Cardio em jejum

Aeróbico em Jejum (AEJ): o treino que acelera seu processo de emagrecimento!

O cardio antes da primeira refeição do dia pode dar um UP nos seus resultados

Se você está sempre em busca de uma vida mais saudável, já deve ter ouvido falar no AEJ. O AEJ (aeróbio em jejum), é todo exercício feito antes da ingestão do alimento, ou seja, sem consumir nada como fonte energética para o treino, apenas água, café puro ou chá.

Essa prática é muito usada por atletas que desejam diminuir seus percentuais de gordura corporal, mas ultimamente tem se tornado bastante popular também entre praticantes de musculação e crosstraining.

Vários profissionais de saúde defendem que praticar exercícios físicos em jejum pode potencializar os efeitos da prática regular de atividades físicas com objetivo de emagrecimento.

Existem vários estudos que afirmam a eficácia desse tipo de treinamento, mas podemos destacar uma pesquisa de 2010 feita por Karen Proeyen. A cientista separou dois grupos de homens para submetê-los a um mesmo treinamento de resistência: metade fazia o exercício em jejum e a outra metade ingeria carboidratos antes e durante as sessões.

Os resultados mostraram que o grupo que fazia os treinos em jejum teve uma melhora na degradação de gordura.

Cardio em jejum

AEJ é pra qualquer um?

Não, nenhuma prática de atividade física deve ser realizada sem a orientação de um especialista. Para pessoas não condicionadas, a prática em jejum pode ter reações adversas. A queda drástica dos níveis de glicose no sangue pode ocasionar hipoglicemia.

Benefícios do aeróbio em jejum

  • Acelera o processo de queima de gordura e emagrecimento;
  • Aumento no gasto calórico;
  • Acelera o metabolismo (aumenta a efetividade metabólica); 
  • Faz biogênese mitocondrial (aumento da oxidação das gorduras); 
  • Favorece a sensibilização de insulina - Importante para auxiliar no  tratamento do diabetes tipo 2, pressão alta, danos nos vasos sanguíneos e obesidade).

Porém, é importante lembrar que o AEJ também possui alguns fatores de risco que devem ser considerados:

  • Hipoglicemia (carregue sempre alimentos de alto índice glicêmico contigo - como géis de carboidratos - pois seu corpo precisa de um tempo para se acostumar aos treinos em jejum;
  • Diminuição na intensidade do exercício (já que isentamos nosso corpo de aporte energético prévio, podemos sentir uma certa dificuldade na execução do treino).

Pontos de atenção: 

  • Ganho de massa muscular: O AEJ não deve ser utilizado como um treino para aumento de massa - pelo contrário - ele deve ser associado à musculação, assim evitamos que, durante o exercício, a gordura seja catabolisada junto às proteínas;
  • Aumento no gasto calórico: o aeróbio em jejum não é eficiente para aumentar o gasto calórico, pelo contrário, se for executado sem um plano de musculação atrelado, pode causar efeito contrário. 

Confira nosso outro texto sobre o tema: 6 dicas para executar o AEJ corretamente.

A Simple é uma marca de produtos healthy care cujo objetivo é levar ao máximo possível de pessoas mais saúde e bem-estar. O Slim Simple é composto de Quitosana, Psillyum e Picolinato de Cromo - elementos naturais muito indicados por especialistas para auxiliar na perda de peso. Conheça nossa linha completa de produtos aqui.

 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.