carência nutricional

Como a carência nutricional pode interferir na saúde

A ausência ou insuficiência de um ou mais nutrientes pode trazer muitos malefícios à saúde.

A deficiência nutricional é caracterizada pela ausência ou insuficiência de alguns nutrientes na alimentação. Ela pode causar danos leves ou mesmo complicações mais importantes à saúde.

Comumente se observa a falta de vitamina D e ferro, porém, também existem outros tipos de, como a falta de magnésio, cálcio e ácido fólico, por exemplo.

É possível identificar inicialmente a deficiência de nutrientes no corpo por meio de alguns sinais e sintomas, como cansaço, dores de cabeça, pele ressecada, unhas e cabelos quebradiços, ou perda de memória, por exemplo.

Para entender melhor como a carência nutricional pode interferir e prejudicar a sua saúde, continue acompanhando o nosso conteúdo.

Como detectar a deficiência nutricional

carência nutricional

 

Como mencionado, a deficiência nutricional pode trazer, inicialmente, algum sintomas, como:

  • cansaço
  • dores de cabeça
  • fadiga
  • pele ressecada
  • unhas  e cabelos fracos e quebradiços

Em casos mais graves -  em que o paciente fica bastante tempo desprovido de vitaminas e  minerais, os sintomas podem se acentuar:

  • alteração no sistema nervoso central (SNC);
  • modificação na visão;
  • perda de coordenação;
  • falta de memória;
  • demais sintomas cognitivos

Também é possível detectar a deficiência nutricional por meio de exames laboratoriais e check-up na saúde intestinal, já que o intestino é responsável pela absorção de nutrientes.

Quais são os grupos de risco para deficiência nutricional?

gestante

 

É preciso mais cuidado com mulheres gestantes, pois dependem de um aporte de nutrientes muito maior para o bom desenvolvimento do feto em todas as fases da gestação.  Além disso, as lactantes precisam suprir as suas próprias demandas e dos filhos. Como é sabido, bebês, crianças e adolescentes em fase de crescimento, também demandam mais energia e nutrientes.

Durante a vida adulta, portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensos e obesos, por exemplo) e idosos, necessitam de mais atenção quanto ao consumo e absorção de nutrientes.

O que causa a deficiência nutricional e quais são suas consequências?

ultraprocessados

 

A carência nutricional está diretamente relacionada a hábitos alimentares inadequados. Quando a alimentação não é balanceada e rica em ultraprocessados, alimentos industrializados, açúcares e frituras, o risco de desenvolver doenças é muito maior. As principais consequências da falta de ingestão de nutrientes ou sua má absorção, contempla:

  1. Gestantes: condições inapropriadas para o desenvolvimento e crescimento dos bebês;
  2. Bebês crianças e adolescentes: a carência de cálcio, vitamina D, ácido fólico e ferro, é bastante comum e pode acarretar problemas no desenvolvimento ósseo e cognitivo - além de anemia;
  3. Adultos e idosos: a deficiência de vitaminas como a A, C, E e D, magnésio e cálcio, pode culminar em imunidade fraca, baixa libido e considerável risco de depressão e inflamações;
  4. A deficiência de vitamina C e D nos idosos, diminui a absorção de cálcio e ferro, podendo causar riscos cardíacos, anemia, osteopenia e osteoporose;
  5. Indivíduos com patologias crônicas precisam se atentar ao tipo de medicação ingerida para que não haja risco dos remédios interferirem na absorção de nutrientes, causando deficiência.

Como evitar a deficiência nutricional?

alimentos in natura

 

O principal passo para evitar o desenvolvimento de uma carência nutricional é praticar uma alimentação balanceada, pautada em “comida de verdade” - alimentos encontrados em hortas, feiras e açougues.

Os alimentos in natura devem ser a base do cardápio, visto que não estão impregnados de excipientes como corantes, conservantes e outros tipos de química.

O segundo ponto de atenção é o intestino: órgão responsável pela absorção da maioria dos nutrientes que ingerimos. Se o intestino não estiver saudável, não será possível garantir uma boa saúde e qualidade de vida.

A terceira e última estratégia, é investir na utilização de suplementação alimentar, como multivitamínicos, por exemplo. Eles podem ser excelentes aliados das pessoas que não conseguem atingir suas demandas nutricionais por meio da alimentação. 


Fontes:


Viva Bem

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.