fazer as unhas

Cuidados diários que auxiliam na aparência e fortificação das unhas

Os cuidados diários com  as unhas as  fortalecem e as deixam mais protegidas contra as agressões no cotidiano.

Se você sofre com unhas fracas e quebradiças, saiba que, por meio de hábitos simples é possível que você consiga fortalecer de vez as suas garrinhas.  

Muitas pessoas passam por este problema, e o motivo da alta prevalência é simples de ser entendido. Nossas mãos estão continuamente em uso, e junto a elas nossas unhas. As agressões sofridas pelo meio externo e por produtos químicos são constantes. Ainda que esta seja uma realidade óbvia, poucas pessoas se preocupam fortemente em cuidar da saúde de suas unhas. Será você uma delas?

Se a sua unha apresenta aspecto poroso, está afinada, descama com facilidade e quebra com frequência - este é um ponto de atenção. No geral, o ideal é que as unhas sejam mantidas aparadas para evitar o acúmulo de sujeira, e se possível, no formato oval. Caprichar na hidratação também é uma boa pedida, assim como alguns outros cuidados simples que iremos esclarecer aqui.

1 - Mantenha suas unhas cortadas e lixadas

unhas lixadas

 

Conforme orientação de dermatologistas, a indicação é que mantenhamos as unhas sempre aparadas e devidamente lixadas a fim de evitar a quebra. É possível cortá-las com tesouras ou apenas utilizar lixas; porém, de qualquer forma, utilize ferramentas pessoais ou descartáveis.

O comprimento das suas unhas está bastante atrelado a sua profissão, seus hábitos e hobbies. Sendo assim, é possível a algumas pessoas manter as unhas um pouco mais longas, enquanto outras, precisarão mantê-las constantemente curtinhas.

Lembrando que as unhas dos pés também exigem cuidados - mantenha-as mais curtas para que não influenciem em seu “mecanismo de alavanca”; que pode fazê-las “enroscar” em roupas ou mesmo quinas de móveis. Além disso, quando estão com comprimento exacerbado, podem acabar descolando do seu leito, problema super comum e fácil de ser evitado.

O comprimento das unhas também está relacionado com o acúmulo de sujeiras e detritos. Se muito longas, podem acabar propiciando infecções. A remoção da cutícula também deve ser feita com bastante cuidado, já que elas são um mecanismo natural de proteção, que,  quando retirado demasiadamente, propicia a entrada de fungos e bactérias.

Ainda que você tenha bastante cuidado com suas unhas, vale reiterar que lixá-las também demanda atenção. Existe o risco de remoção de camadas de queratina, o que deixa as unhas fragilizadas e mais finas. O uso de acetona também corrobora para o mesmo fim, por isso, opte por removedores de esmaltes sem este componente.

2 - Tenha uma alimentação balanceada

alimentação balanceada

 

O que você come afeta diretamente a saúde das suas unhas, visto que os alimentos estão relacionados à composição das unhas, dos cabelos e da pele.

Quando se trata das unhas em si, alguns nutrientes merecem destaque:

  • Zinco: castanha de caju, carnes, aves, frutos do mar, laticínios, feijão e lentilha.
  • Biotina: amêndoa, amendoim, ovo, cenoura, couve-flor e avelã.
  • Selênio: pescados, cereais, carnes, ovos e principalmente na castanha-do-pará.
  • Proteína: frango, ovos, nozes, frutos do mar, soja e cereais.

Em muitos dos casos, apenas com a melhora da alimentação, já se nota a diminuição do enfraquecimento das unhas. Dependendo da gravidade do caso, é natural que o dermatologista indique o consumo de suplementos alimentares para acelerar a recuperação.

O Beauty Simple é um suplemento natural que reúne os ativos mais famosos no mundo quando o assunto é saúde das unhas, pele e cabelo. Composto por ácido hialurônico, silício e biotina, o Beauty Simple  possui alto poder hidratante, auxilia na produção de colágeno, no crescimento de novos fios de cabelo e no fortalecimento de unhas fracas e quebradiças. 

