Jejum intermitente: dieta da moda ou prática saudável?

Jejum intermitente: dieta da moda ou prática saudável?

Entenda melhor o que é e como funciona o jejum intermitente - e descubra porquê ele tem milhões de adeptos mundo afora

O jejum intermitente já foi considerado um assunto muito polêmico, mas, a disseminação de sua prática aliada à boas fontes de informação ajudaram muita gente a entender melhor como ele funciona e porque é tão benéfico à saúde.

Se você ainda não está familiarizado com o assunto, leia esse texto até o final para aprender um pouco mais sobre o jejum intermitente e seus benefícios ao organismo.

Slim Simple

O que é jejum intermitente?

Não, jejum intermitente não é uma dieta - é justamente o oposto disso. O jejum intermitente pode ser definido como o ato de não comer por um determinado período de tempo,  “pulando” assim algumas refeições de forma planejada e orientada por um profissional especializado.

O período do jejum pode variar entre 12h, 16h, 18h ou até 24h - depende da familiaridade do paciente com a prática. O importante é estar sempre fazendo acompanhamento com um bom especialista para “subir de nível” no momento adequado dentro do protocolo.

Jejum intermitente: quais os benefícios?

No ano de 2016 o respeitado biólogo celular Yoshinori Ohsumi ganhou o prêmio Nobel de Medicina devido a um estudo que comprovou que a restrição alimentar auxilia na renovação celular, ou seja, ajuda na limpeza interna do organismo. 

Confira alguns dos benefícios que a prática do jejum intermitente pode trazer:

  • Renovação celular: causa autofagia - um mecanismo de auto limpeza e renovação das células do corpo;
  • Produção de HGH (hormônio do crescimento): esse hormônio ajuda na queima de gordura;
  • Diminuição da insulina: durante o jejum, os níveis de insulina no sangue caem drasticamente; com isso, pode auxiliar na prevenção do diabetes tipo 2;
  • Saúde mental: aumento da proteína BDNF no cérebro e melhora da saúde cerebral;
  • Longevidade: aumento da expectativa de vida celular;
  • Emagrecimento: ótima opção para perder peso e diminuir gordura visceral.
  • Contribui para regular o bom  funcionamento do intestino.

Como começar a praticar jejum intermitente?

Ainda que pareça impossível a alguns se adaptarem ao processo, é tudo uma questão de hábito. Você precisa estar bem preparado - físico e mentalmente - e, claro, ter uma alimentação balanceada.

Como dissemos anteriormente, existem 4 protocolos diferentes para o jejum intermitente: 12h, 16h, 18h e 24h. 

Na prática, funciona assim: no primeiro caso (12h), se você janta às 20h, deve comer somente no outro dia às 8h da manhã. Para os adeptos do jejum de 16h, se você jantar às 20h, só vai comer a partir das 12h do outro dia - ou seja, deve concentrar seu período para se alimentar em uma janela de 8h. Assim segue sucessivamente para o jejum de 18h e 24h.

Jejum intermitente é para todo mundo?

Não, essa prática não se aplica a alguns grupos de pessoas, como por exemplo os diabéticos, pessoas que estejam sob uso de medicação ou que sofrem de ansiedade ou distúrbio alimentar relacionado à comida, gestantes ou lactantes; ou pessoas com algum quadro de agravamento clínico. 

A prática do jejum exige excelente estado de saúde e boa alimentação, caso contrário, pode causar efeitos reversos.

Antes de começar, lembre-se: procure um profissional qualificado que possa auxiliá-lo no processo!

A prática do jejum intermitente por conta da restrição calórica e diminuição da ingestão de alimentos, pode trazer carência de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Caso você tenha alguma carência alimentar, talvez seja hora de entrar com um multivitamínico. A Simple possui um multivitamínico desenvolvido com formulação avançada que contempla vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

 

Conheça nossa linha completa de produtos para healthcare aqui.



 

11 comentários

Me ajuda com a uma dieta balanceada

Joelma Da Silva Dias

Tem fundamento o que a Marta falou ela come as sete e só vai comer no outro dia as nove ela não come demadrugada e por que não perde peso e o meu caso e muitas das vezes eu nem janto almoço as 11 lancho as 15 horas e pronto e não consigo diminuir o peso só alimento

Venilza

O que não entendi é como dar resultado de emagrecer porque eu não costumo comer de madrugada e geralmente janto as 19 e vou comer só no outro dia as 9

Marta

Bom como eu não tenho mais vesícula é quero perde barriga posso fazer o jejum

Rita silva

quero perder bastante gordura

Gerliane

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.