Micronutrientes: O que são e qual sua importância na dieta

Micronutrientes: O que são e qual sua importância na dieta

A princípio o nome pode parecer complicado ou estranho, mas com certeza você ingere micronutrientes todos os dias nas suas refeições. 

Já está mais que claro que alimentação vai muito além de “matar a fome”. Para ter, manter a saúde e viver bem, é necessário prestar bastante atenção ao que se ingere. 

O que são macro e micronutrientes?

Ainda que o nosso foco neste texto sejam os micronutrientes, precisamos frisar que estes são tão importantes quanto os macronutrientes - e juntos, formam o grupo dos nutrientes.

Os nutrientes são importantíssimos para o bom funcionamento do nosso organismo. A designação de macro e micro refere-se à necessidade quantitativa perante ao corpo - demandamos, por exemplo, maior necessidade de proteínas, carboidratos e gorduras do que vitaminas e minerais. 

Conheça a seguir, um pouco mais sobre os micronutrientes:

Os micronutrientes englobam todos os tipos de vitaminas e minerais existentes.

Vitaminas 

Fundamentais para o funcionamento dos órgãos, crescimento e reconstrução de tecidos e são protagonistas de várias reações metabólicas que acontecem em nosso corpo. Fora isso, ainda contribuem para promover o bem-estar físico e mental.

Existem vários tipos de vitaminas, o que torna imprescindível termos uma alimentação balanceada para contemplarmos o máximo possível delas no nosso cardápio.

A vitamina B por exemplo, está presente nos vegetais de folhas verdes. A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas. Já as vitaminas A, D, E e K estão no leite, produtos lácteos, óleos vegetais e vegetais de folhas verdes.  

Minerais

Estão associados a funções estruturais e biológicas, ambas indispensáveis para a manutenção da vida. São exemplos de alguns minerais:

1 - cálcio;

2 - fósforo; 

3 - sódio;

4 - magnésio; 

5 - potássio;

6 - ferro; 

7 - cobre;

8 - iodo.

Assim como ocorre com as vitaminas, para garantir a ingestão de minerais, basta ter uma alimentação rica e colorida, com porções de frutas, verduras e legumes, mas também carnes, leite, ovos e cereais.

Como ter uma alimentação balanceada?

Agora que você entende a importância dos nutrientes, fica mais fácil compreender como uma alimentação balanceada deve ser.

Em uma alimentação balanceada deve prevalecer um cardápio que atenda às reais necessidades do corpo. Essas necessidades variam de acordo com a faixa etária, sexo e, ainda, com as atividades exercidas por determinada pessoa. 

Por isso o acompanhamento de um nutricionista é tão importante neste processo - ninguém melhor do que um especialista para te orientar sobre suas necessidades individuais diárias.

Caso sua alimentação não seja das melhores, uma boa alternativa são os multivitamínicos, A Simple tem uma formulação de alta tecnologia aprovada pela ANVISA que garante o aporte necessário das principais vitaminas e minerais. 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.