mulher segurando bandeja de frutas com itens de academia ao fundo

Fitness e Wellness: qual a diferença entre ambos os estilos de vida?

Entenda qual a diferença entre os dois estilos e qual melhor se aplica a seu caso

A preocupação com a saúde é uma crescente para  boa parte da população. No entanto, nem todos procuram as informações devidas para alinhar seus objetivos às práticas esportivas escolhidas. Você, por exemplo, sabe qual a diferença entre Fitness e Wellness?

Entender a dicotomia e os benefícios de cada um dos estilos é fundamental para fazer as melhores escolhas possíveis, ligadas ao bem-estar e ao corpo. Afinal de contas, nada melhor do que alinhar as expectativas para atingir os resultados esperados.

Quais são as diferenças básicas entre fitness e wellness?

fitness e wellness

 

Fitness é um estilo de vida bastante ligado à força física, ou seja, a capacidade de realizar determinada atividade baseado em resistência, força, condicionamento e flexibilidade. O Wellness se relaciona ao bem-estar. Por essa ótica, o exercício pode trazer benefícios não apenas para o corpo mas também para a mente.

Fitness: o que o define?

casal treinando

 

A maioria das pessoas que segue o estilo fitness quer colocar à prova suas competências físicas para que sua performance seja cada vez melhor nas atividades que desempenham.   Por exemplo, elas não correm simplesmente pela saúde e para manter o corpo em movimento, mas porque querem ser verdadeiras corredoras, potencializando seu progresso ao longo do tempo.

A origem do termo Fitness advém da expressão “physical fitness”, que em tradução literal significa “aptidão física”. Dessa forma, o estilo define um foco maior no condicionamento físico dos praticantes.

Paralelo a isso, não podemos deixar de evidenciar que existe uma preocupação estética associada à prática de exercícios físicos e alimentação. O desempenho físico serve como um balizador para que o praticante entenda que o corpo dos “padrões de beleza” está logo ali.

A dieta deve fornecer as vitaminas e os nutrientes necessários para que o indivíduo desenvolva e aumente a porcentagem de magra massa, bem como diminua a gordura corporal.

O estilo Fitness se mostra bastante evidente nas academias e no meio fisiculturista, tendo em vista que muitos aspirantes a atletas e pessoas que cultuam o Ffitness adotam a dieta e a rotina de treino dos fisiculturistas como uma forma de condicionar e construir seus corpos.


Wellness: o que o define?

wellness

 

O estilo Wellness vai na contramão - aqui a ideia principal não é se apegar a padrões estéticos e conquistar o corpo dos sonhos, mas sim viver com mais qualidade de vida.

Sendo este o cenário, é necessário elencar os outros pontos que também influenciam neste estilo de vida: é importante considerar o ambiente em que a pessoa está inserida, o contexto social, suas interações com quem a rodeiam, o nível de harmonia do seu cotidiano, entre outros.

Todos esses pontos relacionam o corpo à mente e interferem diretamente na escolha das práticas nos hábitos dos adeptos.

É muito comum que as pessoas optem por aderir ao estilo Wellness numa tentativa de acabar com o estresse gerado pela rotina de trabalho, filhos contas a pagar ou intercorrências diversas.

Ainda que seu nome seja menos popularizado do que o Fitness, esta vertente tem ganhado espaço nos últimos anos. Com o aumento da conscientização da população sobre a importância de se manter a saúde, muitas pessoas estão na busca de melhor disposição mental e física. Cabe frisar que as metas não estão relacionadas aos resultados estéticos ou a preocupação de modificar suas capacidades físicas. A intenção aqui é manter o corpo em atividade com recorrência para melhorar a qualidade de vida.

Como descobrir qual o estilo é mais adequado para mim?

mulher pensando

 

Quando optamos por fazer mudanças em nossas vidas, é normal questionarmos o que mais faz sentido para nosso momento atual e nossos objetivos. Com relação ao corpo, na maioria dos casos, as pessoas desejam perder peso, desenvolver a musculatura ou ter mais energia ao longo do dia.

Esses objetivos são passíveis de serem alcançados tanto pelos adeptos do estilo Fitness quanto do Wellness. O que difere é que alguns deles são atingidos mais facilmente por quem se compromete a executar uma dieta mais rígida, por exemplo. Outros dependem unicamente de fatores ligados à genética e de como o indivíduo leva sua vida em outros aspectos.

Então questione-se: você é naturalmente um competidor que busca ser sempre o melhor na tarefa que desempenha ou pretende levar o estilo de vida mais saudável e tranquilo? Essa pergunta pode começar a abrir mais os seus horizontes e ajudá-lo a definir qual estilo se encaixa melhor em suas predileções.

Quais são as atividades físicas mais indicadas para cada um dos estilos?

mulher correndo

 

Após definir seu estilo, é necessário entender quais exercícios mais se encaixam às suas preferências e quais cuidados devem ser tomados para evitar intercorrências.

O autoconhecimento faz toda a diferença para que você mantenha a motivação lá no alto enquanto pratica exercícios físicos. Não se esqueça que a frequência é muito importante e faz muito bem para a saúde de forma geral, tanto física quanto mental.