3 - Hidrate suas unhas

hidrate suas unhas

 

Assim como para a pele, a hidratação das unhas é extremamente importante e deve ser contemplada na sua rotina diária. A queratina é um dos componentes principais das unhas, mas, o que poucos sabem, é que ela está presente na superfície das unhas a fim de evitar a evaporação de água. Essa proteção é essencial para manter as unhas bem hidratadas.

A utilização de hidratantes também funciona para este fim, pois tem como principal intenção a restauração dessa camada superficial de queratina, conservando-a para que mantenha-se funcional; já que as mãos estão sempre expostas a agressões do meio ambiente.

Sem estes cuidados as unhas podem se tornar ressecadas, envelhecidas e vulneráveis.

Os óleos de amêndoa e uva são excelentes opções de hidratantes, podendo ser aplicados com uma frequência mínima de duas vezes ao dia.

4 - Tenha cuidado na hora de lavar a louça

lavar louça

 

Os danos às unhas no momento de lavar a louça vão além da estética. Para protegê-las - e também ao seu esmalte - utilize luvas. O ideal é vestir uma luva de algodão por baixo das luvas de borracha, impedindo que a cutícula tenha contato direto com as substâncias da luva plástica e corra o risco de degeneração.

5 - Faça uso de colágeno hidrolisado

cápsulas

 

Importante para várias funções diferentes em nosso organismo, o colágeno hidrolisado interfere fortemente na pele, auxiliando, por exemplo, na formação do sistema fibroso que compõem a derme - sendo essencial para a renovação celular.

Além disso, ele também é um importante componente das unhas; por isso, o colágeno hidrolisado pode ser também indicado como suplementação alimentar, a fim de induzir o seu fortalecimento.

6  - Utilize bases fortalecedoras

base unha

 

Grandes aliadas nos cuidados com as unhas, as bases fortalecedoras ajudam a aumentar a espessura, hidratar e dar mais brilho às garrinhas.

Dessa forma, além de contribuírem para a estética, também tornam as unhas menos quebradiças e auxiliam na remoção do amarelamento causado pelo uso frequente de esmaltes escuros.

As bases também podem ajudar as pessoas que têm o hábito de roer as unhas a controlarem esse vício. As melhores opções de formulações são aquelas que contém os seguintes ativos:

  • Cálcio: Estimula a calcificação e aumenta a resistência das unhas
  • Queratina: Promove hidratação
  • Vitaminas: Vitamina A, Vitamina E e Pro Vitamina B5
  • Taurina: Fortalece as unhas
  • Silício Orgânico: Liga-se a queratina, reage com o cálcio, e estimula o fortalecimento das unhas
  • Óleo de Melaleuca: Possui ação bactericida
  • Bisabolol: É um anti-inflamatório natural

7 - Atenção às mudanças no clima

unhas inverno

 

Você pode nunca ter reparado, mas, quando o tempo muda, suas unhas mudam também. O frio intenso, mudanças climáticas frequentes ou excesso de exposição à água podem enfraquecer as unhas, tornando-as mais quebradiças e manchadas. Portanto, vale redobrar os cuidados durante o inverno.

8 - Faça as unhas com frequência

fazer as unhas

 

Ainda que este seja um tema um tanto polêmico, fazer as unhas com frequência é uma das maneiras mais eficientes de mantê-las fortes e saudáveis. Ainda que não seja possível visitar a manicure toda semana, providencie por si mesma, os cuidados básicos necessários: corte ou lixe as unhas das mãos e dos pés, remova os excessos de pele e aproveite para usar sua base fortalecedora fazendo uma hidratação caprichada.

No entanto, fique atento à remoção de cutículas - cabe aqui um cuidado para não exagerar e favorecer o aparecimento de infecções por meio da entrada de microrganismos. Retire apenas o excesso, utilizando produtos que proporcionem hidratação.

9 -  deixe sua unha respirar

Em muitos casos, as bases ou esmaltes, acabam protegendo a unha. No entanto, em excesso, podem acabar tornando-se prejudiciais, especialmente os coloridos e mais escuros. Se possível, intercale semanas de unhas pintadas com semanas livres de tintura. O uso ininterrupto de esmaltes pode favorecer o enfraquecimento e ressecar as unhas, além de manchá-las.



Fontes:


Dra. Juliana Toma


Camile Maes

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.