com câncer de estômago, esôfago ou faringe.

Ínguas inflamadas na região do pescoço, aumento do abdômen, palidez, suores, manchas roxas na pele e dor nos ossos, são sintomas frequentes de leucemia.

12 - Rouquidão ou tosse persistente

mulher com pigarro

 

Tosse persistente, falta de ar, e voz rouca podem ser sinais de câncer de pulmão, laringe e tireoide, por exemplo. Quando esses sinais se estendem por mais de 3 semanas é hora de ligar a luz de alerta e procurar um médico. 

O que fazer se suspeitar de câncer

Em caso de suspeita de câncer deve-se ir ao médico para realizar exames de sangue como PSA, CEA ou CA 125, por exemplo, que são marcadores tumorais cujos níveis no sangue ficam aumentados em alguns tipos de sangue.

Além disso, o médico pode indicar uma ecografia ou ressonância magnética para observar o órgão e confirmar a suspeita de câncer e, em alguns casos, pode ser necessário a realização de um outro exame de imagem ou de uma biópsia. Veja quais são os exames de sangue que detectam o câncer.

A partir dos resultados dos exames laboratoriais e de imagem, além de identificar o tipo de câncer, o médico é capaz de verificar a gravidade do câncer e se há ou não metástase, assim como a sua possibilidade. Dessa forma, é possível que seja indicado o melhor tratamento e a taxa de cura.

Hábitos que contribuem para evitar o aparecimento de câncer

prato com comida saudável

 

Vale lembrar que boa alimentação e exercícios regulares são aliados da saúde e podem ajudar a evitar várias doenças - como o câncer, por exemplo. Evitar a prática de hábitos ruins, como fumar, beber constantemente, se expor ao sol sem proteção solar e comer de forma compulsiva e não balanceada podem contribuir (e muito) para o aparecimento da doença, pois o corpo acaba entrando num processo inflamatório que baixa a imunidade e desestabiliza as funções vitais.

Por isso, cuide da sua saúde física e mental: evite o estresse e burnout, leia bons livros, fique com sua família e faça atividades ao ar livre.


Fontes:


Tua Saúde


Oncoguia

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.