biotipos

Ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo: como manter a forma baseado no seu biotipo

O seu biotipo corresponde ao formato do seu corpo - que é influenciado pela constituição óssea, metabolismo, quantidade de massa magra e gordura

De acordo com as características citadas, é possível classificar seu shape entre ectomorfo, mesomorfo e endomorfo - de forma que cada opção possui também necessidades distintas, sendo necessário adequar a dieta e o estilo de vida a cada um para garantir o bem-estar.

De forma genérica, pessoas com o corpo endomorfo, são aquelas que possuem um shape mais arredondado devido ao acúmulo de gordura, as mesomorfas aparentam ser mais musculosas e as ectomorfas mais magras e com menor quantidade de gordura corporal.

Treinos frequentes e alimentação balanceada têm o poder de modificar a aparência, chamada somatotipo, mas não a genética - o biotipo da pessoa. 

Dessa forma, se um indivíduo ativo parar de se exercitar e comer bem, ele pode retornar facilmente ao biotipo original e perder seu progresso.

Como identificar o seu biotipo

A avaliação de um profissional é necessária para haver precisão no diagnóstico, visto que é importante avaliar as medidas corporais, dobras cutâneas, circunferências, peso e altura, permitindo identificar as características de cada pessoa e, assim, saber o biotipo.

Principais tipos de biotipos

Os biotipos corporais têm sua classificação feita de acordo com características específicas.

Ectomorfo

mulher magra

 

Pessoas que correspondem a este biotipo normalmente são mais magras e esguias, com ombros estreitos e membros compridos. As mulheres apresentam quadril mais discreto e peitos com pouca gordura e musculatura.

É natural que as pessoas ectomorfas tenham metabolismo mais rápido, e por isso podem perder peso rapidamente e sem muito esforço, porém, têm mais dificuldade para ganhar massa. 

Dieta para ectomorfo

Como possuem mais dificuldade para ganho de massa, deve haver um consumo mais elevado de proteínas, gorduras saudáveis carnes magras, frutas frescas, leguminosas e cereais integrais. De nada adianta investir nos ultraprocessados ou abusar do fast food - que são super calóricos - pois o valor nutricional desses alimentos não contribuirá para um ganho de peso saudável.

Treino para ectomorfo

Os exercícios aeróbicos devem ser incluídos com bastante moderação, visto que aceleram a queima calórica e a perda de peso - situação que os ectomorfos não têm como meta. Vale investir nos treinos de força mais pausados, como musculação e pilates, a fim de favorecer o ganho de massa muscular.

Endomorfo

mulher gorda

 

Pessoas com esse biotipo apresentam baixa estatura, corpo mais arredondado e mais largo e metabolismo mais lento, com maior acúmulo de gordura. É natural que tenham dificuldade de perder peso, apesar de conquistarem massa magra mais facilmente.

As mulheres têm quadril mais avantajado, associado ao formato de uma pêra e maior quantidade de gordura acumulada. 

Dieta para endomorfo

A alimentação tende a ser mais restrita, uma vez que o consumo calórico deve ser ponto de atenção. Uma dieta low carb pode ser uma boa estratégia, pois induz a saciedade prolongada e favorece a perda de peso corporal. É importante que pessoas endomorfas também controlem a ingestão de açúcares, alimentos industrializados e muito gordurosos. 

Treino para endomorfo

O treino pode ser balanceado, equilibrando bem exercícios aeróbicos com treinos de força. Dessa forma, o endomorfo garante ganho de massa e perda de gordura corporal. 

Mesomorfo

mulher treinando

 

Pessoas com esse biotipo corporal possuem o corpo magro e musculoso naturalmente, ainda que não sejam assíduos praticantes de exercícios físicos. Normalmente possuem o tronco mais desenvolvido, pouca gordura na região abdominal, cintura mais fina e metabolismo mais rápido, além de ganharem massa muscular com facilidade.

Dieta para mesomorfo

Como essas pessoas têm mais facilidade para ganhar massa muscular, não é necessário investir muito na ingestão de proteínas ou seguir dietas restritivas, no entanto, é importante manter uma alimentação balanceada: vegetais, grãos, cereais integrais, frutas frescas, proteínas magras e gorduras boas são bem-vindas para ajudar a conquistar os objetivos. 

O mesomorfo também pode ganhar gordura corporal. Em função disso, deve-se atentar ao consumo de açúcares, alimentos industrializados e gordurosos, como frituras, salgadinhos e carnes gordas.

Treino para mesomorfo

As pessoas mesomorfas devem incluir exercícios aeróbicos, como bicicleta ou corrida, intercalados com exercícios de força nos treinos semanais para ajudar a manter o percentual de gordura e de massa muscular adequados.


Fontes:


Tua Saúde


Taeq - Conquiste sua vida

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.