Deficiência de ferro

Sintomas que podem indicar a falta de ferro no sangue

Se você tem algum desses sintomas, talvez seja a hora de procurar um médico.

Já falamos sobre a importância do ferro e da anemia ferropriva aqui. Mas, para quem ainda não leu sobre, vale reiterar que o ferro é um mineral essencial para a saúde, Já que participa ativamente da formação da hemoglobina - um dos componentes das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio no corpo, - além de ser super importante para o funcionamento adequado do sistema imune e do metabolismo.

Sintomas que podem indicar a falta de ferro no sangue 

Cansaço

 

As causas para falta de ferro no organismo são variadas, mas podemos citar como principais a alimentação pobre em alimentos fonte desse mineral, ou sangramentos excessivos como hemorragia e fluxo menstrual intenso. Isso faz com que exista menor quantidade de Ferro disponível e, consequentemente, de hemoglobina também, resultando nos principais sintomas:

  • Cansaço insistente acompanhado de sono frequente e desânimo;
  • Dificuldade de atenção e aprendizagem;
  • Membros inferiores inchados ou articulações;
  • Queda importante de cabelo ou enfraquecimento dos fios;
  • Pele pálida ou interior das mucosas sem cor;
  • Falta de apetite e alterações no paladar;
  • Infecções recorrentes devido a queda na imunidade.

Se você apresenta algum desses sintomas, é importante consultar um médico para que sejam feitos exames a fim de comprovar a existência de baixas quantidades de Ferro no seu organismo. Dessa forma você pode buscar o tratamento adequado o quanto antes.

Quais exames confirmam a deficiência de Ferro?

exame de sangue

 

Normalmente, um clínico geral já é capacitado para fazer a avaliação dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente e pode realizar a indicação de um hemograma de modo a mensurar os níveis de hemoglobina.

Além disso, é imprescindível realizar exames de sangue que avaliem os níveis de Ferro -  como a dosagem de ferro sérico e Ferritina, que é a proteína armazenadora de Ferro; e transferrina, que é a proteína responsável pelo transporte de Ferro para os tecidos.

Dessa maneira, é possível mensurar qual é a gravidade da deficiência de Ferro apresentada pelo paciente e verificar se as proteínas responsáveis pelo armazenamento e transporte estão funcionando adequadamente. 

Assim o tratamento para o alívio dos sintomas e a reposição dos níveis de Ferro é mais assertivo e eficiente.


O que fazer para aliviar os sintomas da falta de Ferro?

falta de ferro

 

Inicialmente, aumentar o consumo de alimentos ricos nesse mineral já ajuda bastante. Vale acrescentar à dieta, alimentos como carne vermelha, ovo, atum, sementes de abóbora e girassol, banana, brócolis e espinafre, por exemplo.

A suplementação do mineral também pode ser uma boa pedida. Mas cabe aqui uma  orientação médica, especialmente nos casos em que os níveis de ferro tem uma queda importante, que não consegue ser amenizada mesmo com a alimentação adequada.


Fontes:


Tua Saúde

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.