timeboxing

O que é o timeboxing?

Um novo método com o poder de turbinar a sua produtividade diária

A dificuldade em organizar a rotina e vida cotidiana é extremamente comum. Claro, existem pessoas que possuem esse talento e conseguem evitar o caos que pode ser uma semana corrida, por exemplo. Porém, aqueles que não acham esse caminho mais facilmente precisam buscar recursos e métodos para enfrentar o desafio. Listas, aplicativos e calendários são muito populares; e esse artigo irá mostrar a razão de um novo sistema chamado "timebox" ser o mais efetivo.

O que é timeboxing?

timeboxing

 

"Feito é melhor do que perfeito."

O timeboxing é uma técnica de gerenciamento de tempo amplamente usada em metodologias ágeis que pode ser customizada para diversas finalidades, incluindo o uso pessoal.

Essa ferramenta prevê a predefinição de períodos de tempo fixos em que são realizadas atividades escolhidas, de acordo com as demandas e as necessidades de cada um. Em outras palavras, escolhe-se um determinado valor de minutos ou de horas para a execução de alguma demanda.

Tipos de timeboxing

Existem dois tipos de timeboxing: o hard time e o soft time. Esses tipos são definidos pelo tempo de cada atividade.

Hard time: tipo de tarefa cujo desenvolvedor já interrompe a atividade imediatamente após o final do bloco de tempo - tendo finalizado a tarefa ou não.

Soft time: quando a caixa de tempo se esgota, o usuário direciona seus últimos esforços para a finalização da atividade. 

Os 5 benefícios do timeboxing

1 - O time boxing ajuda a prever o tempo dedicado a cada tarefa

controle do tempo

 

O timeboxing permite o posicionamento relativo do trabalho em um calendário.

Se você sabe que um vídeo promocional precisa ser publicado em uma terça-feira e que a equipe de produção precisa de 72 horas para trabalhar em suas edições, então você sabe quando colocar o timebox. Na verdade, você sabe onde colocar o timebox: é visual, intuitivo, óbvio. Trabalhar duro e tentar o seu melhor às vezes não é realmente o que é necessário. A alternativa é fazer a coisa certa na hora certa, o que é um resultado melhor para todos.

2 - Você colabora de forma mais eficaz

colaborar

 

Em segundo lugar, a prática permite que você se comunique e colabore de forma mais eficaz. Se todo o seu trabalho crítico (e talvez apenas todo o seu trabalho, ponto final) estiver no seu calendário, os colegas poderão vê-lo. Portanto, não apenas é mais provável que você planeje seu trabalho para acomodar os horários dos outros, mas também outras pessoas podem verificar se seu horário de trabalho funciona para eles. Calendários compartilhados são a norma no mundo corporativo agora, com a Microsoft e o Google liderando o caminho.

3 - Fornece um registro abrangente do que você fez

timeboxing

 

Talvez você chegue ao final de uma semana agitada e nem tenha certeza do que aconteceu. Sem problemas, está no seu calendário. Ou uma avaliação de desempenho se aproxima: quais foram os altos e baixos dos últimos seis meses? Está no seu calendário. Ou você deseja usar uma hora para planejar a semana seguinte e precisa saber o que está no horizonte. Está no seu calendário.

4 - Você assume o controle do próprio controle

assumir o controle

 

Isso é especialmente importante porque o controle pode ser o maior incentivo à felicidade no trabalho. Interrupções constantes nos tornam menos felizes e menos produtivos. Timeboxing é o antídoto adequado para isso. Você decide o que fazer e quando fazê-lo, bloqueie todas as distrações para esse período de tempo e faça. O controle consistente e a realização demonstrável são extremamente satisfatórios, até viciantes. Não se trata apenas de produtividade, trata-se de intenção e como nos sentimos.

5 - Você será muito mais produtivo

produtividade

 

A lei de Parkinson afirma irreverentemente que o trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua conclusão. Embora não seja realmente uma lei, a maioria de nós admitiria que há alguma verdade nisso. A realidade é que muitas vezes gastamos mais tempo em uma tarefa do que deveríamos, influenciados pelo tempo que está disponível em vez de quanto tempo o trabalho realmente deveria levar. O timeboxing disciplinado nos liberta da lei de Parkinson, impondo um tempo sensato e razoável para uma tarefa e cumprindo-a. Embora seja difícil quantificar com precisão os benefícios de qualquer gerenciamento de tempo ou medidas de produtividade, isso é claramente um passo na direção correta.

 

Se você precisa de uma ajudinha na concentração e foco para desempenhar suas atividades diárias, experimente o lançamento da Simple: Sharp Brain. Sharp Brain é a formulação completa para levar sua performance a outro nível. O primeiro do Brasil com Neumentix™, Sharp Brain é um nootrópico composto também por L-Tirosina, Colina e Cafeína. Desenvolvido pelo time de nutricionistas e P&D da Simple, essa combinação exclusiva foi pensada para você que busca mais foco e produtividade no seu dia a dia.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.