xícara de café quente

Imunidade no Outono e inverno: como manter o corpo livre de infecções virais?

No inverno é comum que aumentem os casos de doenças respiratórias, especialmente nos meses mais frios e secos do ano.  Como aumentar então a imunidade no inverno? 

Será mesmo possível proteger-se de infecções virais nos meses em que a temperatura está bem abaixo da do ambiente? De fato, existem algumas formas não apenas de fortalecer o sistema imune, como também de diminuir a frequência e a intensidade de doenças virais comuns - como a gripe e o resfriado. Porém, é necessário adotar esses hábitos muito antes para poder aproveitar seus benefícios.

O sistema imune é responsável por evitar que agentes patógenos como vírus e bactérias se instalem no corpo, o que pode prejudicar nossas funções vitais. Esse combate é feito por meio dos anticorpos, cuja missão é se unir aos vírus e inutilizar seus efeitos, impedindo o avanço da doença e dos sintomas.

Assim como qualquer outro sistema em nosso corpo, o sistema imune precisa de nutrientes importantes e hábitos saudáveis de vida a longo prazo que estimulem e mantenham seu funcionamento adequado.

imunidade

 

Se você está interessado em melhorar a performance do seu sistema imunológico, existem algumas ações que você pode tomar antes mesmo da temperatura começar a cair.

No entanto, ainda não existem pesquisas que comprovem efeito imediato para a maioria dos hábitos saudáveis que listaremos aqui. Ainda assim, adotá-los pode fortalecer o organismo a longo prazo, além de evitar sua sobrecarga no período em que a gripe sazonal é mais comum.

Por que fortalecer a imunidade para o inverno é necessário? 

médico segurando bandeja de frutas

 

Primeiramente, vamos explicar porquê fortalecer a imunidade para o inverno é super importante. É sabido que o clima mais frio favorece a instalação de vírus e bactérias em nosso organismo, gerando gripes e resfriados.

Nessa época, a fim de se proteger do frio, é natural que as pessoas se aglomerem em ambientes fechados - o que facilita o contágio. Paralelo a isso, nossas mucosas ficam mais ressecadas e com fissuras, o que acaba sendo uma porta de entrada para vírus e bactérias.

Como o covid-19 ainda é uma realidade entre nós, saber como aumentar a imunidade no inverno pode evitar a gripe e o enfraquecimento do organismo - além de prevenir doenças mais graves.

Quais são os grupos que mais sofrem com a imunidade baixa no inverno?

crianças e idosos

 

Também é necessário elencar quais são os grupos que mais sofrem com as baixas temperaturas, por serem mais suscetíveis a gripes, resfriados e doenças respiratórias de forma geral. É o caso das pessoas que compõem grupos de risco à gripe:

  • crianças de 6 meses a 6 anos de idade; 
  • mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); 
  • pessoas acima de 60 anos de idade; 
  • pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais, como doenças crônicas e sob tratamento imunossupressor. 

De forma geral, estes grupos estão mais propensos a desenvolver sintomas graves e sequelas caso peguem uma gripe. Por isso, eles sempre são o alvo principal das campanhas de vacinação.

Como aumentar a imunidade no inverno? Confira nossas dicas.

como aumentar a imunidade

 

Como já dissemos anteriormente, ainda não há evidências suficientes para comprovar a eficácia imediatista da maior parte dos métodos que listaremos aqui. Porém, quanto antes você adquirir hábitos mais saudáveis para sua rotina diária, melhor para desfrutar dos benefícios. Dito isso, confira as dicas que separamos para você aumentar a imunidade no inverno e diminuir o risco de gripes e resfriados:

1 -  Carteira de vacinação em dia

aplicando vacina

 

A primeira dica é também uma das mais importantes. Estar em dia com as doses das vacinas é a maneira mais garantida de evitar a instalação de doenças sazonais e sintomas graves. No caso da gripe em especial, a vacina é a única alternativa com eficácia para prevenir o desenvolvimento da Influenza.

