homem com fita métrica

Quais nutrientes podem auxiliar na perda de peso?

Engana-se quem acredita que apenas as fibras e proteínas podem auxiliar na perda de peso. Conheça os nutrientes que podem te ajudar a não travar uma guerra contra a balança.

Não é novidade que as fibras e proteínas promovem sensação de saciedade e redução da fome, contribuindo assim para o controle do apetite e uma ingestão menor de calorias. No entanto, esses não são os únicos nutrientes que auxiliam na perda de peso. Confira a seguir outros componentes que também podem auxiliar você na eliminação de quilinhos extras.

1 - Ferro

ferro

 

A ausência de quantidades ideais de ferro no organismo pode causar cansaço exacerbado, letargia e vertigens. Certamente, isso dificulta o emagrecimento, tendo em vista que fica bastante difícil treinar com todos esses sintomas.

Por isso, é bastante importante consumir alimentos ricos em ferro - como lentilha, carne, grãos e vegetais de folhas escuras, por exemplo.

A indicação da ingestão diária de ferro deve ser calculada por um nutricionista de acordo com as necessidades individuais; porém, recomenda-se, de forma genérica, a taxa de 18 mg de ferro por dia. Durante o período menstrual, é possível que seja necessário reforçar o consumo, visto que uma parte do ferro ingerido pode ser perdido junto ao sangramento.

2 - Vitamina C

vitamina C

 

Famosa por ser uma  vitamina frequentemente associada a quadros de gripes e resfriados,  a vitamina C contribui para a absorção de ferro presente em frutas e vegetais, além de ter ação antioxidante - que otimiza a atividade celular.

A ingestão diária recomendada de vitamina C é de 75mg. Para atingi-la, invista em alimentos como laranja, couve, morango, aspargos, acerola, tomate,  repolho, rúcula e agrião.

3 - Cálcio

cálcio

 

O cálcio pode favorecer a perda de peso, tendo em vista que o nutriente pode contribuir para que as células atinjam o seu potencial máximo. A ingestão diária recomendada de cálcio gira em torno de 1 mil a 1,2 mil mg -  para ajudar a emagrecer ou manter o peso corporal.

Dessa forma, você usufrui de benefícios como uma maior eficácia no trabalho muscular, metabolismo acelerado, e queima de gorduras - além de uma digestão muito mais eficiente.

Para incluir o cálcio na alimentação, acrescente ao seu cardápio alimentos como tofu, salmão, feijão branco, couve e produtos derivados do leite - especialmente o iogurte, que, devido aos seus probióticos, mantém a digestão mais leve e evita inchaços e gases.

4 - Gordura

amendoim

 

Foi-se a época em que acreditava-se que o consumo de qualquer tipo de gordura era danoso ao nosso organismo. É possível sim, ingerir gordura para perder gordura. Alimentos como o azeite, abacate, nozes e peixes são excelentes fontes de gordura monoinsaturada.  Esse tipo de gordura, demanda uma digestão mais demorada, o que culmina na sensação de saciedade por mais tempo. Dessa forma, a ingestão calórica tende a ser menor ao longo do dia, o que auxilia na perda de peso.

Além disso, esse tipo de gordura auxilia na manutenção do colesterol - diminuindo o colesterol ruim, também conhecido como LDL, e aumentando os níveis de colesterol bom, ou HDL.

5 - Vitamina B6

vitamina B6

 

A vitamina B6 ajuda a transformar o alimento ingerido em energia para o corpo, e ainda participa ativamente da produção da serotonina - um neurotransmissor responsável pelo controle do bom humor e da sensação de bem-estar e alegria.

Pessoas que estão em dietas restritivas tendem a sofrer com a ausência do açúcar, substância que traz essa sensação. Por isso, a vitamina B6 é bastante útil para manter a positividade, motivação e o controle sobre a ingestão de guloseimas e doces ricos em açúcares.

Alimentos como lentilhas, nozes e aveia são ricos em vitamina B6, e podem ser incluídos desde já na sua dieta e no seu dia a dia.

6 - Zinco

zinco

 

Um outro nutriente que não pode faltar na dieta de quem precisa ou quer perder peso é o  zinco. Este mineral auxilia a tireoide a produzir os hormônios responsáveis por regular o metabolismo. A quantidade recomendada de ingestão de zinco por dia é de 8 mg, e você pode fazer isso utilizando alimentos como sementes de abóbora, ostras cozidas, espinafre, caju, trigo, cacau, cogumelos brancos e feijão.

7 - Magnésio

magnésio

 

O último item desta lista contribui com a boa forma e a saúde de duas maneiras diferentes:  primeiro, ele é altamente responsável pela boa digestão - e ajuda a prevenir o inchaço. Segundo - mas não menos importante, o magnésio habilita o crescimento muscular no corpo. Nem precisamos dizer que, quanto mais massa muscular você tiver no corpo, mais calorias você queima, certo? Podemos considerar que esse é um benefício para lá de bom.


E caso você precise de uma força extra, existem algumas suplementações naturais que podem potencializar a perda de peso. O Slim Simple é uma vitamina feita com quitosana e picolinato de cromo, que, além de controlar a fome e a vontade por doces, ajuda a manter saudáveis os níveis de colesterol e triglicerídeos. 


Fontes: Mundo Boa Forma

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