10 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade no inverno

10 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade no inverno

Bora cuidar da saúde por meio da alimentação? Em meio a pandemia e a entrada iminente do inverno, precisamos dar mais atenção a tudo o que consumimos - alguns alimentos podem contribuir bastante na manutenção da nossa imunidade. 

Quando nosso sistema imune está enfraquecido, ficamos mais suscetíveis ao contágio de agentes virais. Por conta disso, manter um cardápio balanceado, rico em vitaminas e minerais é essencial para manter a saúde em dia. 

Bons hábitos que ajudam a manter o sistema imune

  1. Durma de 6 a 8 horas de sono com qualidade;
  2. Não fume;
  3. Não fique demasiadas horas no Sol;
  4. Evite bebidas alcoólicas;
  5. Procure formas para aliviar o estresse;
  6. Pratique atividades físicas moderadamente;
  7. Só use medicamentos quando realmente for necessário;
  8. Tenha sua carteira de vacinação em dia;
  9. Mantenha uma alimentação balanceada.

O que comer para ter uma boa imunidade?

Priorize sempre alimentos in natura, não-processados, ricos em nutrientes, minerais e compostos bioativos.

Também precisamos nos ater ao fato de que consumir sal, açúcar, café ou álcool em demasia pode acarretar problemas de saúde - enfraquecendo nosso sistema imunológico. O consumo de fibras também deve ser um ponto de atenção, visto que sua ingestão contribui bastante para o bom funcionamento do intestino.

Confira nossa lista com 10 alimentos que ajudam na manutenção da imunidade:

1 - Spirullina

Também conhecida como alga azul, a spirulina é uma cianobactéria composta por diversos nutrientes e compostos bioativos, como proteínas, minerais, vitaminas e carotenoides. Recebeu o título de “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e auxilia no fortalecimento da imunidade.

2 - Couve

Além de vitamina C, esse vegetal é rico em vitaminas do complexo B, magnésio e zinco. 

3 - Gengibre

Muito famoso por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o gengibre é um potente antioxidante de sabor picante. 

4 - Laranja

Uma das principais fontes de vitamina C da natureza - nutriente que atua protegendo as células contra os danos causados pelos radicais livres e ajuda a fortalecer a imunidade. 

5 - Chlorella

A Chlorella é uma microalga unicelular que serve como um superalimento, pois contém inúmeros nutrientes, como vitaminas, minerais, aminoácidos e óleos essenciais. É também uma das ferramentas de desintoxicação mais poderosas para ajudar na eliminação de toxinas, incluindo o mercúrio, do organismo.

6 - Astaxantina

Considerada um dos mais potentes antioxidantes do mundo, a astaxantina é um carotenoide vermelho extraído de uma rara microalga de nome científico, Haematoccocus pluvialis, e de fungos, Phaffia rizoma. 

7 - Cúrcuma

Muito usada como tempero, a cúrcuma possui propriedades medicinais advindas da curcumina - seu principal ingrediente ativo. Seus poderes anti-inflamatórios e antioxidantes contribuem para o fortalecimento do sistema imune.

8 - Iogurte fermentado

Este é um alimento probiótico, isto é, é formado de bactérias boas na composição. Esses microrganismos ajudam a colonizar o intestino de forma positiva – o que oferece diversos benefícios ao organismo, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico. 

9 - Aveia

Os flocos de aveia são prebióticos. A aveia serve de alimento para as bactérias boas do intestino e além disso, contém betaglucana, uma boa quantidade de proteínas, vitaminas e minerais essenciais. 

10 - Cranberry

O cranberry é da família das frutas vermelhas, que são ricas em substâncias bioativas, como os antioxidantes. Eles atuam neutralizando a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, favorecendo o funcionamento do sistema imune.


Se você pensa em dar um “UP” adicional na sua imunidade, conheça nosso Multivitamínico. Com as maiores quantidades de vitaminas e minerais por dose permitidas pela ANVISA, o Multivitamínico Simple é o produto ideal para pessoas que não dispõe de muito tempo para se alimentarem em meio a correria do dia a dia e precisam de um aporte mais prático de nutrientes. 

 

 

Fontes: Nutrindo Ideais

Revista Abrale

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.