Quais os benefícios que o cobre pode trazer para o organismo?

Quais os benefícios que o cobre pode trazer para o organismo?

O cobre é um dos minerais mais necessários para a saúde do corpo humano, cumprindo diversas funções no organismo e garantindo a manutenção do bem-estar.

O cobre é conhecido pelos humanos há centenas de anos - desde o período neolítico, em que era utilizado na confecção de instrumentos de trabalho, ferramentas, armas e outros utensílios do dia a dia.

É possível que o cobre tenha sido um dos primeiros metais a serem manipulados pelo homem, e definitivamente, o mais popular e importante metal durante o período conhecido como “A Era do Bronze”.

Cobre

 

Ainda que seja super popular pela sua condutividade elétrica (tanto que é muito usado em fiações residenciais), o cobre também possui outras características, como ação antimicrobiana, resistência à corrosão, durabilidade e alto poder de reciclagem.

Como micronutriente, o cobre é vital para a saúde humana, por isso, deve estar bastante presente em nossa dieta.

Importância do cobre para a saúde

cobre

 

Presente no sangue, fígado, cérebro, coração e rins, o cobre é um mineral considerado essencial para o corpo - ainda que seja encontrado no nosso organismo em baixa concentração.

Suas principais funções são:

  • Formação de células sanguíneas, hormônios, enzimas antioxidantes e tecidos conjuntivos;
  • Síntese de neurotransmissores;
  • Formação da bainha de mielina;
  • Auxílio na regulação da quantidade de ferro no organismo;
  • Antioxidante, ajudando a proteger as células de possíveis danos e evitando o envelhecimento precoce e aparecimento de doenças graves como o câncer, por exemplo.

Benefícios do cobre

Como falamos anteriormente, o cobre deve ser regularmente consumido em nossa rotina de alimentação diária, devido à sua ampla lista de benefícios. Confira alguns deles:

1 - Excelente para a saúde da pele

saúde da pele

 

O cobre tem participação importante na formação dos tecidos conjuntivos, auxiliando na composição da fibra de colágeno e elastina - proteínas indispensáveis para a manutenção da firmeza e tenacidade da pele, bem como da melatonina - substância que atua na pigmentação da cútis, cabelo e olhos.

A lisil oxidase, enzima responsável pela ligação do colágeno com a elastina, depende do cobre para executar essa ligação. É essa atividade que proporciona a formação de um tecido conjuntivo forte e flexível. O cobre também possui ação antioxidante, que corrobora para a manutenção da saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce.

2 - Bom para o cérebro

cérebro

 

A ação antioxidante que citamos acima, também contribui para a prevenção de doenças cerebrais degenerativas. Além disso, muitas enzimas dependentes de cobre, são responsáveis por variadas reações do normal funcionamento do sistema cerebral e síntese de neurotransmissores.

3 - Aliado da imunidade

imunidade

 

O cobre é indispensável na absorção da Vitamina C. Esta, aumenta a produção de glóbulos brancos - organelas responsáveis por combater agentes estranhos e proteger nosso corpo de microrganismos. A vitamina C também aumenta os níveis de anticorpos e fortalece o sistema imune, deixando-nos menos suscetíveis a doenças.

4 - Auxilia na manutenção do sistema cardiovascular

sistema cardiovascular

 

O cobre é essencial para enzimas antioxidantes como a superóxido dismutase e a ceruloplasmina. Essas enzimas impedem a ação dos radicais livres sobre a oxidação de lipídios, diminuindo o risco de doenças cardíacas, uma vez que as gorduras oxidadas podem levar ao entupimento de artérias.

Alimentos ricos em cobre

Como nosso corpo não consegue produzir cobre, ele deve ser obtido por meio da alimentação ou suplementação. A quantidade ideal a ser ingerida por um adulto é de 900 mcg/dia, o que equivale a consumir até 3 castanhas do Pará ao dia. Confira os principais alimentos ricos em cobre.

1 - Fígado de vitela grelhado

fígado

 

Em 100 gramas de fígado grelhado existem 12,58 mg de cobre, o que torna este alimento bastante rico no mineral. Uma alimentação balanceada deve incluir o fígado com moderação, visto que ele tem papel fundamental no combate a várias doenças - como anemia, por exemplo.

2 - Folha desidratada de coentro

folha de coentro desidratada

 

Embora o coentro possa ser consumido como folha, semente ou raiz - a versão da folha desidratada é a mais indicada para o consumo das pessoas com deficiência em cobre, visto que, 100 g da folha desidratada contém 4,09 mg de cobre.

O coentro possui ampla versatilidade na culinária, podendo ser utilizado como tempero para saladas, sopas, arroz e massas.

3 - Castanha de caju torrada

castanha de caju torrada

 

Em 100 g de castanha de caju torrada, encontramos 1,92 mg de cobre, o que torna este alimento uma fonte excelente do mineral. A castanha de caju é essencial para saúde, visto que contempla uma extensa lista de benefícios - sendo importante citar sua ação antioxidante e seu teor de gorduras boas. Pode ser consumida em lanches, saladas ou na forma de manteiga.

4 - Castanha do Pará crua

castanha do pará crua

 

A castanha do Pará também pode ser bastante explorada na culinária, sendo permitido seu consumo cru, em sobremesas, saladas, ou com frutas, por exemplo. Em uma porção de 100 g, a castanha do Pará crua apresenta 1,79 mg de cobre.

Sua ingestão regular pode contribuir de diversas formas para saúde, como, por exemplo, na diminuição dos índices de colesterol, prevenção de cânceres, fortalecimento do sistema imune e cardiovascular.

5 - Sementes

gergelim e linhaça

 

Sementes como o gergelim e linhaça, apresentam boas quantidades de cobre. Em apenas 100 g de gergelim, podemos encontrar 1,51 mg de cobre, e, no mesmo montante de linhaça, 1,09 mg de cobre.

Ambas as sementes são excelentes alimentos para uma alimentação balanceada, pois podem ajudar efetivamente na perda de peso, na redução dos níveis de colesterol e controle do açúcar no sangue.

Existem também muitos outros alimentos que merecem destaque nesta lista, como mamão formosa, grão de café torrado, farinha de soja, jurubeba, amêndoa torrada, cogumelos, amendoim, chocolate meio amargo, noz crua e aveia crua.

O que a falta de cobre pode provocar

fratura óssea

 

Ainda que incomum, a baixa quantidade de cobre no organismo pode trazer complicações como anemia, diminuição na produção de glóbulos brancos ou perturbações da saúde óssea -  que podem culminar em fraturas.

O que o excesso de cobre pode provocar

Em contrapartida, a ingestão excessiva do mineral, pode causar, além de gosto metálico na boca, salivação excessiva, náuseas, vômito, azia e queimação no estômago, sangramento gastrointestinal e diarreia.

É importante lembrar que o cobre é amplamente encontrado na água de torneira (quando passa por encanamento de cobre), por isso, o consumo desta água deve ser evitado.


Fontes:


Tua Saúde


Cobre Sul

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.