O que é body shaming e como combater essa prática
Você sabe o que é body shaming? Se sabe, ótimo, mas, se não, vem com a gente que vamos te explicar.
O que é o body shaming?
A expressão vem do inglês, e é usada para nos referirmos a quaisquer atitudes depreciativas para com o corpo do outro. Em tradução literal, significa algo próximo a “ter vergonha do corpo”. Infelizmente, esse tipo de atitude vem ganhando bastante espaço nas redes sociais; por isso, vale muito a pena falarmos sobre o assunto.
Foto: Camila Cabello
Se de um lado temos o movimento body positive que visa enaltecer a beleza como ela é - sem grandes transformações corporais e retoques em imagens, por outro, temos uma grande quantidade de haters prontinhos para atacar e difamar “conteúdos reais”.
Quem nunca presenciou uma notícia de uma celebridade que ganhou uns quilinhos e foi alvo de críticas avassaladoras? No próximo Instagram isso é realidade diária para muitas personalidades que lutam contra o padrão estético reforçado pela mídia.
Muitas influenciadoras que têm um biotipo plus size enfrentam críticas destrutivas diárias de pessoas que espalham ódio gratuito na Internet.
Quais os danos que o body shaming pode causar?
Todo esse “discurso do ódio” pode trazer muitos malefícios à saúde física e mental de quem é o alvo. O reforço negativo de características do outro pode acarretar, desde uma chateação momentânea, a depressão, ansiedade e distúrbios alimentares ou de autoimagem.
Muitos psicólogos alertam sobre o fato, inclusive frisando que toda essa prática pode acarretar, em casos extremos, o suicídio.
Do passado à atualidade: como o body shaming é reproduzido?
Desde que o mundo é mundo existe um padrão estético de beleza. Basta observar por exemplo as pinturas renascentistas e as estátuas gregas da antiguidade. Ainda que o padrão difira muito do atual, era aquele arquétipo que guiava o conceito de beleza na época.
Dessa forma, a autoestima sempre foi muito conectada ao corpo. Com o advento das mídias sociais, isso tomou proporções ainda maiores: desafios ligados à magreza ou ao padrão de beleza de forma geral, tem se intensificado bastante e preocupado especialmente pais de adolescentes - visto que esse período da vida é cheio de descobertas e pode ser bem sensível.
Ainda que o body shaming possa se manifestar abertamente na Internet, a vítima pode sofrer também em festas, na faculdade, durante eventos de família, no trabalho ou mesmo na escola.
Como o body shaming se manifesta?
É nítido que, apesar de qualquer indivíduo estar sujeito ao body shaming, essa prática é muito mais comum entre as mulheres, que “desde sempre” sofrem em demasia com a objetificação do corpo e a pressão estética.
Quando influenciadas pela publicidade e tendências da moda, as mulheres tendem a comprar a ideia de que existe sim um “corpo perfeito”, e que o shape em forma é muito mais importante do que caráter e personalidade.
Como o ser humano é um ser social e precisa viver em sociedade, é inevitável a comparação com os demais e a necessidade de aprovação - especialmente nos casos em que o indivíduo pouco se conhece e possui uma imagem distorcida sobre si mesmo.
Dicas de como lidar com o body shaming
Quanto mais você buscar por autoconhecimento e auto aceitação, menor será a necessidade da validação do outro - e menos você será impactado por opiniões de terceiros.
Além de saber lidar com o body shaming como vítima, é importante estar atento para não praticar ou não corroborar com a prática. Lembre-se que essas “piadinhas”, ainda que sejam vistas por muitos como “brincadeiras saudáveis”, podem culminar na morte de alguém.
Olhe para seu corpo com carinho, agrade-o se alimentando bem e praticando exercícios de forma regular. Esses são os primeiros passos para ser menos vulnerável à pressão estética e aos danos causados pelo body shaming.
Fontes: