mulher tomando óleo de peixe

Óleo de peixe: para que serve e como tomar?

Com uma extensa lista de benefícios, o óleo de peixe pode ser facilmente implementado na alimentação, já que se trata de um produto natural e com excelente custo-benefício.

O óleo de peixe é normalmente extraído de peixes como salmão, atum e sardinha. Os ácidos graxos Ômega-3 são responsáveis pela maioria dos seus benefícios - que vão desde a redução nas chances de ataques cardíacos à diminuição da depressão.

Sempre que for consumir óleo de peixe ou um suplemento que o contenha em sua formulação, é interessante saber a origem do óleo, de quais peixes são feitos, seu nível de pureza e quais são os demais excipientes (no caso de um suplemento com outros tipos de nutrientes).

Benefícios do óleo de peixe

Como dissemos, o óleo de peixe é um excelente suplemento tendo em vista seus benefícios e seu custo de baixo valor agregado. Confira a lista com as principais vantagens de se consumir o nutriente.

1 - Auxilia na saúde do coração

médico segurando coração

 

Os ácidos graxos e o ômega-3 encontrados no óleo de peixe são ácidos graxos poliinsaturados conhecidos por proteger o coração e as artérias e veias que compõem o sistema cardiovascular. Essas gorduras boas ajudam na redução do colesterol ruim, na circulação sanguínea, e na diminuição da inflamação dos vasos. 

Além disso, auxiliam na prevenção de ritmos cardíacos irregulares (arritmia) e no controle dos triglicerídeos.

2 - Ajuda na prevenção do câncer

prevenção do câncer

 

Esse tópico beneficia homens e mulheres, pois o óleo de peixe tem se mostrado um excelente aliado na prevenção de cânceres como o de próstata, mama e cólon. A substância mantém as células saudáveis ​​normais de mutação em uma massa cancerosa, inibindo o crescimento celular indesejado e até mesmo os suicídios das células cancerosas ou apoptose.

3 - Ajuda na saúde dos olhos

mulher fazendo um coração com as mãos

 

Os altos níveis de ômega-3 e ácidos graxos essenciais no Óleo de Peixe oferecem uma proteção substancial contra a degeneração macular (DMRI) dos olhos, uma doença que consiste na deterioração da visão, culminando com a perda da visão central e cegueira. 

O consumo de óleo de peixe também pode ajudar a diminuir a síndrome do olho seco, queixa bastante comum nos consultórios de oftalmologia.

4 - Pele mais jovem

pele mais jovem

 

O ômega-3 estimula a produção de colágeno e elastina - proteínas que contribuem para uma pele mais jovem; além de aliviar o aspecto das manchas de pele, aumentar o brilho capilar e diminuir a queda de fios. O alto teor de proteína de Óleo de Peixe ajuda a manter o cabelo forte e saudável.

5 - Saúde óssea em dia

saúde óssea

 

Estudos recentes também mostram que o ômega-3 do Óleo de Peixe apoia a cartilagem das articulações e ajudam a regular e estabilizar o equilíbrio de colágeno e minerais nos ossos e tecido circundante.

6 - Contribuem no desenvolvimento de um feto saudável

mulher grávida

 

O óleo de peixe pode ser benéfico para as futuras mamães e lactantes, pois aumentam a sensação de felicidade e inteligência. Para o resto de nós, o ômega-3 e os ácidos graxos melhoram a memória, o raciocínio e o foco. 

Eles otimizam o fluxo sanguíneo e podem até mesmo afetar positivamente o sistema imunológico. O ômega-3, é usado em canais iônicos no cérebro, ajudando a transmitir sinais elétricos; e está envolvido no metabolismo da serotonina, um fator chave na depressão. 

Os pesquisadores também descobriram que suplementos com ômega-3 podem aliviar o transtorno bipolar e a esquizofrenia, além de reduzir os sintomas da doença de Alzheimer.



Fontes:


Farmacotécnica


Novanutrii

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.