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Como tomar decisões mais assertivas?

Confira as 5 dicas que separamos para ajudar você a tomar decisões mais prudentes

Todos os dias tomamos muitas decisões - das mais simples às mais complexas: seja sobre o produto a escolher no mercado ou sobre o gerenciamento da sua empresa. A questão é que, todo mundo deseja tomar decisões mais assertivas.

Quanto maior a complexidade e o número de decisões a tomar, mais difícil fica a rotina; e em muitas ocasiões, uma decisão que tomamos pode impactar várias vidas. Se você quer saber como minimizar os ricos e fazer escolhas melhores, confira as dicas que separamos para você.

Entenda a importância do processo de decisão

Nas empresas, é muito comum que as pessoas devam tomar decisões constantemente. Se não houver processos claros, os colaboradores podem ficar em dúvida sobre como agir e sobrecarregar o seu gestor.

Uma forma de resolver isso, é criar documentações pautadas em autonomia para os líderes de cada setor, deixando claro até que ponto o líder pode atuar em determinado assunto. 

Para decisões mais complexas - que podem impactar vários setores de uma empresa - o gestor deve analisar a opinião dos especialistas e ouvir os líderes, que estão sempre na “linha de frente”. Quanto mais dados e opiniões de liderança, melhores decisões serão tomadas.

1 - Identifique o problema

identificação do problema

 

Realize um diagnóstico da situação para entender melhor sobre o problema: tenha em mente o que pode tê-lo ocasionado, como e porquê. Não deixe suas emoções interferirem no processo - isso pode atrapalhar seu julgamento.

2 - Analise retroativamente

analisar

 

Fazer uma pesquisa do cenário anterior pode ajudar a compilar um histórico interessante e evitar que você haja de forma precipitada. Por menos que gostemos, é importante saber trabalhar sob pressão. 

3 - Faça um bom planejamento

planejar

 

Antes de se decidir sobre algo, planeje-se. O planejamento é imprescindível para a tomada de decisão após ter feito sua escolha inicial. Esteja sempre preparado paras as consequências. Planejar-se é mais do que se preparar para o que os outros têm a dizer, é ter sempre “uma carta na manga” para tomar uma atitude frente a uma reação. 

4 - Controle seu emocional

controle o seu emocional

 

“Agir com o coração” ou “por instinto” não é nem de longe a melhor maneira de fazer uma escolha, especialmente quando se trata do mundo dos negócios. Por mais que nos planejemos, pode ser que, ainda assim, algo fuja do controle. Manter a cabeça no lugar para encarar os fatos friamente é super importante; dado que várias variáveis nunca ficam sob nossa alçada. 

5 - Mantenha-se firme em suas decisões

decisões

 

Dada sua autonomia, defenda seu ponto de vista com argumentos sólidos que comprovem suas intenções. Nunca “volte atrás” em ações porque outros duvidaram de sua capacidade ou ideias.

Ouvir sugestões é importante e sempre bem-vindo, mas isso não significa que você precise sempre ceder a elas. Acredite em si mesmo. 

6 - Esteja com a saúde mental em dia

saúde mental

 

Existem vários fatores externos que podem nos abalar - e consequentemente, interferir em nosso poder de decisão: um casamento que não vai bem, dificuldades financeiras, insônia, ansiedade ou afins. Se você sente que falta cuidar um pouquinho mais da sua mente, invista em terapia e outras ações aliadas da saúde mental. Yoga e meditação são excelentes práticas; bem como caprichar na alimentação e suplementação alimentar. 

O Sharp Brain concentra as principais substâncias “amigas do cérebro”, que ajudam a melhorar sua memória, concentração, foco e tomada de decisões.



Fontes:


Know Solutions

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