Quando você não se identifica com o grupo ou tipo de treino, é possível que você desista logo no início. Normalmente, é o que acontece quando uma pessoa mais voltada ao Wellness  se inscreve em uma academia super fisiculturista. 

As pessoas que pretendem desenvolver o seu condicionamento ao extremo também precisam encontrar qual é o melhor caminho. Afinal, precisarão contar com apoio e orientação de profissionais durante as práticas para evitar lesões e machucados. Confira nossas dicas que vão te ajudar ã se encontrar em alguma das duas direções.

Fitness 

mulher treinando

 

Se seu objetivo é ganhar massa muscular e aprimorar sua capacidade física, você deve escolher treinos mais intensos. Dessa forma, as atividades exigirão um pouco mais do seu corpo e farão com que o seu rendimento aumente progressivamente.

Sendo assim, a orientação de um profissional especializado é indispensável para que o esforço não prejudique a sua saúde. O treino adequado evitará lesões musculares, ortopédicas e até mesmo riscos cirúrgicos. As modalidades mais comuns do mundo Fitness são:

  • musculação;
  • crossfit;
  • corrida;
  • lutas;
  • esportes em geral (vôlei, futebol, natação, ciclismo etc).

Wellness

mulher sentada na grama

 

Novamente, o objetivo aqui é buscar o bem-estar e o equilíbrio entre mente e corpo. Isso não significa que os praticantes também não possam ter objetivos como a perda de gordura corporal ou tonificação muscular. Contudo, essas são as consequências naturais e positivas de todos os trabalhos e não os objetivos principais. Por isso, é comum que as pessoas  adeptas do wellness busquem atividades como:

  • pilates;
  • yoga;
  • dança;
  • caminhada;
  • hidroginástica.

Essa divisão não é fixa e engessada. É possível que uma pessoa Fitness opte por fazer yoga, enquanto um adepto do Wellness pratique uma luta, por exemplo. Tudo depende do objetivo de cada um - o pilates ou yoga não são as atividades mais indicadas quando o objetivo é ganho de massa magra.

Fitness e Wellness e sua relação com alimentação

dieta

 

Adeptos da Wellness não são praticantes de dietas restritivas, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Em um contexto geral, eles se preocupam com a alimentação e tendem a evitar excessos de sal, açúcares e gorduras ruins. Quando consumidos em grandes quantidades, esses componentes atrapalham nosso desempenho, fazendo com que fiquemos com uma sensação diminuída de disposição ao longo do dia.

Em contrapartida, no Fitness, a alimentação é minimamente pensada a fim de auxiliar o praticante a atingir seus objetivos físicos. Um atleta de Bodybuilding, por exemplo, deve calcular de maneira cirúrgica quais os macros a serem ingeridos ao longo do dia.

Além disso, existe a preocupação em acelerar o metabolismo. A ideia aqui é que o corpo trabalhe mais rápido para atingir a definição muscular e a perda de gordura necessárias para o campeonato. 

No entanto, é necessário que em ambos os casos, aplique-se a ajuda de um profissional da área de nutrição. Apenas um especialista será capaz de dizer quais refeições devem ser feitas conforme as suas expectativas.

Normalmente, os adeptos do Fitness também conciliam suplementação alimentar à alimentação como uma forma de melhorar sua performance e ganhar massa magra. Vale whey protein, picolinato de cromo ou mesmo termogênicos.

É possível ser Fitness e Wellness ao mesmo?

amigas

 

Entendendo bem o conceito de cada uma das abordagens, percebemos que é possível que as duas coexistam. Talvez isso não seja tão recorrente entre a maioria das pessoas, mas não quer dizer que é impossível.

Ambos os estilos envolvem o encontro do prazer dentro do meio fitness. Afinal, a prática recorrente de exercícios físicos liberam vários hormônios que garantem a sensação de bem-estar. Então, caso você ainda não tenha chegado neste ponto, seja persistente até fazer disso um hábito saudável é prazeroso. Dessa forma, você encontrará o Wellnes e se sentirá bem mesmo nas práticas mais intensas.

Pensando no indivíduo que acorda cedo e feliz para praticar atividades físicas, podemos inferir que ele encontrou o equilíbrio em ambos os mundos - e que é possível ter momentos de Fitness e de Wellness, contanto que você tenha prazer em desempenhar aquela atividade. Busque intercalar treinos mais intensos e outros mais leves ao longo de sua rotina.

Outro ponto importante para lembrarmos quem deseja desempenhar atividades de ambos os estilos, é que o Wellness não compreende apenas a atividade física. A ideia da vertente é melhorar a qualidade de vida como um todo, contemplando o físico e o mental - a fim de eliminar maus hábitos, como excesso de álcool, cigarro e outras drogas, para cuidar da mente e do corpo.

Enfim, o mais importante é tornar a saúde uma das suas prioridades independente do estilo de vida ou da prática de exercícios físicos que você vier a escolher. Seja Fitness ou Wellness, contanto que mantenha seu corpo em constante movimento com regularidade




Fonte: 


Gympass


Tegra Incorporadora

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.