Comumente, as campanhas de vacinação contra a gripe ocorrem entre os meses de Abril e Maio, pouco antes das temperaturas começarem a cair. É muito importante tomar a vacina anualmente, já que elas são atualizadas a fim de garantir o combate eficiente à gripe em cada temporada.

2 -  Alimentação balanceada

alimentação balanceada

 

Como dissemos, o sistema imune também precisa ser bem nutrido para garantir que funcione corretamente. Sendo assim, é importante garantir a ingestão de vitaminas e minerais dentro de uma dieta balanceada que reforce nossa saúde.

Em geral, recomenda-se alimentos ricos em vitaminas A, B, C, D e E, além de minerais como o zinco e o selênio. Veja algumas das principais fontes ricas nesses nutrientes:

Nutrientes

Principais fontes 

Vitamina C 

laranja, limão, acerola, abacaxi, rúcula, agrião, espinafre e brócolis.

Vitamina D

óleo de fígado de bacalhau, ovos e cogumelos secos.

Vitamina A

cenoura, manga, couve, brócolis, espinafre, escarola, leite, gema de ovos, fígado bovino e peixes.

Vitamina E

avelãs, nozes, semente de girassol, amêndoas e azeite de oliva.

Vitamina B

melancia, manga, banana, frutos do mar, laticínios, castanhas, tofu, abacate, carnes, ovos e batatas.

Zinco 

ostras, carnes vermelhas, feijão, lentilha e sementes de abóbora.

Selênio

castanhas, farinha de trigo, gema de ovos e água mineral.

 

Além dos alimentos, é possível obter a ingestão desses nutrientes por meio da suplementação alimentar. Existem vitaminas naturais no mercado que podem te auxiliar a garantir a meta de ingestão diária de cada um dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

3 -  Pratique atividades físicas com recorrência

atividades fisicas

 

A prática de atividades físicas - mesmo em intensidade moderada - pode auxiliar a fortalecer nossa imunidade, induzindo o metabolismo a absorver com maior eficiência os nutrientes e aumentar nossas barreiras de defesa.

4 -  Exponha-se ao sol

exposição solar

 

A vitamina D só é obtida quando nos expomos à luz solar. Do contrário, podemos adquiri-la por meio de suplementação alimentar. Em geral, cerca de 15 a 20 minutos diários já bastam para conseguirmos a quantidade diária recomendada. Lembrando que, caso você fique um tempo muito maior exposta a radiação solar, é necessário o uso de protetor solar diariamente a fim de evitar manchas de pele e doenças mais graves.

5 -  Regule sua higiene do sono

regular sono

 

Durante a noite, produzimos vários hormônios que garantem o bom funcionamento do nosso organismo. Além  disso, o sono é essencial para o corpo se recuperar e manter-se forte. Ter a cautela de melhorar seus hábitos a fim de garantir uma rotina relaxante antes de dormir, pode ajudá-lo a conquistar as 8 horas diárias de sono que nossa imunidade demanda para se manter em alto nível.

6 -  Evite o estresse

evitar o estresse

 

Sabemos que não é fácil, porém, devemos evitar cenários em que nos expomos continua

mente a situações que gerem estresse. Esta emoção não afeta apenas nossa rotina como também prejudica nossa imunidade. Por isso, ao perceber que os efeitos do cotidiano estão prejudicando o seu bem-estar físico e mental, faça uma pausa e busque maneiras de relaxar.

Práticas como meditação, yoga e atividades ao ar livre, são ótimas para aliviar a pressão. Ainda assim, não descartamos o auxílio de um profissional qualificado como um psicólogo para um tratamento mais adequado.


Agora que você já conhece as melhores dicas sobre como aumentar a imunidade no inverno, comece já a investir em sua saúde e fortalecer os seus mecanismos de defesa contra as doenças sazonais.


Fontes:


Benegrip

Unimed

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.