Mulher em meio às frutas

10 Alimentos que retardam e previnem o envelhecimento precoce

Conheça quais os principais alimentos que têm o poder de dar uma atrasadinha no relógio biológico para conquistar uma aparência mais jovem

Certamente você conhece duas pessoas da mesma idade em que uma aparenta ser mais velha. Isso ocorre porque o envelhecimento - ainda que seja um processo natural do corpo - está ligado ao estilo de vida que levamos, principalmente aos nossos hábitos alimentares.

Em função disso, muitas pessoas sofrem com envelhecimento precoce sem mesmo terem chegado à terceira idade.

Porém, as boas novas é que é possível atrasar um pouquinho o relógio biológico apostando em uma alimentação balanceada e rica em antioxidantes. Para te ajudar nessa empreitada, separamos 10 alimentos que previnem o envelhecimento precoce.

Alimentos que retardam e previnem o envelhecimento

Conheça o TOP 10 da nossa lista:

1 - Tomate

Tomates

 

Rico em uma substância antioxidante chamada licopeno, o tomate ajuda na proteção da pele frente aos raios solares e, junto à vitamina C - excelente para a imunidade e também presente no tomate - forma uma ótima barreira protetiva contra as rugas e manchas.

O licopeno está presente em maior quantidade nos alimentos derivados do tomate que foram submetidos a variações de temperatura (tratamentos térmicos) - como por exemplo o molho de tomate. 

2 - Abacate

Abacates

 

Super popular em tratamentos estéticos e formulações de cosméticos, o abacate é rico em vitamina E e vitaminas do complexo B - que são, nesta ordem, antioxidante e atuante na renovação celular. 

Essa mistura de vitaminas corrobora para uma pele mais jovem e saudável, e basta apenas 2 colheres de sopa por dia de abacate para garantir o aporte necessário.

3 - Castanha-do-pará

castanha do pará

 

Uma das principais fontes de selênio da natureza. O selênio é um antioxidante poderoso, que protege o DNA celular.

Além disso, as castanhas-do-pará são ricas em ômega-3, e os seus benefícios já são obtidos através do consumo 1 unidade de castanha por dia. 

4 - Linhaça

Linhaças

 

Outra fonte de ômega-3, além de rica em fibras. A linhaça é uma ótima aliada no emagrecimento, combate da flacidez e perda de tonicidade da pele.

Consuma preferencialmente triturada e, se puder, o faça no momento em que for comer. O ideal é utilizar pelo menos 2 colheres de chá por dia.

5 - Salmão e peixes gordos

salmão

 

Outra fonte de ômega-3, os peixes gordos como o salmão, atum e sardinha são gorduras boas que ajudam a reduzir processos inflamatórios do organismo, hidratar a pele e protegê-la dos raios UVB - que têm grande influência no processo de envelhecimento precoce.

Consuma pelo menos 3 vezes na semana, junto a uma dieta equilibrada rica em fibras, gorduras boas e água.

6 - Frutas vermelhas e roxas

frutas vermelhas e roxas

 

Frutas como morango, framboesa e blueberry são ricas em antocianinas, um composto que ajuda a preservar o colágeno da pele. Além disso, as antocianinas potencializam o efeito da vitamina C, o que contribui ainda mais para a saúde da cútis.

A recomendação é de cerca de 10 unidades de frutas vermelhas por dia.

7 - Ovos

ovos

 

Ovos são um dos alimentos mais completos do mundo - perdendo apenas para o leite materno. Rico em proteínas e aminoácidos, os ovos contribuem para a formação de colágeno, substância que dá sustentação para a pele.

Consuma ovos inteiros no máximo 3 vezes na semana, assim você garante o aporte ideal sem comprometer a dieta. Dê preferência à versão cozida.

8 - Brócolis

brócolis

 

Assim como o brócolis, alimentos verde-escuros como o espinafre e a escarola são ricos em vitamina C, carotenoides e coenzima Q10 - todos importantes para a renovação celular. Os benefícios são mais abundantes quando o brócolis é levemente cozido no vapor.

9 - Chá verde

chá verde

 

Além de ajudar na perda de peso e alívio da retenção hídrica, o chá verde é ótimo para a saúde da pele, visto seu teor de catequinas - substâncias com alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

Para extrair ao máximo as catequinas do chá, deve-se deixar as folhas secas do chá verde ferverem por pelo menos 5 minutos na água antes de desligar o fogo. 

10 - Cenoura

cenoura

 

Uma das principais fontes de beta-caroteno, nutriente que protege a pele contra o envelhecimento causado por danos solares. Esse nutriente está disponível em maiores concentrações nas cenouras orgânicas, que devem ser consumidas de preferência na sua forma crua, incluídas em saladas e sucos.

Tá, mas porque esses alimentos previnem o envelhecimento?

Para diminuir a quantidade de radicais livres (moléculas produzidas durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia) e acabar com o estresse oxidativo, a alternativa mais eficiente é adotar uma alimentação rica em antioxidantes. A ação dessas substâncias consiste em fazer uma ligação com os radicais livres para neutralizá-los e impedir a desestabilização das células.

Por meio da dieta balanceada e da suspensão do consumo de carboidratos refinados, conseguimos prover alimentos com poder antioxidante; garantindo assim que o envelhecimento precoce seja combatido.


Fontes:


Tua Saúde


Christiane Fuji

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