Chá verde: quais são seus reais benefícios?

Chá verde: quais são seus reais benefícios?

Além de auxiliar no emagrecimento, a bebida é aliada da vida saudável, desempenho esportivo e recuperação pós-treino. 

O chá verde é uma das bebidas mais populares e antigas do mundo. Produto da planta Camellia sinensis (L.), o chá verde e o preto são feitos da mesma planta; porém, processados de maneira distinta. 

O chá verde é cultivado especialmente no Japão - lugar onde este tem uma tradição fortíssima. Seus benefícios foram amplamente estudados, incluindo os efeitos anticâncer, antiobesidade, antidiabetes, antiinflamatórios, e de proteção neurodegenerativa.

Compostos bioativos do chá verde

Rico em polifenóis (compostos naturais com benefícios no tratamento de cânceres e redutores de processos inflamatórios), o chá verde tem em sua lista:

  • Catequinas: antioxidantes naturais que protegem de danos celulares. A catequina epigalocatequina-3-galato (EGCG) - abundante no chá verde - tem alto poder antiinflamatório e antioxidante. De forma geral, as catequinas presentes no chá são ótimas combatendo radicais livres e neutralizando atividades de enzimas. Como é sabido, os radicais têm papel importante no envelhecimento e aparecimento de doenças. 
  • L-Teanina: aminoácido muito benéfico à saúde cerebral, que proporciona efeito ansiolítico por aumentar a atividade do neurotransmissor inibitório GABA. Também é eficaz no aumento de dopamina e ondas alfa no cérebro. A combinação da L-Teanina e cafeína presente no chá verde é capaz de aumentar a concentração, vigilância e eficiência em maior extensão do que o uso de qualquer um dos compostos isoladamente, além de aliviar o estresse.
  • Cafeína: ainda que seja mais abundante no café, tem o poder de produzir uma resposta no nosso corpo, dada sua presença no chá verde. Ela pode melhorar vários aspectos da função cerebral, incluindo humor, vigilância, tempo de reação e memória. Ao mesmo tempo, é um poderoso antioxidante que aumenta o potencial antioxidante do chá, apresentando uma dose regular e capaz de reduzir o estresse oxidativo.

Benefícios do chá verde de acordo com a ciência

1 - Aumenta a queima de gordura

Estudos sinalizam que a presença de cafeína e catequinas no chá verde acaba funcionando como um termogênico; pois acelera o metabolismo e a oxidação de gordura. 

2 - Pode beneficiar o organismo na recuperação pós-treino

A relação do chá verde com exercícios parece render bons frutos, tanto no “durante” quanto no “pós-atividade”. Ainda que os treinos sejam benéficos à saúde, geram estresse e dano celular oxidativo; inconvenientes que podem ser minimizados pela presença de catequinas (antioxidantes). Dessa forma, aumenta-se o rendimento, desempenho e recuperação.

3 - Melhoria das funções cerebrais

As catequinas, cafeína e teanina podem ter efeito protetor ao sistema neural. Pesquisas indicam que o consumo de chá pode evitar o desenvolvimento de Alzheimer e o declínio cognitivo.

4 - Redução no risco de alguns tipos de câncer

O crescimento desordenado de células é o que caracteriza o câncer - umas das principais causas de morte no mundo. Os antioxidantes podem auxiliar na proteção contra o dano celular oxidativo. Muitos estudos observacionais indicam que os bebedores de chá verde são menos propensos a desenvolver vários tipos de câncer, mas mais pesquisas de alta qualidade são necessárias para confirmar esses efeitos.

5 - Pode ajudar na prevenção à diabetes tipo 2

Algumas pesquisas em animais indicam que o consumo de chá verde pode melhorar a sensibilidade à insulina - o que culmina em melhorar os níveis de açúcar no sangue. Claro que mais estudos são necessários para comprovar essa hipótese, mas não podemos desconsiderar que seria maravilhoso - especialmente àqueles que sofrem com a doença.

Como incluir o chá verde na sua dieta?

De início, o mais importante é verificar a origem do chá. A procedência pode dizer muito sobre a qualidade do produto - se ele é confiável ou não. Atualmente é possível encontrá-lo em diversas formas: pó, saquinhos, folhas soltas e afins. É imprescindível nos atentarmos às fórmulas, já que existe a possibilidade de inclusão de outros componentes não tão saudáveis - como açúcares de diversos tipos.

Os suplementos de chá verde (encapsulados ou na forma de extratos), têm dosagem recomendada entre 250 a 500mg/dia. Essa quantidade pode ser obtida com o consumo de 3 a 5 xícaras por dia (cerca de 1,2 litros).

Não podemos esquecer que os suplementos também têm suas diferenças. Alguns suplementos contêm apenas folhas secas de chá verde, enquanto outros contêm formas isoladas de uma ou mais catequinas. A catequina mais intimamente ligada aos benefícios do extrato de chá verde para a saúde é o EGCG, então você vai querer ter certeza de que o suplemento que está consumindo o contém. De qualquer forma, é importante o aconselhamento de um médico na hora de ingerir.


Fonte: Globo Esporte - Nutrição

2 comentários

Maravilhoso tida a informação

ANA MARIA ALVES SOUTO

Maravilhoso tida a informação

ANA MARIA ALVES SOUTO

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.