tipos de memória

Quais são os tipos de memória e como eles funcionam?

A memória é a capacidade humana de absorver e reter vivências, sensações, conhecimentos, acontecimentos e pensamentos experimentados no passado.

Especialistas da Psicologia Cognitiva e Neurobiologia afirmam que, na verdade, existem vários tipos de memória, dadas as diversas fontes de armazenamento de dados em nossa mente - que não ficam restritas a apenas uma região cerebral, mas sim divididas em vários locais.

A memória precisa de energia

energia para a memória

 

Independente de como seja, existe um consenso na comunidade médica e psiquiátrica: a memória exige um alto dispêndio de energia por ser o fundamento cognitivo do homem, que se altera frequentemente com o passar do tempo. O funcionamento da memória é como uma colagem de “partes” de vivências e conhecimentos que resultam nas ideias originais.

Nossa memória tem níveis diferentes de conservação das lembranças adquiridas. Algumas “somem” com o passar do tempo e outras se tornam mais difíceis de detectar, ficando meio apagadas. Essa é mais uma evidência que de existem, de fato, vários tipos diferentes de memórias, o que deixa o estudo bem mais complexo, abrangente e interdisciplinar - contemplando pesquisas neurofisiológicas, bioquímicas, moleculares e emocionais.

Tipos de memória

tipos de memória

 

Atualmente, podemos dizer que a memória está dividida em dois tipos, que se diferem por sua extensão no tempo, conservação, atividades cerebrais envolvidas no processo e mecanismos neurológicos.

Memória declarativa

É a memória da recordação, manifestada por meio da verbalização de acontecimentos. Ela é subdivida em:

Memória imediata: cuja duração é instantânea, sendo logo extinguida;

Memória de curto prazo ou de trabalho: leva algumas horas para se esvair, deixando alguns vestígios de sua presença - apenas o mínimo necessário para ser lembrado e utilizado pelo homem;

Memória de longo prazo: engloba intervalos mais amplos, como meses ou anos.

Memória de procedimentos

É mais duradoura e fácil de ser conservada; e está focada no armazenamento de dados que não podem ser expressos verbalmente. 

Essas são as categorias principais de memórias, porém, outros tipos podem ser absorvidos nesta classificação, como as memórias implícitas ou explícitas - adotadas especialmente pelos terapeutas cognitivos. Ambas se reportam ao poder de recordar ideias conservadas nas memórias acima abordadas.

Já a comunidade da Psicologia percebe outros tipos de memórias, como a episódica - ligada a fatos específicos que ocorreram dentro de um espaço-tempo, e a semântica,  associada a aspectos mais genéricos dos eventos, capaz de racionalizar e armazenar fatos de foma mais sistêmica.

memória e foco

 

Existem algumas doenças que podem abalar e diminuir o potencial da memória, como o Alzheimer, AVC, amnésias e outras. Hoje, o grande desafio é assentir qual a sede da memória, afinal, ela se localiza no cérebro ou na mente? Ainda que existam muitos conflitos de opiniões dos especialistas, muitos convergem ao afirmar que os processos da memória estão associados aos lobos frontais, hipocampo e amídala neural.

Ainda há muito o que ser estudado nesse sentido. 

Mas e você, como anda sua memória? Se você sente que ela já foi melhor, talvez uma suplementação natural possa ajudar. O Sharp Brain da Simple é composto por substâncias aliadas da memória, concentração e foco. É o único do Brasil com Neumentix®, um extrato aquoso de hortelã rico em mais de 50 tipos de polifenóis que funcionam como antioxidantes - retardando e diminuindo a decomposição neuronal.


Fonte: InfoEscola - Tipos de memória

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.